Categories: Blog

Atendimento ao cliente pelo WhatsApp: como otimizar

Hoje, existe a possibilidade das empresas atenderem aos seus clientes via WhatsApp de forma mais profissional por meio de versões como o WhatsApp Business. De acordo com a Decode, empresa de pesquisa sobre comportamento digital e mercado, o aplicativoteve um crescimento de 97% em seu uso no Brasil durante a pandemia. Esse aumento significativo auxiliou no crescimento dos negócios, sejam eles grandes ou pequenos. Diante desse cenário, um bom atendimento ao cliente pode fazer muita diferença nas suas vendas.

Utilize o WhatsApp para fidelizar e conquistar clientes | Foto: Dimitri Karastelev

Além da forte presença em redes sociais, onde você também poderá disponibilizar o seu número, existem diversas características importantes para melhorar o seu atendimento. Afinal, um bom relacionamento com o cliente exige planejamento e organização. O primeiro passo é criar uma conta comercial no WhatsApp. Com ela, você poderá adicionar informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e uma pequena descrição.

Benefícios do WhatsApp Business para negócios

Catálogo

Exiba e compartilhe seus produtos e serviços diretamente da sua conta comercial. Assim, os clientes e possíveis clientes já poderão escolher o que desejam antes mesmo do atendimento iniciar, o que otimiza o tempo.

Link curto

Para que novos clientes entrem facilmente em contato, compartilhe um link curto (gerado automaticamente) com novas pessoas. Assim, elas poderão iniciar uma conversa de forma direta e rápida.

Ferramentas de mensagem

É possível utilizar modelos de mensagem para preparar suas respostas com antecedência. Crie um texto de saudação que será enviado automaticamente para novos clientes. Com o texto de ausência, você poderá mantê-los informados sobre sua disponibilidade para responder aos questionamentos. Além disso, você também pode criar respostas rápidas para as perguntas recebidas com frequência.

Etiquetas

Organize as conversas com seus clientes em categorias, são elas: “novos clientes” ou “pagamento pendente”.

Para utilizar todas as funcionalidades disponíveis, toque em “conversas” > “mais opções” > “três pontos” no Android. No iPhone, clique em “ajustes”.

Em seguida, toque em “ferramentas comerciais”.  Com esse modelo, será possível fidelizar clientes antigos e captar novos, ter mais autoridade e agilidade no atendimento e manter um relacionamento mais constante com o seu público.

Não deixe de apostar na ferramenta e mensure os resultados positivos em pouco tempo.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago