fbpx

Facebook Ads e Instagram Ads: como anunciar nas redes sociais

Existem diversas maneiras de conseguir engajamento com marketing digital. A principal delas é gerar anúncios nas redes sociais, com o Facebook Ads, Instagram Ads ou YouTube Ads. Aliás, essas são algumas das plataformas mais utilizadas no mundo em 2020, o que reforça a estratégia de anunciar nesses espaços e tornar seu trabalho mais relevante, chamando novos consumidores para sua marca. Como consequência, os anúncios realizados no Facebook e Instagram, por exemplo, são muito importantes para o crescimento da sua divulgação.

Confira como funciona o Instagram Ads e o Facebook Ads | Foto: unsplash.com

Pensando nisso, separamos algumas informações sobre o Facebook Ads e Instagram Ads e como fazer anúncios nestas redes sociais. Confira!

O que é Facebook Ads e Instagram Ads

Facebook Ads são anúncios publicitários feitos na plataforma do Facebook para divulgar uma campanha, produto ou serviço on-line de maneira paga. Em geral, são posts ou banners que apresentam a marca da empresa e seu trabalho para a página do usuário do Facebook.

Este recurso disponibiliza diferentes formatos com objetivos distintos para atender às especificidades de cada negócio, incluindo geração de leads, confirmação em eventos, curtidas de páginas, alcance do maior número de pessoas on-line, links para páginas externas de compras ou informações, visualização de vídeos, instalação de aplicativo, visitas em um estabelecimento, vendas com catálogos de produtos e muito mais.

O Instagram Ads é um programa semelhante. Afinal, são redes sociais que atualmente pertencem ao mesmo dono. Porém, sua proposta é divulgar anúncios no Instagram por meio do apelo visual, disponibilizando propagandas no feed do usuário através de vídeos, imagens, seleção de fotos, opções na guia “explorar” ou entre os stories que aparecem na página inicial. Nesse caso, os vídeos são curtos e possibilitam a vinculação de um link externo para acesso em outros sites ou conteúdos de outras plataformas.

O Instagram oferece publicidade acompanhada por apelo visual | Foto: unsplash.com

Como anunciar no Facebook Ads

Para começar a anunciar no Facebook Ads é necessário criar uma conta na plataforma e configurar uma maneira de pagamento na rede, seja ela mensal, diária ou por anúncio. Depois, é preciso definir um planejamento estratégico do marketing digital e a divulgação publicitária necessária para vender seus produtos. O Facebook Ads é um sistema intuitivo e simples para as campanhas on-line, e oferece uma série de ferramentas que permitem a edição dos seus anúncios. Além disso, a taxa de conversão para clientes com mídia paga é bem efetiva devido ao grande número de usuários na plataforma.

Nesse caso, o principal ponto para se prestar atenção é o público-alvo que deve ser atingido. Conhecendo-o melhor, sabendo o que ele consome e onde se encontra, a decisão sobre a forma em que o anúncio deverá ser feito será facilitada.

Como anunciar no Instagram Ads

Para fazer anúncios pelo Instagram, você precisa configurar a sua conta para comercial na plataforma. Em seguida, selecione o conteúdo em foto ou vídeo que será postado em divulgação para outros usuários: é possível promover uma publicação ou story antigo, como também um novo material. Por fim, basta configurar a promoção do jeito que você mais se identifica, personalizando de maneira única ou utilizando uma das opções automáticas para começar mais rápido.

Aliás, anunciar no Instagram pode ser mais fácil se você optar por comprar e veicular suas propagandas de três formas: no seu próprio perfil, promovendo as publicações que você compartilha e acompanhando seu alcance; no gerenciador de anúncios, usando as mesmas ferramentas de publicação do Facebook; ou por meio de uma parceria, ao buscar aliança com perfis aprovados e que fazem uma divulgação criativa de seus produtos.

Independentemente de onde os seus anúncios se encontram, seja no Facebook Ads ou Instagram Ads, para a sua divulgação ter efeito é importante estabelecer uma comunicação com o seu público e estudar se ele está presente em ambas as plataformas. E, só então, definir as estratégias que mais chamam sua atenção. Dessa forma, você estará mais próximo de conseguir converter a publicidade em vendas nas redes sociais.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *