Quem utiliza frequentemente a internet já ouviu os termos vlog e blog, contudo, você sabe qual a diferença entre blog e vlog? A resposta parece complicada, no entanto, é mais simples do que imagina. Mesmo que sejam muito semelhantes, essas palavras se referem a duas formas distintas de criar conteúdo, uma um pouco mais antiga e a outra mais atual, que se popularizou após a criação do YouTube.
A seguir, saiba a diferença entre blog e vlog, como fazer cada um deles e outros detalhes fundamentais sobre essas duas palavras virais.
Quem nunca ouviu falar sobre um blog? A princípio pode parecer confuso o que é e qual a diferença dele para tantas páginas na internet, mas a resposta é bem simples na verdade. O blog é uma página on-line que é atualizada frequentemente, ou seja, sempre há informações novas adicionadas novas nesses sites.
Entretanto, os blogs podem ter inúmeras funcionalidades, servindo como páginas pessoas, diários on-line, periódicos ou sites empresariais. Sendo assim, os blogs são um meio de comunicação de pessoas e empresas por todo o mundo. Em resumo, um blog é um conjunto de páginas on-line que são constantemente atualizadas que, normalmente, operam na mesma base do site principal ou do próprio site.
Assim que surgiram, os blogs eram locais on-line utilizados como diários. Muitos ficaram famosos com relatos engraçados e inusitados do dia a dia das pessoas. O blog era compartilhado normalmente com amigos e conhecidos, mantendo-se dentro de um grupo de pessoas. O primeiro blog foi criado por Jorn Bargem, que tinha como objetivo criar um espaço em que as pessoas pudessem escrever sobre o que desejassem e compartilhar com todos que utilizavam a internet.
A febre dos blogs, contudo, ocorreu a partir de 1999, após a aprimoração dessas páginas, com novas funcionalidades e uma interface mais simples. A partir desse momento, “blogar” se tornou um trabalho e muitos blogs de sucesso surgiram. O mais interessante do blog, no entanto, é que ele permitia que todos os tipos de pessoas escrevessem sobre qualquer coisa. Sendo assim, surgiram muitos nichos na internet, como sites sobre maquiagem, jogos, fofocas, entre outros.
A partir de 2000, o blog ganhou uma nova atualização e cada postagem feita era uma nova página criada. Com isso, os usuários podiam compartilhar notas com facilidade, facilitando os blogueiros a compartilharem seu trabalho. No Brasil, o primeiro blog conhecido foi O Diário da Megalópole, criado por Nemo Nox em 1998.
Existem inúmeros tipos de blog, isso porque essas páginas on-line permitem que os usuários, chamados blogueiros, escrevam sobre qualquer coisa. Porém, alguns nichos se destacaram ao longo dos anos, por sua facilidade, pelo volume de buscas, entre outras questões que influenciaram.
Os principais tipos de blog são:
O vlog, também conhecido como videoblog, é um blog feito a partir de vídeos. Ou seja, ao invés de criar uma página e escrever continuamente nela, realizando atualizações e alterações, o usuário irá fazer esse trabalho a partir de vídeos. O vlogger, como são conhecidos os criadores de conteúdo de gênero, escolhem temas que desejam abordar, dentro de um determinado nicho, e criam produções audiovisuais sobre e publicam na internet.
Atualmente, os vloggers publicam seu trabalho em plataformas de vídeo, como o YouTube e o Vimeo. Além disso, as redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem que esses criadores de conteúdo criem produções audiovisuais e compartilhem nessas plataformas.
Assim como o blog e o fotoblog, o vlog deve ser atualizado constantemente e é um “site” pessoal, ou seja, um espaço em que o usuário irá criar os seus conteúdos. No YouTube, por exemplo, o usuário criará um canal dentro da plataforma, utilizando-a para a hospedagem de vídeos. Além disso, assim como os blogs, algumas plataformas permitem que os usuários lucrem com a criação de conteúdos constantes.
O primeiro vlog foi publicado em 2 de janeiro de 2000, por Adam Kontras. O sucesso do vlog, entretanto, ocorreu a partir de 2005, quando surgiu o YouTube. A plataforma permite que os usuários hospedem vídeos gratuitamente, além de oferecer alguns recursos que facilitam a criação. Após o sucesso do YouTube e a ascensão de muitos usuários, a plataforma passou a monetizar alguns canais e conteúdos, levando em consideração o número de inscritos e de visualizações de vídeos.
Além disso, existem os anúncios que também ajudam a pagar os usuários. O vlog se popularizou entre os jovens e, atualmente, é um dos tipos de conteúdo mais criados na web, superando os blogs.
Um dos tipos mais famosos de vlog é o daily vlog, vídeos que mostram o dia a dia dos vloggers, com detalhes sobre seus relacionamentos, sua rotina, alimentação e detalhes básicos de sua vida. Esses tipos de vídeo podem ser mais específicos, como, por exemplo, um daily vlog de como a pessoa se arruma para ir à faculdade.
Criar um vlog, assim como um blog, é um trabalho mais complexo do que muitos pensam. Isso porque até o vídeo mais simples necessita de pesquisa, roteiro, preparação e organização. Além disso, conquistar espaço dentro dos nichos é algo difícil, que exige muita dedicação e conteúdo original.
O primeiro passo da criação de um vlog é compreender qual nicho o usuário irá integrar. É preciso uma pesquisa do que está sendo feito, qual a concorrência, o nível de competitividade, entre outros detalhes. É necessário ter em mente, entretanto, que é preciso falar sobre algo que você goste e que já tenha o mínimo de conhecimento. Se você não gosta de economia e finanças e não possui conhecimento prévio sobre o assunto, um vlog sobre esse assunto não é uma boa escolha.
Em seguida, são criados os conteúdos e para isso é preciso selecionar temas, pesquisar e dominar o assunto e criar um roteiro em cima do que se sabe. A criação de vídeos exige disciplina e organização, é necessário produzir com frequência e publicar com frequência.
Para gravar um vlog, é preciso os equipamentos corretos. A câmera, o microfone e as luzes são fundamentais para um bom vídeo, além disso, um fundo/cenário organizado também é o ideal. Outros materiais podem estar relacionados ao nicho que escolheu, por exemplo, para falar de maquiagem, é preciso ter os produtos e realizar demonstrações. Para realizar vídeos sobre jogos, é preciso ter as ferramentas para transmitir o jogo, entre outras coisas.
Com tudo isso organizado, basta sentar e gravar seu vídeo. Quando estiver gravado e editado, basta hospedar na plataforma que escolher, como o YouTube.
A principal diferença entre o blog e o vlog é a maneira de criar o conteúdo. Enquanto o blog é uma página na web, em que o usuário pode abordar diversos assuntos, utilizando o texto como recurso expositivo, além de imagens, o vlog utiliza as produções audiovisuais como recurso expositivo. Ou seja, enquanto um blogger irá criar conteúdo escrito, em qualquer nicho e sobre qualquer tema, hospedando em uma página on-line, o vlogger irá criar vídeos, em qualquer nicho e sobre qualquer tema, hospedando em plataformas on-line.
O que torna um blog e um vlog é a frequência com que esses conteúdos são compartilhados. Essas páginas e canais pessoas, seja em plataformas, nas redes e mídias sociais, entre outros, devem ser atualizados com frequência. É por essa necessidade de frequência que muitos usuários fazem de seus blogs e vlogs um trabalho, o que incentivou sites e plataformas a monetizarem tais conteúdos. Agora que você já sabe qual a diferença entre blog e vlog, está na hora de escolher um e começar a criar!
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…