fbpx

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são responsáveis por levar a marca ao cliente e posicioná-la no mercado. Existem dois tipos de marketing: o direto e o indireto. Neste artigo, focamos em esclarecer todas as dúvidas sobre o marketing indireto. Confira!

O marketing indireto é ótimo para promover negócios. | Fonte: Pixabay/kreatikar.

O que difere o Marketing Indireto do Marketing Direto?

Antes de qualquer coisa, para entender o que é marketing indireto, você precisa aprender a diferenciar marketing direto e indireto.

O marketing direto consiste no conjunto de estratégias de marketing que têm o objetivo de promover produtos ou serviços utilizando ações diretas para um público determinado. O que caracteriza o marketing direto é a busca por indivíduos que já possuem interesse no que a marca vende.

Já o marketing indireto é uma maneira de divulgação fora de um contexto publicitário. No marketing indireto, o objeto de promoção do anunciante não é o principal destaque. Esse modelo utiliza uma exposição mais branda e subliminar.

Ou seja, o marketing indireto não busca pressionar o consumidor, suas ações são mais leves e seu objetivo é implantar a imagem da empresa na mente do público. Os aspectos mais importantes do marketing indireto é que ele gera lembrança e retorno em longo prazo.

É importante lembrar que o marketing indireto não substitui o direto, eles trabalham em conjunto. O marketing indireto é uma alternativa para não saturar o mercado com anúncios mais agressivos.

Agora que você entendeu a diferença entre marketing indireto e direto, continue a leitura e descubra como surgiu o marketing indireto e mais detalhes sobre esse tipo de propaganda!

O que é e como surgiu o Marketing Indireto?

O marketing indireto surgiu como uma alternativa às campanhas mais agressivas realizadas pelo marketing direto. A necessidade do marketing indireto aparece quando uma marca é saturada por anúncios diretos. Como o marketing indireto é sutil, ele pode ser mais efetivo para convencer o cliente.

É importante lembrar que o marketing indireto não substitui o direto, eles podem trabalhar em conjunto.

O marketing indireto é uma forma das empresas promoverem seus produtos e adquirirem mais vendas. O marketing indireto é algo discreto, o que faz com que ele seja conhecido como marketing invisível. 

O objetivo do marketing indireto é implantar uma marca na mente do consumidor. Logo, o marketing indireto dispensa o uso de verbos no imperativo como “compre” ou “use”. Dessa forma, o resultado só é visto em longo prazo, quando o cliente precisa de algum produto ou serviço relacionado à marca e lembra da empresa em seu subconsciente. 

Marketing indireto exemplos de sucesso

O marketing indireto pode ser visto em filmes, séries e outras produções. Trouxemos dois exemplos de sucesso do marketing indireto. 

Homem de Ferro 1

No filme “Homem de Ferro 1”, em uma cena, o ator Tony Stark pede um hambúrguer e aparece sutilmente a propaganda do Burger King.

Náufragos

Já no filme “Náufragos”, fica claro que Tom Hanks trabalha na FedEx. Além disso, quando o ator fica preso na ilha, aparece uma bola Wilson, esse é um excelente exemplo de marketing indireto.

Como funciona o Marketing Indireto?

Para colocar o marketing indireto em prática, é necessário ter muita criatividade, pois isso deve ser feito com sutileza e sabedoria. Um ponto importante do marketing indireto é saber aproveitar as oportunidades.

Então, para você entender melhor como funciona o marketing indireto, separamos três exemplos práticos. Veja:

Comerciais de TV

Os comerciais se enquadram em ações do marketing indireto. Para realizá-los de forma a adotar o marketing indireto, é preciso que a mensagem transmitida não seja agressiva e direta, ou seja, não deve ter estilo de propaganda.

Filmes, séries e novelas

Esses são os exemplos mais comuns de utilização do marketing indireto. Ele é feito pelo uso dos produtos em cenas de ficção. Todas as ações de marketing indireto em produções cinematográficas são feitas com o propósito de criar uma conexão entre a marca divulgada e o telespectador.

Vídeos na internet

Essa é uma das formas de utilizar o marketing indireto aliado ao marketing digital. Aqui, as ações de marketing indireto são inseridas nos vídeos como propagandas de forma sutil. 

Benefícios do Marketing Indireto

Agora você já sabe o que é o marketing indireto, como aplicá-lo na prática, qual o seu objetivo e como ele funciona. Sendo assim, veja a seguir uma lista com os principais benefícios do marketing indireto para as empresas.

O marketing indireto é uma ótima forma de branding

Toda estratégia desenvolvida com o objetivo de promover ou posicionar uma marca no mercado faz parte do branding. Nesse sentido, quem é responsável por ele tem como meta aprimorar o valor da marca. No marketing indireto encontramos uma forma diferenciada de se fazer branding, principalmente, se compararmos com os anúncios convencionais.

Baixo custo

O marketing indireto não depende só de produções cinematográficas. Uma ótima maneira de fazer o marketing indireto é a propaganda boca a boca que, na prática, não custa nada para as empresas. Porém, para alcançar esse patamar, a organização deve construir a imagem de sua marca e oferecer um atendimento impecável, ademais, necessita investir na qualidade de seus produtos ou serviços.

Credibilidade

O marketing indireto é fundamental para uma marca que deseja ter uma reputação confiável. Tendo em vista que para a construção da reputação é necessário muito tempo e empenho, é indispensável o uso de estratégias ligadas ao marketing indireto. Podemos afirmar isso porque o marketing indireto gera visibilidade de modo natural, o que associa uma marca a valores. O resultado disso é uma empresa com excelente reputação e credibilidade.

3 formas de praticar o Marketing Indireto no seu negócio

1. Comece pelo público-alvo

Para implementar ações de marketing indireto, é preciso conhecer bem o público-alvo da sua empresa, só assim você terá mais chances de desfrutar das vantagens que o marketing indireto traz para um negócio.

2. Saiba o que o seu público consome

Para ser eficiente, o marketing indireto precisa ser realizado a partir do conhecimento do conteúdo que o público-alvo consome. O produto ou serviço deve ser exibido no local onde a sua audiência está.

3. Mídia adequada

Como, geralmente, o marketing indireto utiliza mídias para aplicar suas ações e estratégias, é imprescindível que as mídias sejam escolhidas com cautela para garantir que o marketing indireto atinja o público que se interessa pelos produtos ou serviços oferecidos pela organização.

Ao final da leitura, você esclareceu todas as suas curiosidades referentes ao marketing indireto. Então, se ficou interessado em fazer da sua presença digital um negócio rentável, saiba que a Ser Notável, com o Método Sirius, já ajudou milhares de pessoas a conquistarem o sucesso com um negócio digital!

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *