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7 dicas para canal no youtube que ninguém te conta

Segundo a Global Digital, em 2019, 95% dos brasileiros assistiam conteúdo em vídeo no Youtube. Se o seu desejo é se tornar cada vez mais conhecido e popular no Youtube, pela produção de conteúdo de qualidade, você precisa prestar a atenção em tópicos importantes, como divulgar canal do Youtube.

Além disso, ao criar canal no Youtube, você, youtuber iniciante, tem que ficar ligado nos principais pilares, como aumentar engajamento no Youtube. Saiba que o sucesso da produção de conteúdo exige consistência e frequência. Talvez, você não conheça as ferramentas necessárias para jogar esse jogo.

Por isso, selecionamos dicas para canal no Youtube que vão impulsionar os canais no Youtube neste ano de 2021. Confira e não fique de fora!

dicas para canal no Youtube
Dicas para canal no Youtube para um negócio de sucesso I Foto: Pixabay

Criar canal no You tube: como ser um Youtuber iniciante?

Para iniciar como produtor de conteúdo no Youtube, você precisa estar atento e não cometer erros. São três pontos primordiais. Veja, a seguir, como agir:

Defina um público-alvo

É necessário, ainda na fase de planejamento, estabelecer quem será o seu freguês. Isto é: saber o perfil do público consumidor dos seus vídeos no Youtube. Não queira atingir todo mundo e disparar conteúdo para todos os lados.

O produtor de conteúdo que faz isso, no fim, não consegue chegar a ninguém. A comunicação é em vão, bem como a fidelização de usuários. O público-alvo ainda ajuda em como aumentar engajamento no Youtube. Fora que fica mais fácil decidir sobre quais temas produzir vídeos.

Tenha organização

Apesar de produzir conteúdo em vídeo no Youtube seja uma atividade autônoma, onde você não apresenta um chefe no seu pé, não caia na armadilha de não ter uma rotina de organização.

Elabore um calendário de postagem (data, horário, tema) para cada conteúdo de vídeo no Youtube. Assim, você garante a publicação de conteúdo com frequência e qualidade. Procure, sempre, passar uma imagem profissional.

Sem clickbait!

O erro dos erros dos inexperientes! Não seja sensacionalista, apelando para títulos polêmicos que nada tem a ver com o assunto do conteúdo em vídeo do Youtube. A pessoa pode até clicar, mas vai ficar chateada e, se é seu inscrito… você acaba de perdê-lo.

7 dicas para canal no Youtube de sucesso

Agora, confira 7 dicas para você absorver ao criar canal no Youtube, divulgar canal do Youtube e, ainda, como aumentar engajamento no Youtube.

Conteúdo autoral

O Youtube é um mar de conteúdo e informações em excesso. É preciso se destacar, sem medo de ser ofuscado. Seja ousado e criativo, nunca copie o conteúdo de alguém. Desse modo, se for fazer um conteúdo em vídeo explicando um tema, inove!

Explorar o storytelling, assim como elementos lúdicos pode ser uma ótima alternativa. Busque cativar o consumidor do seu conteúdo de um jeito único, que só o seu canal seja capaz de oferecer. Você ficará marcado.

Nicho definido, autoridade construída

Produza conteúdo para um público segmentado do Youtube, a um nicho específico. Dessa forma, você investe recursos no lugar certo e, como será algo mais focado, direcionado, vai conseguir consolidar uma autoridade.

Já que será um recorte do todo, sua energia vai estar toda em prol de um assunto. Resultado? Um conteúdo bem planejado, executado e monitorado. Em outras palavras, um conteúdo “bem fechado”, concreto. Em pouco tempo, você será especialista no nicho, demonstrando autoridade.

Conteúdo regular

Este tópico de dicas para canal no youtube concentra-se em publicar conteúdo com frequência. Como mencionamos há pouco, é um ponto importantíssimo, sobretudo, ao youtuber iniciante, que, muitas vezes, pode achar que basta publicar um bom conteúdo de vez em quando e está bom.

Nesse aspecto, tenha periodicidade ao postar conteúdo no Youtube. Mantenha uma quantidade média de visualizações. Até porque quando o Youtube percebe isso, essa frequência, ele dá relevância ao conteúdo. É bom para o algoritmo.

Planejamento

Depois de conhecer seu público-alvo e definir o nicho ao qual o seu conteúdo vai pertencer, hora de começar os trabalhos! Faça listas de pautas e publicações por um tempo, por exemplo, 6 meses de conteúdo agendados. É uma boa janela de tempo.

Parcerias

É uma estratégia bastante funcional para conteúdo no Youtube. Faça parcerias para aumentar a popularidade do seu canal. Com isso, você e o outro produtor de conteúdo saem ganhando engajamento Youtube. Proponha ações conjuntas com conhecidos que tenham experiência com vídeos no Youtube.

Interação

Converse com o público, motivando-o para continuar assistindo o conteúdo e fazendo ações como compartilhar ou curtir seu vídeo do Youtube. Faça call to actions (chamada para ações) ao longo do vídeo. Um exemplo bastante comum é “inscreva-se no canal, ative o sino de notificações, escreva nos comentários”.

Além disso, use o chat do próprio Youtube para conversar e incentivar trocas entre espectadores. E, claro, responda todas as perguntas e/ou dúvidas que deixarem no seu canal. Aproxime-se do público!

Divulgar canal do Youtube

Esta dica sobre como divulgar canal do Youtube é crucial. Não adianta muito você pensar, planejar e produzir um conteúdo incrível se não mostrá-lo para o mundo. O que é bonito, o que foi feito com empenho e muito suor deve, sim, ser mostrado, trazido a público.

Aqui vão dicas de como divulgar canal do Youtube:

Persona definida

O perfil fictício do cliente ideal do canal precisa ser conhecido por você. Isso ajuda a criar pautas alinhadas às necessidades dos espectadores. No mais, a persona do conteúdo facilita muito a tomada de decisões e seu direcionamento de campanhas de divulgação.

Conteúdo

Produza um conteúdo interessante e instigante. Bons temas são uma forma de divulgação por si só, eles viralizam, podendo, inclusive, te fazer parar nos trending topics do Twitter. As pessoas gostam e compartilham o conteúdo instantaneamente.

SEO

O Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) é empregado para deixar o seu conteúdo “bonito” aos olhos do Google e, assim, do Youtube, já que pertence à empresa. Com isso, a divulgação também se torna mais eficiente. A regra é: otimizar todos os cantos do seu canal do Youtube.

Redes sociais

Enxergue as demais redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc) como potenciais pontes de divulgação. Como o Instagram é a rede mais utilizada ultimamente, vamos falar dela.

Aproveite ao máximo todos os recursos da plataforma. Produza um teaser de divulgação de seu vídeo; pode ser um vídeo curto, de 30 segundos, em média. Para isso, selecione trechos marcantes do conteúdo do Youtube, deixando o seguidor curioso e motivado a conferir o vídeo completo. Não entregue o jogo todo de cara, vá aos poucos, deixando que a pessoa se sinta atiçada em prosseguir na sua página e migrar para o seu canal.

Os stories são excelentes para isso. Faça sequências de stories, usando caixa de perguntas, enquetes, quiz e o maior número de recursos de interação que conseguir. Posts carrossel, reels e lives de lançamento são algumas ideias de divulgação.

Concorrência

Nossa última colocação de dicas para canal no youtube te ajuda a saber onde está pisando no ambiente online. Veja como a concorrência está atuando, o que publica, como publica, como emprega as técnicas SEO de ranqueamento e, também, que temas estão sendo veiculados. Assim, verifique um jeito de sempre se diferenciar dos concorrentes, sobretudo, no tratamento dos inscritos. Como a concorrência interage? Descubra!

Qual tipo de conteúdo faz sucesso no YouTube?

O melhor conteúdo é o que resolve o problema do cliente ou lead (potencial cliente) no momento em que ele mais precisa. Diante disso, claro, produza um conteúdo relacionado ao seu nicho. Há várias possibilidades. Confira ideias:

  • Vídeo tirando dúvidas enviadas por seguidores/inscritos;
  • Entrevista com especialistas do nicho;
  • História da sua empresa (como surgiu, missão, valores);
  • Bastidores (mostre a rotina de atendimentos e vendas fechadas);
  • Cases de sucesso (clientes que compraram seu produto/serviço);
  • Daily vlog (registro de sua rotina diária, incluindo compromissos pessoais e profissionais);
  • Curso (prepare aulas sobre tópicos do nicho e ensine algo de valor aos consumidores).

Se ainda assim você não souber o que postar para ter sucesso na rede, vamos te dar uma dica. Pesquise os assuntos em alta na rede e na internet no geral. Com base nisso, faça um vídeo comentando o tema, pode ser forma mais à vontade, sem muita edição ou produção. O foco, neste caso, é postar um conteúdo e não deixar o público na mão.

Na dúvida, consulte o Google Trends para se inspirar. Lá é possível verificar o que está na boca do povo. Como as pessoas estão buscando por um tópico X, se você publicar um conteúdo desse tema X, grandes serão as chances de o algoritmo ajudar e recomendar seu vídeo ao maior número de usuários possível.

Curtiu nossas dicas para canal no Youtube? São conselhos valiosos para qualquer um que queira se aventurar no Youtube. Tudo o que falamos neste artigo, em conjunto com dedicação, é um conjunto de sucesso, tanto para criar canal no Youtube, como aumentar engajamento no Youtube e como divulgar canal do Youtube.

Se gostou de saber sobre engajamento Youtube e modos de divulgar canal do Youtube, vai adorar conferir outros conteúdos parecidos em nosso site. Acesse a Ser Notável e aprenda muito mais!

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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