fbpx

Entenda como melhorar o SEO para vídeos no Youtube

Um dos principais buscadores que existem, criado em 2005, o YouTube é a maior plataforma de vídeos de toda a Internet. Diante disso, é inconcebível ficar para trás, não sabendo como fazer o uso correto de todo o potencial que ele pode te oferecer. As dicas de seo para youtube, como as palavras-chave, crescem, a cada dia, nas rotinas de marcas e produtores de conteúdo da web.

Assim, a importância da presença digital nesta plataforma torna-se visível, sobretudo, no Marketing Digital. Preparamos um artigo para você, destacando as 5 melhores maneiras de utilizar seo para youtube, as vantagens dessas técnicas para alavancar o seu negócio digital. Aprenda a chegar onde o seu usuário está, seja no PC, celular ou tablet.

Tenha uma ótima leitura, e otimize seu conteúdo do youtube para seo hoje mesmo!

seo para youtube
O seo para youtube não envolve só palavras-chave, entenda I Foto: Pixabay

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca, em português). Nesse sentido, é um conjunto de técnicas (incluindo o uso de palavras-chave) para melhor posicionar um conteúdo nos resultados dos motores de busca, como Google, Bing e YouTube.

Em poucas palavras, seo é usar parâmetros, como palavras-chave mais digitadas na internet, para deixar o conteúdo (artigo, podcasts, vídeo) atraente para o algoritmo e melhorar a experiência do usuário. Dessa forma, maiores as chances de o material aparecer para ele.

O que é seo para youtube?

Mas o que é seo para youtube? O seo para vídeos de youtube diz respeito à otimização de vídeos e canais, fazendo com que o vídeo seja recomendado e encontrado por mais internautas.

Para ficar menos abstrato, o seo abrange toda a produção de conteúdo em si (seo on page), a relação com outros sites (seo off page), programação e design por exemplo. Antes que você otimize seu conteúdo do youtube para seo, com as devidas palavras-chave, preste atenção nesta analogia que faremos.

Entenda melhor com um exemplo da vida

Suponha que você, usuário, está em um restaurante. O Youtube é o garçom, e o vídeo é aquele prato que você quer escolher no cardápio, isto é, no campo de busca da rede. Já deu água na boca, não é? Pois, tem mais.

Como a vida, às vezes, nos testa, você não consegue encontrar o prato de jeito nenhum no catálogo, procura, procura… e nada. Parece tudo desorganizado, não há um padrão, subdivisão ou algo do tipo. É aqui que entram o seo e suas técnicas, como a palavra-chave!

O seo, no caso desta nossa historinha, seria a salvação para que você encontrasse o prato (o vídeo do Youtube) mais rapidamente. Corta para outra cena. Você recebeu um novo cardápio, completamente modificado pelo garçom e seu ajudante (algoritmo).

Agora, como mágica, melhorou tudo. Há uma organização exemplar. Você consegue encontrar praticamente, na hora, o seu pedido. As opções estão todas estruturadas em palavras-chave, prontinhas para serem recomendadas a alguém. Palavras-chaves são como um tempero especial, capaz de conquistar qualquer chefe de cozinha! Do restaurante para a internet, com o usuário é a mesma coisa.

Benefícios do SEO para Youtube

A seguir, veja vantagens de seo para vídeos de youtube.

  • Mais chances de o vídeo ser encontrado/recomendado;
  • Aumento do número de visualizações;
  • Com mais views, maior a monetização;
  • Aumento do número de inscritos no canal;
  • Aumento de autoridade no nicho;
  • Consolidação da marca/nome;
  • Mais chances de engajamento com seu vídeo  (curtidas, compartilhamentos, comentários);

5 técnicas de SEO para Youtube

Chegou o momento estrela deste artigo. Já explicamos o que é seo para youtube e os benefícios. É hora de te contar, na prática, as principais dicas de seo para youtube. Fique com o nosso seo para youtube passo a passo e faça seu vídeo aparecer na primeira página do Youtube com ferramentas de seo para youtube.

Inserir um bom nome do arquivo

Sim, um bom seo para youtube começa antes mesmo de fazer o upload do vídeo! Sendo assim, coloque a palavra-chave principal do seu vídeo no nome do arquivo em questão. Uma das dicas de seo para youtube é evitar subir vídeos com nomes aleatórios, tipo “mp4.video.12345”. Em resumo, aqueles nomes que a gente dá quando estamos com preguiça.

Jamais faça isso se não quiser arruinar o algoritmo! O Youtube não vai entender. Então, o jeito é escrever, de forma clara, o nome do vídeo. Veja exemplo: seo-para-youtube.mp4. Bem melhor, agora a rede consegue ler e indexar o conteúdo com eficiência. Pronto, podemos começar as dicas de seo para youtube propriamente ditas.

Pesquisa de palavras-chave

Como já mencionamos, as palavras-chave são fundamentais no seo para youtube. É por meio das palavras-chave que o Youtube consegue entender o assunto do seu vídeo. Para, então, recomendá-lo aos usuários.

Para serem empregadas no rankeamento, as palavras-chave precisam estar no título, tags e descrição. Logo, você precisa conhecer as palavras-chave que melhor definem o tema do seu conteúdo. Assim, é possível atrair inscritos.

Dentre as ferramentas de seo para youtube para pesquisar palavras-chave, está o autocompletar da barra de pesquisa. Além disso, para encontrar as palavras-chaves perfeitas, faça um benchmark. Isto é: analise a concorrência. Veja os canais com maior audiência; se inspire nas técnicas de SEO utilizadas lá. Decerto, eles sabem muito bem como usar as palavras-chave. Não há nada de errado em aprender com o concorrente.

No entanto, há outras ferramentas de seo para youtube no que tange à pesquisa de palavras-chave. Confira:

  • Google Trends: mostra as tendências de pesquisa, servindo para checar que temas estão mais em alta;
  • Keywords Everywhere: extensão grátis do Chrome, mostra estimativa de volume de pesquisas mensais no Google e no Youtube;
  • VidIQ: extensão grátis do Chrome, acrescenta uma aba (barra) de informações aos vídeos no Youtube.

Uma última dica sobre palavras-chave. Prefira as palavras-chave de cauda longa (long tail), pois apresentam menor volume de busca e, portanto, despertam menos concorrência. As palavras-chave são peças importantes no seo para vídeos de youtube!

Usar bons títulos

Depois de fazer a pesquisa de palavras-chave, pense no título. As palavras-chaves precisam aparecer nele. No entanto, ela precisa, além de descrever, exatamente, o tema do vídeo, estar o mais à esquerda (no começo) possível do título.

Nessa linha, independente das palavras-chaves escolhidas, prefira títulos de até cerca de 48 caracteres. Mesmo o máximo sendo 100 caracteres no título, as chamadas mais curtas são as que conquistam melhores posições nas buscas.

Não se esqueça, ainda, que o título pode ser a primeira impressão, primeiro contato, do usuário com o seu vídeo. Capriche na curiosidade!

Faça transcrições e legendas

O algoritmo é isso é aquilo, mas uma coisa ele ainda, infelizmente, não faz: ler imagens e vídeos. Nesse aspecto, aposte em escrever legendas e fazer transcrições (transformar sua fala em texto) dos vídeos. É possível fazer de modo manual ou utilizar ferramentas de seo para youtube específicas, da própria rede, para automatizar o processo.

Adicionando marcações de tempo nesta transcrição, torne-a legenda. Dessa maneira, você evita que um usuário que, naquele momento, não pode ativar o áudio do conteúdo, deixe o seu vídeo. No mais, isso é uma ferramenta de acessibilidade, atendendo pessoas deficientes auditivos.

Usar tags

Falamos bastante de palavras-chave até aqui, como você deve ter notado, mas seo não é só sobre isso. E nem seo para youtube. Não adianta encher uma página com palavras-chave nas tags para ganhar popularidade. Pode causar o efeito reverso.

As tags (marcadores) são, também, cruciais no rankeamento. As tags, assim, são usadas pelo youtube para marcar assuntos do conteúdo e indexá-lo corretamente. Além disso, serve para recomendar vídeos relacionados, o que gera muito tráfego ao canal.

O YouTube permite até 120 caracteres. Use cerca de 6 a 8 palavras para um melhor resultado. Então, siga esta orientação e otimize seu conteúdo do youtube para seo.

Chegamos ao fim do nosso texto sobre seo para youtube. Gostou dele? Você não só aprendeu o que é seo para youtube, mas conheceu importantes dicas de seo para youtube, sobretudo o uso de palavras-chave. Viu, também, o seo para youtube passo a passo, ferramentas de seo para youtube e muito mais sobre seo para vídeos de youtube.

Para aprender mais conteúdos como este, e receber ajuda profissional de quem é especialista no assunto, entre em contato com a Ser Notável. Aproveite, use certo as palavras-chave e otimize seu conteúdo do youtube para seo!

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *