fbpx

9 dicas para quem deseja começar um daily vlog no Youtube

Quer começar um daily vlog no Youtube e não faz a menor ideia de o que fazer? Fique com a gente, que tudo vai ficar mais nítido em sua mente! Como segundo buscador mais utilizado do mundo, e um algoritmo justo, o Youtube não para de crescer. Logo, sobe o número de pessoas que querem fazer da rede um negócio rentável.

Existem inúmeras possibilidades de nicho para atuar no universo dos vlogs. É possível criar conteúdos em vídeo informativos, divertidos, gamers, literários e muito mais. Os vídeos, no geral, são bastante requisitados pela gama de vantagens disponíveis: gera maior engajamento, bons retornos financeiros, fácil de compartilhar, humaniza a marca. Não bastasse, os vídeos te garantem melhor posição nos mecanismos de busca. Aqui, entra a importância do SEO. Falaremos dele ao longo da leitura, não perca.

No entanto, o conhecimento técnico dessas pessoas, muitas vezes, não acompanha a força de vontade que elas têm. Desse modo, torna-se muito importante correr por fora, se informar sobre a rede, consumir livros, leituras e demais mídias para ser um profundo conhecedor do Youtube.

Por isso, preparamos um material super completo para você. Vamos explicar perguntas, como o que é um daily vlog, qual é a diferença entre vlog e daily, o que difere uma reportagem de um vlog e como funciona um vlog. Quanta coisa você vai aprender por aqui, heim! Ao fim da leitura, certamente, você vai ter muito o que falar nas rodas de conversa com familiares e amigos.

Daily vlog
Veja dicas para começar o seu daily vlog I Foto: Pixabay

Assim, separamos, ainda, 9 dicas para ilustrar melhor e te fornecer o fundamental para se jogar no Youtube. Esperamos que curta, compartilhe e comente!

Confira nosso texto, tenha uma excelente leitura!

O que é daily vlog?

Daily vlog é um diário da sua vida em forma de vídeo. Ele traz os acontecimentos da vida de um “vlogger”, nome dado ao youtuber que faz vlog. Por isso, um daily vlog apresenta uma visão pessoal, além de ter uma frequência de postagem grande.

Nessa ótica, um daily vlog é um vlog veiculado diariamente. O conteúdo é a rotina de alguém. Hoje em dia, o daily vlog é bastante presente no Youtube mundialmente. Inúmeros produtores de conteúdo, inclusive, ganham dinheiro, e conseguem tirar uma boa renda, com essa modalidade de vlog.

É uma forma eficiente de ganhar seguidores e fidelizar a audiência, visto que alimentando, com constância, o seu canal na rede, consegue reter a atenção de mais internautas.

Mas, e o que é vlog? Qual a diferença entre daily vlog e vlog? O daily vlog é, por sua vez, uma categoria de vlog. Continue lendo, à frente, falaremos melhor sobre.

Como funciona um vlog?

Um vlog é, basicamente, um blog (originalmente escrito, como conhecemos) em forma de vídeo. Assim, o vlogger/vlogueiro, produtor de conteúdo que faz o vlog, cria produções em formato audiovisual sobre determinados temas e publica em um ambiente online, como no Youtube. Ultimamente, os vlogs vêm se fazendo presente, também, em outras plataformas: Vimeo, Facebook e Instagram.

Esse modo de elaborar e transmitir conteúdo provoca profunda empatia em quem assiste. O vlog é, em suma, uma opinião apoiada na fala, no olhar e em gestos. Três pontos que, em conjunto, formam expressões que tornam o processo de recepção da informação do vídeo mais fácil de ser apreendido.

Confira alguns tipos de vlog:

  • Tutoriais;
  • Cursos;
  • Opiniões;
  • Moda;
  • Games;
  • Culinária;
  • Leitura.

Qual é a diferença entre vlog e Daily vlog?

Um vlog, como falamos, é um blog no formato vídeo, podendo ser de diferentes temas. O daily vlog é uma subcategoria de vlog, isto é, uma modalidade de publicação diária (rotina) de vlog. Assim, pode-se deduzir que produzir daily vlogs é mais eficiente no que tange ao engajamento e interação com o espectador. A pessoa já espera o seu daily vlog assim que acessa o youtube.

Qual é a diferença entre vlog e videocast?

A principal distinção encontra-se na frequência de postagem. O vlog, geralmente, é publicado, em média, uma ou duas vezes na semana. Já os videocasts são mais esporádicos. As postagens são realizadas mensalmente ou, ainda, podem não ter um intervalo de tempo determinado, ficando a cargo do autor definir.

Por que fazer um daily vlog?

Dentre as diversas vantagens de fazer um daily vlog, temos a praticidade. Para colocar um daily vlog no ar, basta ter uma câmera para daily vlog ou um aparelho de celular com alta resolução de imagem. Sobre o cenário, uma boa luz e ausência de interferência de fatores externos já são elementos suficientes.

Além disso, outro benefício pelo qual muita gente está recorrendo ao daily vlog, hoje, é a alta rentabilidade gerada ao dono do canal do Youtube. A rede recebe bilhões de visitantes mundialmente.

Seguindo tal lógica, quanto maior o número de acessos, considerando a monetização, mais receitas chegam a você. A monetização acontece conforme as pessoas visualizam a publicidade, aquele anúncio, que aparece antes de começar o vídeo.

Nesse âmbito, um bom vlogger posta conteúdo de valor, promove o engajamento e a interação com usuários. Isso, ainda mais em uma circunstância em que é difícil, dia após dia, fidelizar o público. Ele muda de canal a todo momento.

Daily vlog: 9 dicas para começar o seu

Veja dicas para te ajudar a começar um daily vlog e crescer no youtube. Coloque em prática depois, ta bem?

Definir o foco

Antes mesmo de começar a planejar a produção em si, é preciso escolher o tema do vlog. Defina se o foco do daily vlog será a sua rotina na escola, no trabalho, na hora da leitura, do passeio do fim de semana ou do estudo para exames.

Isso é essencial para que você não se perca no meio do vlog, passe segurança e se expresse com convicção na frente das câmeras. Você não quer afastar seguidores, mas atrair!

Boa impressão sobre si

Que “a primeira impressão é a que fica”, você já sabia. Mas, sabia que isso vale também para o Youtube? Preocupe-se com a imagem do seu perfil da rede, do seu canal. Uma imagem de capa adequada nas dimensões corretas, uma foto de perfil maravilhosa e um logotipo profissional resultam em uma combinação de alto valor.

Planejar o conteúdo

O planejamento de um daily vlog é essencial. Assim, você precisa colocar tudo no papel: tema, data de publicação no youtube, duração, conteúdo, rotina. Para um vlog de sucesso, que repercuta bastante entre o público, não se pode deixar nenhum ponto de fora do planejamento.

Tendo isso em vista, elabore roteiros, guias, fluxogramas, cronogramas… enfim, vale tudo para garantir um trabalho com organização e qualidade. Além disso, quando fazemos um planejamento, as chances de aparecerem falhas reduzem drasticamente. Ou, então, se houver algum erro, conseguimos traçar uma nova rota de produção em pouco tempo.

É isso mesmo! E não é porque você vai fazer um daily vlog, aparentemente um vídeo mais descompromissado, que você não precisa de dedicação e estudo. Com planejamento e ensaio, até um “simples” vídeo de rotina pode render incríveis resultados: você tem mais ideias do que mostrar ao inscrito, seus momentos do dia, almoço, trabalho, estudo, lazer, dentre outros.

Publicar com frequência

Vamos a um exercício simples. Suponha que você está ansioso, esperando pelo próximo episódio daquela sua série favorita. Viu um trailer de divulgação, confirmando a data em que o episódio sairá. Mas chega no dia, e nada… você deve ter ficado frustrado, não é?

Pois é exatamente dessa maneira que a audiência fica quando você promete postar um vlog tal dia e não posta. Ou, então, some do mapa, posta apenas quando quer ou “sobra tempo”. Meu amigo, a vida não é assim. É necessário qualidade e constância, essa é a combinação master para uma boa presença online.

Não deixe seu público ao vento, ele está esperando por um conteúdo seu. Mas, também, não se sinta a última bolacha do pacote. Você pode até achar chato isso de “publicar com frequência”, ficar com preguiça… mas só não se esqueça que o vlog da concorrência está lá, sendo publicado diariamente, como tem que ser.

Assim, crie uma rotina de postagem; o algoritmo do Youtube e a vontade da audiência valem ouro, viu?

Equipamentos certos

Se a sua ideia é criar um daily vlog mais à vontade, uma câmera simples ou celular pode bastar. Contudo, se você quer fazer um vlog com um ar mais profissional e formal, é preciso ir além, investindo em técnicas e equipamentos mais robustos. Dentre os quais, além de uma câmera para daily vlog, leve em conta:

  • Qualidade das imagens;
  • Iluminação;
  • Tratamento de imagens;
  • Gravação do som.

A câmera para daily vlog, portanto, é somente um ingrediente dessa grande mistura que é a produção de um daily vlog de qualidade.

Críticas e sugestões

Mesmo que você saiba o que é vlog, o que é daily vlog, faça um planejamento top e um vlog melhor ainda, nem todo mundo vai gostar. É normal, fique tranquilo. Você vai ser criticado, claro, mas não se deixe abalar. Use isso a seu favor. Pegue o que for construtivo, aquela “crítica amiga” e aprimore o seu trabalho.

Às vezes, ficamos tão focados em nós mesmos que não conseguimos notar falhas em processos. Ficamos envolvidos na rotina, em problemas pessoais, não raro, e erros passam despercebidos. Então, seja esperto e sagaz; colha feedbacks e procure melhorar, evoluir sempre, para chegar aonde quiser. Acredite em você e mantenha-se em movimento.

Nesta mesma linha, não pegue tão pesado com você. Tenha consciência do seu valor.

Dê atenção ao SEO

Atrelado à produção do conteúdo, invista em técnicas SEO. Atente-se às observações a seguir para fazer com que seu vídeo seja mais tomado pelo algoritmo e pelo público:

  • Coloque a palavra-chave do vídeo no nome do arquivo;
  • Crie um título bem atrativo para captar a atenção das pessoas;
  • Tamanho de título ideal (100 caracteres);
  • Escreva uma descrição do vlog (5 mil caracteres disponíveis, mas só 150 aparecem no Google);
  • Use tags (ajudam a indexar e a ser encontrado).

Listamos apenas algumas técnicas, mas é recomendado que você estude por conta própria, faça cursos, leia artigos sobre a importância da otimização para mecanismos de busca, o SEO.

Divulgação do daily vlog

O sonho de todo produtor de daily vlog é figurar na lista dos vídeos mais assistidos do Youtube, certo? Como tudo na vida, para conseguir isso, é preciso correr atrás, batalhar pelo seu sonho.

E, nessas horas, além de todo o esforço que já listamos neste artigo sobre daily vlog, é fundamental que o seu conteúdo, pelas suas mãos, rompa as barreiras do Youtube e vá para outras redes sociais. Divulgue nos seus perfis do Instagram, Facebook, contatos no Whatsapp, entre outras plataformas. Vale, ainda, aproveitar os recursos dessas redes para que a divulgação alcance o maior número de pessoas.

Abuse dos recursos

O reels e o IGTV, do Instagram, são ótimas formas de ajudar na divulgação do seu vlog. Que tal fazer um “challenge”, que está bombando, convidando os seguidores a clicarem no link da sua bio (link do vlog) e assistirem ao seu mais novo daily vlog?

Ou, ainda, dedicar um tempo maior, produzindo um IGTV, fazendo um resumo do que você falou lá no vlog? Experimente, também, divulgar o link do vlog no story. Lembre de inserir um CTA do tipo “ arrasta para cima e assista”.

Monitorar resultados

De nada adianta seguir dica por dica e nunca mensurar se a sua estratégia de daily vlog está funcionando corretamente. É perda tempo. Nesse viés, monitorar métricas te ajuda, a saber, quantificar o retorno do investimento.

Graças às informações contidas nos dados, você consegue ficar a par do que está funcionando plenamente e o que precisa ser reestruturado. É arriscado trabalhar na base do “eu acho”. Então, olhe para os dados e trace metas em cima deles.

Não desanime, mesmo que no início pareça um turbilhão de informações novas chegando à sua mente sem pausa. É assim mesmo: o resultado de um vlog de prestígio exige um esforço enorme de planejamento e produção! No futuro, você vai entender tudo o que passou e vai agradecer.

Daily vlog ideias para se inspirar!

Confira, agora, algumas ideias de temas para o seu daily vlog.

Study vlog

Este tipo de vlog está tendo, cada vez mais, notoriedade no Youtube. Afinal, os estudantes, até como forma de motivação, querem mais informações e, sobretudo, novos jeitos de fazer isso.

Por isso, a palavra-chave “study vlog” está sempre presente nos resultados de busca de estudantes. E esse estilo de vídeo, além de ensinar um conteúdo, ensina organização, transmite calma e incentiva o estudante a realizar seu grande sonho de passar em um concurso público ou no ENEM, por exemplo.

Futebol vlog

Futebol é pauta em muitas conversas da vida. Na esquina da rua de casa, na fila da padaria, na banca de jornal, no celular, na internet… e no Youtube! Desse modo, aproveite o sucesso do tema e crie um canal para postar daily vlog desse estilo. Os fanáticos pelo mundo da bola vão se amarrar e torcer muito!

Humor vlog

Gosta de fazer os outros rirem? Se joga no vlog de humor! Pode postar piadas, sátiras, paródias, e, até, um compilado de stand-ups famosos, por exemplo.

Game vlog

De acordo com o Youtube Insights, 55 milhões de pessoas do Brasil aderem aos jogos online. Quer mais motivos para considerar fazer um vlog sobre isso? Comentar partidas, entrevistar super jogadores e dar dicas de bons macetes pode te trazer muitos inscritos.

Viagem vlog

Compartilhe suas vivências em outros estados, países, continentes com a audiência no Youtube. Uma viagem é sempre recheada de boas aventuras, desafios, aprendizados e dicas.

Daily vlog aplicativo para editar o vídeo

Agora que já falamos o que é vlog, o que é daily vlog, demos ideias e dicas para você, vamos trazer aplicativos que você pode usar na fase final de produção, depois do uso da câmera para daily vlog: a edição do vlog.

Inshot Video Editor – Android

Bastante conhecido, esse daily vlog aplicativo soma mais de 100 milhões de downloads na Play Store. Só esse dado já diz bem a popularidade da ferramenta. O Inshot é um excelente e intuitivo aplicativo de edição de vídeo. Dá para adicionar legendas, músicas, efeitos e muito mais.

O melhor é que não é preciso fazer muito para conseguir muito! Com poucos cliques, já se obtém um resultado magnífico e profissional. Além disso, é possível editar o aparecimento e desaparecimento das mídias no vídeo, devido a inúmeras transições disponíveis.

O Inshot contém opções de tamanho personalizado, conforme as medidas do Youtube, Tik Tok e Instagram, por exemplo. Embora disponível de forma gratuita, ele conta com opção de assinatura paga. Ela permite acesso amplo a extras úteis (animações, transições, adesivos).

KineMaster Video Editor – Android/iOS

Ainda mais completo que o Inshot, o KineMaster pode se sair como um ótimo daily vlog aplicativo! Usuários de iPhones também podem aproveitar. A interface do app assemelha-se a um editor desktop. Tem recursos para iniciantes, amadores e profissionais do audiovisual: efeitos sonoros, cores, brilho e muitos outros.

Está na PlayStore grátis, mas há, ainda, uma assinatura. Com ela, você desbloqueia músicas, efeitos, clipes e exportação em melhor qualidade.

FilmoraGo Video Editor – Android/iOS

Esse aplicativo é, sobretudo, indicado a redes sociais.  Mesmo sem ajustes manuais significativos, o FilmoraGo deixa você configurar o brilho, saturação, contraste, colocar filtros, etc.

No mais, também é viável colocar músicas nas produções. A versão pro, que é paga, retira a marca d’água e libera exportação de resolução que chega a 1080P.

Adobe Premiere Rush Video Editor – Android/iOS

Chegamos ao queridinho do universo da edição de vídeo. Muito utilizado no meio audiovisual, volta e meia, figura como requisito importante de vagas de emprego, inclusive. Acalme-se, ele não é um bicho de sete cabeças, não.

Bem, mas, aqui, vamos falar da versão mobile do Premiere. É uma interface parecida a do Windows, contando com ferramentas essenciais de edição (cortes, efeitos sonoros, filtro, camadas). A versão “Rush” (mobile) não é tão completa quanto a do Adobe Premiere em si, para PC. Contudo, quem conhece bem a plataforma “original” não terá dificuldades. Além disso, há possibilidade de ativar a sincronização com a sua conta.

VideoShow Video Editor (Android/iOS)

Da nossa lista, esse aplicativo para editar vídeos no celular é o mais simples. Seu foco é em filtros e personalização. É possível inserir adesivos e efeitos também. Além disso, cortar vídeos, claro, e inserir canções.

O que difere uma reportagem de um vlog?

No jornalismo, uma reportagem é uma notícia trabalhada em um modelo mais longo. Não se trata, meramente de noticiar algo, mas de informar os desdobramentos do caso, bem como os efeitos na vida da população, sobretudo, daquelas pessoas afetadas diretamente. Sendo assim, apresenta respaldo de dados e fatos, e não de opinião.

Já em um vlog do Youtube, o que está em jogo é a opinião de um produtor de conteúdo sobre determinado tema. Assim, o que prevalece é a sua visão particular sobre determinado ponto, divergindo da ideia jornalística de reportagem, ainda que esta também possa ser veiculada em forma de vídeo (VT).

Daily vlog, comece já o seu!

Gostou do nosso artigo sobre daily vlog? Além de o que é vlog, você aprendeu o que é daily vlog, pegou nossas daily vlog dicas e ainda viu opções de daily vlog aplicativo para editar o seu vídeo!

Agora, não tem mais desculpa para enrolar. Comece já o seu vlog, aplique nossas dicas e lembre que para quem quer, de verdade, fazer acontecer, uma câmera para daily vlog e uma força de vontade em crescer no Youtube são o suficiente.

Até a próxima, não deixe de conferir mais conteúdos como este em nosso site! A Ser Notável tem como lema transformar pessoas comuns em negócios milionários. A empresa já ajudou, nessa linha de pensamento, milhares de profissionais a terem mais reconhecimento no mercado. Seja você, também, uma dessas pessoas!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *