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Técnicas de SEO: 3 formas de usar o Google Analytics a seu favor

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que têm o propósito de inserir um site nos primeiros resultados dos mecanismos de busca. A estratégia de SEO é ligada ao marketing digital e abrange ações desde a criação de conteúdo até a experiência do usuário. Uma das ferramentas relacionadas ao SEO é o Google Analytics. Quer saber o que é Google Analytics e como utilizá-lo? Continue a leitura!

O Google Analytics é excelente para melhorar seu site. | Foto: Pixabay/janjf93.

Como já mencionado, o SEO consiste na otimização de um site para que ele apareça entre os principais resultados. Dessa forma, é uma técnica comumente inserida dentro do mundo corporativo, visto que, as empresas colocam entre suas ações de marketing a geração de tráfego orgânico por meio dos mecanismos de busca.

Diante disso, descubra a seguir como o Google Analytics é uma ferramenta importante para uma organização que deseja manter seu site em destaque!

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é o serviço de monitoramento de marketing digital oferecido pelo Google. O Google Analytics, por meio de códigos de rastreamento, coleta dados de acesso, comportamento e navegação de site e aplicativo. Após isso, o Google Analytics organiza os dados coletados em relatórios.

Com isso, ele disponibiliza análises de tráfego completas que beneficiam o usuário na otimização de seu site e, também, auxilia as empresas no planejamento de estratégias de marketing.

De forma resumida, o Google Analytics serve para analisar e acompanhar o desempenho de um site. Além disso, pode ser um aliado para ajudar equipes a tomarem decisões inteligentes, principalmente na área de marketing. O Analytics coleta todos os dados sobre visitantes do site e disponibiliza relatórios de fácil compreensão.

O maior diferencial do Google Analytics é a liberdade de personalização que a ferramenta oferece. O usuário que deseja aprimorar o seu site conta com a possibilidade de selecionar dimensão, métrica, tipo de gráfico e segmento.

Agora que você já sabe para que serve o Google Analytics, continue a leitura para aprender a utilizá-lo para melhorar o desempenho do seu site e das estratégias de marketing da sua empresa!

Como usar o Google Analytics?

Durante a leitura, você já conseguiu perceber que o Google Analytics é uma ferramenta que auxilia na promoção de seu site, a fim de que ele apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca. Também, já sabe que o Google Analytics é um aliado para o marketing empresarial. Então, chegou a hora de aprender como usar o Google Analytics! 

De início, é necessário ter uma conta no Google. Uma dica importante é criar uma conta de uso profissional para facilitar a gestão dos dados do seu negócio.

Com a conta em mãos, é só acessar o site do Google Analytics e clicar em “criar uma conta”. Feito isso, serão solicitados alguns dados que você deverá preencher. Então, será enviado um código de acompanhamento que deve ser inserido em todas as páginas do seu site. O local de inserção do código varia dependendo do site.

Por fim, é preciso esperar 24 horas para os dados do seu site começarem a ser coletados.

Quais os benefícios do Google Analytics para o marketing?

O Google Analytics atua como uma ferramenta para ajudar o administrador a entender melhor seus consumidores, aprimorar as experiências e garantir estratégias de marketing mais eficazes para o negócio digital.

Hoje em dia, é praticamente obrigação para um administrador de site ou profissional de marketing utilizar o Google Analytics. O Google Analytics é como um mapa para entender profundamente a interação dos usuários com um site ou para mensurar resultados de uma campanha de marketing online.

O uso do Google Analytics no marketing digital foca, principalmente, no monitoramento das campanhas de marketing.

O marketing digital possui uma grande vantagem em relação ao marketing convencional: a possibilidade de mensurar com mais precisão os resultados de uma campanha de marketing e determinar seu sucesso por meio do ROI – Return of Investment (Retorno Sobre o Investimento, em tradução livre).

Ao utilizar o Google Analytics, é possível analisar o retorno de cada uma das campanhas de marketing em relação ao faturamento ou outros aspectos. Toda campanha de marketing digital depende de monitoramento, já que ele é fundamental para a verificação de sua eficácia.

Após realizar a integração entre o site e o Google Analytics, a ferramenta já estará configurada para começar o monitoramento do site. Desse modo, ela trará benefícios importantes, entre eles:

  • A possibilidade de identificar o perfil das pessoas que acessam o site;
  • A possibilidade de determinar a frequência em que acessam o site;
  • A possibilidade de descobrir a localização dos acessos ao site;
  • A possibilidade de descobrir a faixa etária e gênero dessas pessoas.

É com essas vantagens que o marketing digital será beneficiado. A partir do conhecimento desses dados referentes ao site, o desenvolvimento de estratégias de marketing digital se torna muito mais fácil.

3 técnicas de SEO com o Google Analytics para usar na prática

A relação entre o SEO e o Google Analytics é ótima para o desenvolvimento de um site e para uma boa estratégia de marketing digital.

Os recursos do Google Analytics são enormes e as técnicas de SEO se beneficiam disso. O Google Analytics contém dados imprescindíveis que uma empresa pode usar para melhorar o desempenho de SEO.

A seguir, listamos três técnicas de SEO com o Google Analytics para você aplicar no seu site e no seu negócio!

1. Conectar o Google Analytics ao Google Search Console

Com o Google Analytics e o GSC integrados, você terá uma visão mais completa do seu site. O GSC mostra as palavras-chave pesquisadas para encontrar seu conteúdo. Dessa forma, você consegue analisar e determinar maneiras de otimizar seu site para aumentar as chances de aparecer na primeira página.

2. Identificar conteúdos com melhor desempenho

O Google Analytics é a ferramenta perfeita para monitorar a eficácia dos conteúdos oferecidos pelo seu site. É fundamental acompanhar as visualizações, o tempo de permanência dos usuários na página e outros aspectos. Essa atitude mostrará os pontos fracos e fortes dos conteúdos do seu site. Assim, você saberá o que continuar produzindo e o que não te dará tanto retorno.

3. Criar painéis personalizados

Essa é uma das principais técnicas para aliar o SEO e o Google Analytics: fazer relatórios personalizados. Dessa forma, você conseguirá medir a quantidade de tráfego orgânico que está obtendo por meio do seu site e verá quais postagens do seu site ganharam mais popularidade.

Agora que você descobriu o que é Google Analytics, ficou interessado em usar essa ferramenta? Se precisar de ajuda, conte conosco! A Ser Notável já ajudou milhares de pessoas a conquistarem o sucesso com um negócio digital.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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