fbpx

Como fazer live no YouTube: passo a passo

As lives no YouTube se tornaram muito populares durante a pandemia e fizeram muitas pessoas se questionarem: como fazer live no YouTube? A resposta pode ser mais simples do que o imaginado, contudo, é preciso atentar-se a alguns detalhes técnicos da plataforma, para que você faça uma live de qualidade. Além disso, os equipamentos são uma questão determinante para realizar essas transmissões ao vivo.

Saiba como fazer uma live no YouTube pelo computador e como fazer uma live no YouTube pelo celular. | Foto: Unsplash/NordWood Themes.

Dito isso, explicaremos, a seguir, como funcionam as lives no YouTube, o passo a passo para realizar uma live no YouTube e dicas para começar suas próprias transmissões na plataforma de vídeos.

Como funcionam as lives no YouTube?

Uma live no YouTube é uma transmissão ao vivo realizada dentro da plataforma por seus usuários. A princípio, essas lives eram realizadas pela plataforma Hangouts On Air, serviço integrado ao YouTube, que permitia transmissões ao vivo, em conferências, para um determinado número de pessoas.

O Hangouts, no entanto, não fazia muito sucesso, sendo utilizado apenas para estratégias de Marketing Digital. Isso fez com que o YouTube desse fim ao seu projeto e implementasse em 2016, no lugar dessa plataforma, o YouTube Live.

O YouTube Live é uma plataforma do próprio YouTube que é responsável pelas lives. Uma live no YouTube, feita por meio da plataforma, funciona da seguinte maneira: o usuário, que possui uma conta ativa no YouTube e um canal, acessa o YouTube Live e dá início, seja pelo computador ou pelo celular, a uma live no YouTube.

A transmissão ao vivo pode ser conferida pelos seguidores do canal ou por pessoas de fora, sem limite de público. Assim que a live no YouTube é finalizada, o material fica salvo no canal do usuário, ficando à disposição de todos que desejarem conferir.

Poder assistir o material de forma ilimitada na plataforma é o grande diferencial entre o YouTube Live e o Hangouts On Air. Isso porque a antiga plataforma de transmissões ao vivo não exportava o material para o YouTube. Além disso, para assistir a live no YouTube, os usuários não precisam ingressar em outra plataforma ou app, podem acompanhar a transmissão pelo próprio Youtube.

As lives no YouTube podem ser sobre qualquer tema, desde que respeitem as diretrizes da empresa. Então, é preciso evitar conteúdos violentos, com consumo de drogas e bebidas alcoólicas, incitação ao ódio, entre outras questões que são penalizadas pelo YouTube. As lives que não atendem a essas diretrizes são retiradas do ar. Além disso, não existe um número de inscritos pré-definido para iniciar uma live no YouTube.

Por que fazer uma live no YouTube?

Fazer uma live no YouTube é uma maneira que os usuários, ou seja, os youtubers, têm de engajar seu canal e conteúdo, criar laços com seus inscritos por meio da interação na plataforma, conseguir uma audiência maior e atrair novos inscritos.

Esses são detalhes fundamentais para um canal crescer no YouTube de maneira orgânica e rápida. Além disso, após a pandemia de Covid-19, o gosto por lives cresceu 70%, assim como a busca por lives no YouTube e em outras plataformas.

Sendo assim, o público, nos últimos tempos, tem preferido esse tipo de conteúdo aos vídeos tradicionais do YouTube. Isso, entretanto, não significa que as pessoas que utilizam a plataforma não querem conteúdo gravado, mas que estão também em busca de uma interação mais instantânea com os criadores de conteúdo.

Como fazer uma live no YouTube pelo computador?

Mas, a questão que não quer calar é: como fazer live no YouTube pelo PC? A resposta é bem simples: para fazer uma live no YouTube pelo computador, é preciso, antes de tudo, ter uma conta no YouTube. O usuário deve ter um canal ativo na plataforma, pois a live ficará salva lá.

Se você já possui a conta na plataforma, precisa ter dois equipamentos fundamentais para a transmissão ao vivo: uma câmera e um microfone. Assim que tudo isso estiver em mãos, você estará pronto para começar sua live no YouTube!

O passo a passo para fazer uma live no YouTube pelo computador é o seguinte:

  1. Acesse o site do Youtube;
  2. Em seguida, clique no ícone de câmera, localizado na parte superior da tela. Após clicar, selecione a opção “Transmissão ao Vivo”;
  3. A seguir, o YouTube abrirá uma nova janela, na qual você deverá informar o nome de sua live no YouTube, se ela será pública (para que todos os usuários da plataforma acessem), privada (só quem possui o link da live poderá acessar) ou particular (disponível apenas para você). Além dessas opções, é possível agendar uma transmissão;
  4. Em seguida, clique em “Mais Opções” e outras configurações da live no YouTube irão surgir. Nessa parte, você poderá definir uma descrição, uma categoria, além de definir manualmente a câmera e o microfone que serão utilizados em sua live;
  5. A etapa seguinte consiste nas configurações avançadas. Aqui é possível fechar os comentários da transmissão, aplicar restrições de idade e informar se a live no YouTube está sendo patrocinada, ou seja, paga ou não. Caso seja paga, é obrigatório informar a plataforma. Assim que terminar de configurar sua transmissão ao vivo, clique na seta para voltar à tela anterior;
  6. Se desejar agendar a live no YouTube, você deverá clicar em “Programar para mais tarde” e definir uma data e hora para a transmissão;
  7. Assim que estiver tudo definido para sua live, clique em “Próximo”;
  8. Em seguida, o Youtube abrirá uma nova tela. Sua câmera será acionada e a plataforma te dará 3 segundos para se preparar, assim que o tempo acabar acene, sorria e interaja com a câmera para ver se está tudo certo;
  9. Assim que estiver preparado, gere o link da live e envie para quem desejar. Em seguida, clique em “Transmitir ao Vivo” para começar sua live no YouTube;
  10. Para aqueles que decidiram agendar a live, basta clicar em “Concluído”.

Como começar uma live no YouTube pelo celular?

O YouTube Live, contudo, não permite apenas lives pelo computador. Na plataforma é possível fazer live no YouTube pelo celular. Essa opção facilita muito a vida do criador de conteúdo, pois permite que ele faça transmissões ao vivo de qualquer lugar, além de ajudar aqueles que estão começando e não possuem uma boa câmera ou microfone. A opção está disponível para aparelhos iOS e Android.

O passo a passo para fazer uma live no YouTube pelo celular é o seguinte:

  1. Abra o aplicativo do YouTube no celular e clique no ícone da câmera na parte superior da tela;
  2. Clique na opção “Transmitir ao Vivo”;
  3. Em seguida, o aplicativo abrirá uma nova tela, na qual você deverá informar o nome da transmissão, se ela será pública, privada ou particular, além da opção de agendar a transmissão. A transmissão pelo celular também permite que o usuário informe o local da live, por meio do GPS do aparelho;
  4. Após preencher esses campos, clique em “Mais Opções”;
  5. Na nova página, adicione uma descrição para sua live no YouTube e informe a categoria da transmissão;
  6. A seguir, clique em “Configurações Avançadas” e selecione se deseja fechar os comentários, criar uma restrição de idade e informar se a live é paga ou não;
  7. Assim que tudo estiver configurado, clique na seta para retornar à página anterior;
  8. Se desejar programar sua live no YouTube, clique em “Programar para mais tarde” e defina uma data e horário;
  9. Assim que todos os ajustes estiverem feitos, clique em “Próximo”;
  10. O Youtube abrirá uma nova aba e você terá três segundos para se preparar. Assim que o tempo acabar, a plataforma fará uma captura de tela para utilizar como capa;
  11. Quando estiver pronto, basta compartilhar o link da transmissão ou, se desejar, dar início a live no YouTube clicando em “Transmitir ao Vivo”;
  12. Caso tenha agendado a live no YouTube, clique em “Concluido”.

Dicas para fazer live no YouTube

Iniciar uma live no YouTube é muito fácil, porém, é preciso fazer um bom preparo antes. Isso porque uma transmissão de qualidade gera engajamento, atrai público e cria uma boa relação com seus inscritos. Uma live ruim, entretanto, possui o efeito contrário e pode prejudicar seu canal.

Para não errar, algumas dicas são fundamentais no momento de criar uma live no YouTube. São elas:

Planeje-se

É preciso se planejar, ou seja, pensar no que será necessário para uma boa live. Câmeras, iluminação, microfones, um cenário bem estruturado, entre outros detalhes. Ainda, não se esqueça de conferir a qualidade da sua internet, acústica no ambiente e outros pontos que podem interferir em sua transmissão.

Escreva um roteiro

Uma transmissão ao vivo não possui cortes ou outros tipos de interrupções, por isso construir um roteiro é o grande diferencial. Separe os tópicos que deseja falar, anote informações relevantes que podem ser compartilhadas, entre outros pontos que te guiarão durante a live.

Tenha bons equipamentos

Uma boa live no YouTube precisa de bons equipamentos. Então, invista, se possível, em uma câmera de qualidade, um bom microfone, luzes, placas de captura de vídeo e áudio e um software próprio para esses aparelhos, os codificadores.

Aposte em um diferencial

Procure entregar uma live que se diferencie das demais, ou seja, com um conteúdo novo ou que possua informações até então não compartilhadas. A originalidade é o segredo. Com a questão de como fazer live no YouTube sanada, o próximo passo é se profissionalizar. Caso você queira isso, conheça o Método Sirius e aprenda a criar conteúdo para as redes sociais, além de dar um upgrade em suas escolhas! Clique aqui e confira tudo sobre esse método.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *