fbpx

4 itens importantes para fazer postagens de qualidade nas redes sociais

Criar postagens de qualidade nas redes sociais, ou seja, que apresentem um bom conteúdo e uma boa aparência, exige bastante estudo e dedicação. Afinal, atingir o público-alvo da melhor forma não é para qualquer um. Como já abordamos em outras publicações, é muito importante definir a sua persona e o nicho de mercado a ser trabalhado. Só assim será possível construir um bom design e pensar em assuntos que agradem aos seus seguidores.

Saiba como criar bons posts para redes sociais

Você não deve pensar somente em postar foto no Facebook, mas em alimentar o seu Instagram com imagens bem feitas e legendas criativas. Afinal, é uma das redes mais utilizadas atualmente. Se você já criou o seu perfil comercial mas não sabe como cuidar do seu feed com diferentes tipos de postagem, atente-se às próximas dicas!

1. Programe-se

Para que as pessoas criem o hábito de acompanhar o seu perfil, é fundamental estipular dias e horários durante a semana para as suas publicações e lives. Ter um planejamento de produção também engloba definir temas e criar um cronograma com todos os assuntos que poderão ser abordados.

Crie uma agenda para postar no Facebook e no Instagram | Foto: Eric Rothermel

É claro que imprevistos podem acontecer e você acabar não postando o que planejou para determinado momento. Entretanto, com uma maior organização, será mais fácil lidar com empecilhos. Você poderá escrever programações semanais ou mensais e até mesmo agendar posts com alguns aplicativos disponíveis. Lembre-se que as versões digitais de agendas também podem ser utilizadas neste momento se você costuma perder as suas anotações.

2. Escreva com objetividade nas redes sociais

É cada vez mais perceptível que as redes sociais prezam por uma linguagem mais concisa. Não só no Instagram, como também no Facebook, textos menores são lidos e transmitidos com maior rapidez e chamam mais a atenção do leitor. Além disso, temos um outro exemplo: no Twitter, as mensagens podem conter, no máximo, 280 caracteres. Nesse cenário, pense sempre naquela frase clichê: “menos é mais”.

Como o Instagram é uma rede basicamente visual, as legendas das fotos devem ser pequenas, porém criativas. Afinal, é a imagem que deve chamar a atenção. Se você desenvolve layouts para o feed e é adepto aos carrosséis, pense em frases impactantes para a capa, ou seja, títulos que despertem curiosidade em relação ao que está por vir.

3. Preze pelo design

A identidade visual é construída também por meio do design. Para começar a construí-la, você deve sistematizar algumas perguntas e construir um briefing. Descreva o seu produto; tenha em mente seu concorrente principal e os concorrentes secundários; defina seu diferencial em relação aos outros e seja fiel ao seu nicho de mercado.

É importante atentar-se também às ferramentas práticas, ou seja, em como você irá desenvolver tudo o que planeja: quais programas irá utilizar (Illustrator, Canva ou Figma, por exemplo); quais e quem serão suas fontes de inspiração e se você contará com profissionais especializados ou não. Tenha em mente uma paleta de cores e as fontes de letras que gostaria de utilizar. Elas devem combinar com a mensagem que você deseja transmitir.

4. Estude o seu público

Não adianta seguir todos os passos anteriores se você não agradar ao seu público. Por isso, analise sempre os resultados das suas ações e estratégias. Só assim será possível traçar novos objetivos e obter melhores números de desempenho nas redes sociais. Nesse quesito, a interação com os seguidores é fundamental: abra caixa de perguntas e faça enquetes para ter um feedback preciso. Além disso, responda aos comentários de todos, mesmo que sejam por direct.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *