Se você está aqui, é porque você sabe o poder que uma lista de e-mail tem. Muitos ficam dizendo: “Ah, mas o email acabou, o email morreu”. Mas, para mim os números não mentem. Eu trabalho com cursos online, eu vendo produtos digitais, exclusivamente no digital e eu posso te dizer que uma parte significativa das minhas vendas vem do email. Apesar de usar a lista de WhatsApp. Eu uso muito a lista de WhatsApp, de Facebook, Messenger, as redes sociais, eu uso tudo isso para promover os meus produtos. E lá está o email, firme e forte. Se você está pensando agora: “Não, Bruno, mas o pessoal não abre, não abre os emails, não abre…”, então eu vou te dizer que isso é um mito que colocaram na sua cabeça. Para provar isso porque eu também já pensei assim, alguns meses atrás, eu fiz um teste com uma pequena parte da minha lista de emails. Peguei uma pequena parte e mandei 2 emails, em dias diferentes. Peguei 10 mil pessoas da minha lista e mandei os emails. Deixa eu mostrar a tela. Olha aí.
O primeiro email tinha esse título: “Como aumentar o seu preço com gatilhos mentais”. Tivemos 10% de abertura.
Agora quando eu mandei o mesmo email com assunto “Você é doido?”, a abertura pulou para 65,95%! Que coisa! O mesmo email, o mesmo conteúdo, só mudei o título. 65%!
Pois é, as pessoas elas usam email sim. O problema é você conseguir SER NOTÁVEL no meio de tanto email de propaganda. Como é que você faz isso?
O email é altamente poderoso. Por vários motivos. Um deles é que ele notifica no celular. Não sei se você já se tocou disso. É como um aplicativo, aparece lá a notificação, “Bruno mandou o email”. Do mesmo jeito que um aplicativo. Agora, tem outras coisas importantes. Eu vou enumerar duas aqui. Primeiro é que o email possibilita a gente ter um contato muito mais profundo com o seguidor. Diferente da mensagem instantânea que a pessoa abre em qualquer lugar, seja numa fila, no metrô, até no carro… Sinal fechou, ela abre ali e vê: “Ah, o Bruno mandou mensagem. Ah, legal!”, fechou a mensagem, porque o sinal abriu, e aí ela vai embora e esquece de você. É muito normal acontecer isso. Então, mensagem instantânea tem uma abertura maior, mas e aí? E a profundidade? O email consegue ter uma profundidade muito maior. Por que? Porque é comum as pessoas dedicarem um período tranquilo do dia para colocar os seus emails em dia. Talvez até você faça isso. “Ah, vou sentar aqui para colocar os meus emails em dia. Deixa eu ler…”, e ali você se dedica a ler emails longos, emails curtos, emails de qualquer tamanho.
Agora, outra coisa, que é o melhor de tudo. Essa lista é SUA. Não é construir a sua empresa no terreno dos outros. Essa lista é sua, ela pode ser usada em vários casos, não só para mandar email, mas você pode usar para segmentar público. Você pode criar públicos específicos de anúncio, por exemplo, no Facebook. Ou então no Google. Ela pode ser usada para remarketing. Você pode perder fanpage, você pode perder canal, seja lá por qual motivo apagam o seu canal, mas a lista de emails é sua. Ela continua lá com você. Por isso, ainda hoje, o maior patrimônio de uma empresa, de uma empresa online, sobretudo, não é o seu número de seguidor. É sua lista de emails.
Se você quer SER NOTÁVEL e transformar sua história de vida em um negócio, você precisa ter uma lista de emails. E aqui, eu vou explicar para você como criar uma lista e já ter os seus primeiros mil emails. Duvida? Então vamos lá, só depende de você. Eu vou dar o caminho. Agora depende de você executar isso.
A primeira coisa que você precisa para começar a sua lista de emails, não tem jeito, você vai precisar de um serviço de envio de email. Você procura “Email Marketing”, “Aplicativo de Email Marketing”, procura no Google, você vai ver várias, várias empresas que oferecem esse serviço. Você vai fazer um pequeno investimento, não adianta. Então, você vai, contrata esse serviço e lá terá uma série de ferramentas que vai te ajudar a criar a parte técnica da lista de email. Depois, você vai para o YouTube, para o Instagram, para o IGTV e procura por vídeos sobre esse assunto “Como criar uma lista de email”. Então, imagino a quantidade de vídeo que você já deve ter visto e se assustou ou ainda vai se assustar com a história de funil de email, de sequência, sequência disso, sequência daquilo. Vou te falar uma coisa: não se preocupe com isso agora. Se preocupe em fazer lista, em botar gente na sua lista e se comunicar com ela mandando, pelo menos, um email por semana. Você tem que mandar um email por semana. Não adianta você ter uma lista e não mandar nada. Depois de você dominar isso, aí sim você vai procurar mais sobre funis, automatizações… Certo? Mas agora, vamos focar na lista, em botar gente na sua lista.
Não tem jeito, para você criar uma lista, você vai precisar de gente. Então a primeira forma de você conseguir gente… Eu tenho que falar aqui porque vai que você não imaginou. Essa não é a “Oh meu Deus, que sacada!”, não é a principal sacada aqui, mas eu tenho que falar. A primeira forma de colocar gente na sua lista é convidando seus amigos. Amigos, familiares, amigos seus do Instagram, do Facebook, grupo de WhatsApp, é botando gente que você já conhece. É claro que esse tipo de abordagem pode fazer encher a sua lista, mas não necessariamente vamos ter ali pessoas interessadas no que você vende. Muito provavelmente vão estar ali pessoas que são suas amigas mesmo, por quererem o seu bem, eles estão lá fazendo isso para te ajudar. Agora mesmo assim, nada impede que, de 100 amigos que entrem na sua lista, nós tenhamos ali umas 10 pessoas realmente interessadas no que você faz e no que você vende porque isso é o que importa. Mas, pode ser que ninguém se interesse, é verdade. Mas o fato é que nesse momento você não tem nada, você não tem gente na sua lista. Então, vale mais a possibilidade de ter 10 pessoas nesse bolo, interessadas no que você faz do que nenhuma pessoa. Não é mesmo?
Agora, vamos para a segunda forma que talvez você já tenha pensado, mas não dessa maneira que eu vou mostrar agora. Você já deve ter ouvido falar de recompensa digital, que também tem gente que chama de isca digital. Eu, particularmente, acho esse nome muito negativo. Parece que nos remete a isca que a gente coloca no anzol para enganar o peixe. Como eu não estou enganando ninguém e o que ofereço realmente é bom, prefiro chamar de recompensa, ou até mesmo de presente. Às vezes eu chamo de presente: “Tá aqui um presente pra você”. Então, para você que não sabe o que é recompensa, nada mais é do que um brinde, um presente, alguma coisa que você vai oferecer em troca de um email. O mais comum aqui no digital são os ebooks. Você já deve ter visto, eu tenho o meu ebook, você deve ter visto vários ebooks, mas poderia ser uma aula online, poderia ser um checklist, poderia ser uma planilha, enfim existem dezenas de tipos de recompensa. Agora, aqui está o segredo que ninguém lhe contou e que você não vai ver em lugar nenhum por aí. Você não tem gente na sua lista. Então, o que você tem que entregar para a pessoa, como recompensa, para você SER NOTÁVEL na vida dela? Pensa aí. Isso é uma pergunta importante, uma pergunta que sempre tem que estar na sua cabeça.
O que eu posso entregar para SER NOTÁVEL para essa pessoa?
Uma recompensa que pareça custar, no mínimo, 100 dólares.
Coloco assim, dólares, porque eu não sei em que ano você está lendo esse texto. Então em dólar, você vai entender a ideia de percepção de valor. 100 DÓLARES! O que é que você tem aí que vale 100 dólares? Meu ebook, por exemplo, que eu vou colocar aqui o link, foi graças a ele que eu criei a lista de interessados do SER NOTÁVEL toda do zero. Para você ter uma ideia, minha lista vem se renovando, vem gente entrando e saindo, entrando, o tempo todo. Mas enquanto eu gravo esse vídeo, eu tenho uma lista com mais de 50 mil pessoas interessadas no SER NOTÁVEL e todas essas 50 mil pessoas tiveram o primeiro contato com o SER NOTÁVEL graças a esse ebook. Aí eu lhe pergunto: “Se o ebook não tivesse a percepção de valor de 100 dólares, essas 50 mil pessoas pegariam o meu ebook”? Pois é, elas pegaram. E quando leram, elas sentiram que valia mais do que 100 dólares. Inclusive, temos casos de sucesso com esse ebook. Um ebook gratuito. Por isso, diversas vezes aqui na empresa, já pensamos em colocá-lo à venda, para você ter ideia. Então, aproveita e pega logo esse ebook, no link que eu deixei aí em cima. Vai que a gente resolve botar para vender 😉
Por isso que a sua recompensa precisa ser genuinamente valiosa. O que você tem aí que é tão bom, mas tão bom, que não poderia ser colocado de graça? Pois é, você vai pegar isso e vai entregar de graça. Mas numa embalagem de um produto que poderia ser vendido. Mesmo que no futuro, você cresça, porque essa é a ideia e você pode tirar do ar essa recompensa, não tem problema nenhum. Mas a sua missão no início é você criar uma lista, mas uma lista que gere resultados não só a você, mas para a outra pessoa também. E uma boa recompensa, ela pode gerar uma pequena vitória entre os seus seguidores. Isso é criação de resultado. É criação de percepção de valor. Nesse momento, não se preocupe com os obstáculos técnicos. Vai aparecer um monte de obstáculos técnicos. Como criar uma Landing Page? Onde colocar o arquivo para download? Boa parte desses problemas, o serviço de email marketing vai resolver para você. Existem ferramentas lá e não se preocupe muito com isso. Inclusive capa de ebook, por exemplo. O melhor é você contratar um bom designer. Tem tanto serviço de freelancer por aí que te conecta com especialistas no assunto, que entendem mais de fazer capa de ebook do que você. Então vai lá e contrata alguém. Entenda aqui que você está construindo um negócio como qualquer outro e que todo negócio precisa de um investimento. Tudo bem que é bem menos do que você investir numa padaria, numa loja de shopping, mas no digital, o investimento existe. Ele é muito mais baixo do que um negócio físico, mas ele existe. Coloque isso na sua cabeça, ok?
Agora vou te mostrar outra ação fácil, que você pode implementar na entrega da sua recompensa e que vai fazer você chegar aos mil emails na sua lista muito mais rápido que você imagina. Quando você for entregar a sua recompensa, faça o seguinte. Essa é para finalizar com chave de ouro! Pra finalizar lindo! Quando você disponibilizar sua recompensa e você fizer uma página que a pessoa vai colocar o email dela, o nome dela, você coloca mais um campo dizendo o seguinte: “Você tem um amigo que gostaria de receber esse ebook também? Então indique o email dele aqui embaixo” e pronto. Você teria um email, não é verdade? Agora, só com essa ação, você vai passar a ter 2 em cada visita que você receber. Dois emails e você vai turbinar sua lista.