fbpx

Marketing Digital: qual a importância de definir uma persona?

Quando uma empresa ou pessoa decide trabalhar com Marketing Digital, a criação de uma persona e a definição do público-alvo são os primeiros e mais importantes passos para a obtenção de resultados satisfatórios. Sem isso, é impossível traçar estratégias de vendas e divulgação do seu produto ou serviço. Outro ponto fundamental é o estudo do seu nicho de mercado para ações que busquem otimização dos recursos digitais e lucro.

Crie uma persona e atinja o seu público-alvo por meio das redes sociais

Se você está empreendendo no digital, confira como definir uma persona e por que isso é importante para o marketing digital do seu negócio. Além disso, entenda de uma vez por todas a diferença entre público-alvo e persona!

Público-alvo

O público-alvo pode ser caracterizado por um segmento da sociedade com determinadas características em comum, como idade, sexo, profissão, gostos, necessidades e localizações, ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens que podem fazer parte de estratégias de marketing.

Identificar o seu público-alvo, ou seja, o público com que você deseja trabalhar, exige bastante pesquisa. Para defini-lo, o primeiro passo é criar a sua persona. Depois, pense em como você entrará em contato com esse recorte de público por meio de redes sociais e outras plataformas digitais, que podem ser blogs ou até mesmo sites institucionais. Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são algumas das redes sociais que mais acumularam um número significativo de usuários durante o ano de 2020. Tente estabelecer uma relação mais ativa com os seus consumidores e seguidores com a produção de um conteúdo de qualidade e com a criação de perfis profissionais nas redes sociais.

Persona

A persona é a definição do perfil de cliente ideal. Para isso, você precisa analisar vários aspectos e desenvolver uma personagem característica do seu público, ou seja, quem você realmente deseja auxiliar e atingir com o seu produto ou serviço. Ela é uma “personificação” do seu melhor cliente. Algumas perguntas podem auxiliar na criação da sua persona. Confira a seguir:

  • É mulher ou homem?
  • Pratica esportes?
  • Tem uma alimentação saudável?
  • É adepta (o) ao universo digital?
  • Como é a sua rotina/ seu lifestyle?
  • O que assiste/ lê/ escuta?
  • Com quem normalmente convive?
  • Quais são suas maiores necessidades?
  • Quais são seus maiores problemas? (no Marketing, isso é chamado de “dor”)
  • Como esses problemas/ dores seriam solucionados?
  • Como se veste normalmente?
  • Qual sua renda mensal?
  • O que gosta de comer?
  • Quantos anos tem?
  • Ela tem filhos ou mora sozinha?
  • Onde mora?
  • Gosta de viajar?

Você ainda poderá pensar em outros quesitos: separe informações que seriam úteis para o desenvolvimento do seu produto no meio digital. Analise com cautela o que gostaria de destacar e o que faria diferença para a sua marca.

Dentro do segmento de mercado “gelatos”, os gelatos à base de leite podem ser um nicho | Foto: Lama Roscu

Nicho de mercado

Nicho de mercado é uma pequena parte de um grupo maior de consumidores. Ou seja, é como se fosse uma oportunidade dentro de um segmento maior e, com certeza, com mais competição. Todos que trabalham com Marketing e vendas necessitam entender esse conceito da melhor forma possível. Se você está começando seu negócio, encontrar um nicho deve ser o primeiro passo da sua tomada de decisões. Tente defini-lo bem para que os investimentos não sejam feitos em vão.

Um erro muito frequente dos iniciantes na área e empreendedores é confundir nicho de mercado e segmento de mercado, como se fossem similares. Para diferenciá-los, pense em especificar cada vez mais quem você irá atender. Além da área de atuação, você precisa definir ainda mais as características do seu público: nessa hora, ter feito a sua persona é um ponto positivo. Para saber outros benefícios em escolher um nicho de mercado específico, clique aqui!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *