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5 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais pode acontecer devido à interação de usuários. Nos últimos meses de 2020, aproximadamente 3.3 bilhões de pessoas estavam utilizando de forma ativa e mensal, pelo menos, uma dasredes sociais mais populares: WhatsApp, Facebook, Instagram ou Messenger, conforme relatório da Statista divulgado em janeiro deste ano. Com isso, atingir um grande percentual de engajamento on-line é uma das estratégias mais efetivas de marketing e planejamento de negócios digitais.

Saiba como aumentar seu engajamento nas redes sociais | Foto: unsplash.com

Para chegar a um nível de envolvimento entre os seguidores, é preciso focar em alguns objetivos e práticas dentro das mídias. A seguir, separamos cinco dicas de como melhorar o engajamento nas redes sociais e tornar-se relevante dentro das plataformas escolhidas!

Como aumentar o engajamento nas redes sociais

Ter engajamento nas redes sociais consiste em estabelecer uma base de interação e trocas com seus seguidores e os usuários que você deseja atingir. Nesse contexto, o comprometimento entre ambas as partes varia desde uma curtida até um comentário nos posts ou stories. Apesar dos números serem uma peça fundamental nesse processo, a proximidade e troca de informações também é bem importante para fazer o envolvimento fluir. Confira abaixo cinco dicas para melhorar seu engajamento nas redes sociais!

1. Saiba o seu público-alvo

Primeiro de tudo, saiba qual o público que o seu perfil busca atingir e procure em quais redes sociais ele está mais presente. Conheça gostos, interesses, dúvidas e preocupações, estabeleça uma base para as postagens e, assim, alcance um número maior de seguidores. Entender a sua comunidade naquela rede social é uma maneira de criar conexões e relações melhores com seus consumidores, mantendo fidelidade e interação com eles.

2. Produza conteúdos

Crie materiais que saciem suas dúvidas, dores, questionamentos e agreguem informações sobre a mercadoria ou serviço em questão. O conteúdo criado e promovido nas redes sociais tem o objetivo de formar uma base de relacionamento melhor com os novos e antigos clientes da empresa. Assim, a marca apresenta seus diferenciais e focos, além de fidelizar os seguidores e aumentar o seu engajamento em sites de busca de maneira orgânica.

3. Interaja

Tenha uma relação interativa com o seu público para fidelizar seus consumidores naquelas redes sociais. Brinque com assuntos que estão em alta, responda as perguntas nas suas publicações, marque e reposte outros perfis ou entre em alguma piada comentada. Assim, você estabelece maior contato com a comunidade que está criando e novos seguidores acabam simpatizando com seu conteúdo digital.

Mantenha a interação on-line com seus seguidores | Foto: unsplash.com

4. Faça CTA’s

Call-to-action é a definição da sigla CTA. É uma estratégia simples e muito boa para engajar seu público nas redes sociais. Essa é uma proposta que estimula os seus seguidores a fazer algo que trará algum resultado positivo ao seu perfil, propondo uma interação maior na plataforma. Geralmente, são frases como “compartilhe este post com seus amigos” ou “conte para nós sua experiência com nossos produtos”. Assim, um maior engajamento com os seguidores e outros usuários que estão presentes nas suas publicações é instigado.

5. Atividade e outras ferramentas

Mantenha-se ativo nas redes sociais para estabelecer um nível maior de engajamento. Utilize as outras ferramentas disponíveis na plataforma como hashtags, menções, caixas de perguntas, votações, stories e lives e faça isso de maneira constante. Não se esqueça dos posts regulares no feed para permanecer relevante na Internet. Saiba quais são os assuntos em alta, os que fazem parte do seu nicho, foque nesses tópicos e impulsione seu perfil nas mídias digitais. Essa frequência na rede deixa a marca mais visível para novos consumidores e mantém o engajamento nas redes sociais com o seu público.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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