fbpx

Veja como o YouTube Studio pode melhorar o seu canal

O YouTube é considerado a plataforma de vídeos mais querida do Brasil. Segundo o TechTudo, uma pesquisa encomendada pela Google concluiu que o YouTube é acessado por 105 milhões de pessoas por mês no país.

O site realmente tem um lugar especial nos corações dos brasileiros e trabalha para manter sua liderança. Prova disso é que ele está constantemente trabalhando para melhorar a experiência do espectador e otimizar o trabalho do criador de conteúdo. O YouTube Studio é fruto desse esforço.

Quer aprender o que é, para que serve e como utilizar o YouTube Studio? Continue a leitura!

como editar vídeo no Youtube Studio, como cortar vídeo no Youtube Studio, para que serve o Youtube Studio, library Youtube, Youtube.

O que é o YouTube Studio?

O YouTube Studio foi desenvolvido para facilitar o trabalho dos criadores de conteúdo. A plataforma conta com ferramentas de análise de estatísticas, moderação de comentários, criação de playlists, adição de legendas, edição de vídeos, entre outras.

O YouTube disponibiliza o serviço para todos os criadores e é muito indicado que o utilizem. Afinal, facilita muito o trabalho dos pequenos e grandes youtubers. Com ele é possível gerenciar todo o canal, fazer edições práticas e acompanhar informações sobre monetização, se for o caso. A plataforma reúne vários serviços em um só lugar.

Não existem restrições para utilizar o YouTube Studio. Todas as pessoas que têm um canal, por menor que seja, conseguem acessar esse recurso. Além disso, ele está disponível na versão web e como aplicativo que pode ser baixado no Google Play e na App Store.

Para que serve o YouTube Studio?

O YouTube Studio possui uma série de utilidades. A plataforma foi pensada para reunir todas as ferramentas necessárias para gerenciar conteúdo em um único lugar. Por isso, conta com diversos recursos que, se aproveitados da maneira correta, podem, inclusive, trazer alguma vantagem competitiva para os criadores.

A plataforma permite subir vídeos, iniciar transmissões, acompanhar as novidades do YouTube, entre outras funcionalidades que já foram citadas aqui. E, para te ajudar a aprender as principais ferramentas do YouTube Studio, reunimos e explicamos cada uma a seguir. Confira!

Criar playlists

Playlists consistem em listas de vídeos que normalmente tratam do mesmo assunto. As playlists são mais famosas no mundo musical, principalmente em aplicativos como o Spotify e o Deezer, onde é possível separar as faixas de acordo com os gêneros e artistas.

Mas, quando se trata do mundo audiovisual, as playlists também são bastante úteis. Elas servem tanto para a audiência, quanto para os criadores de conteúdo. Pois, são uma maneira de organizar seus vídeos como espectador, da mesma forma que funcionam para a organização dos vídeos dos canais, no caso dos criadores.

Então, ao oferecer a ferramenta de criação de playlists, o Youtube Studio facilita o trabalho do criador. Visto que, com as listas, o youtuber pode separar seus conteúdos de acordo com os critérios que ele mesmo define.

Normalmente, os criadores utilizam as playlists para separar conteúdos de séries ou que simplesmente possuem um assunto em comum. Essa atitude beneficia os dois lados. Pois, o espectador tem a facilidade de já encontrar tudo organizado, e o criador, além de ganhar a simpatia do público, divulga seus vídeos entre si, de forma sutil e eficaz. 

Acompanhar estatísticas do canal

Monitorar o desempenho do canal é o caminho seguro e inteligente para ter mais qualidade e público no YouTube. Pois, por meio das estatísticas é possível tomar decisões baseadas em fatos, ao invés de achismos. E isso faz com que o criador de conteúdo cresça cada vez mais.

Com o YouTube Analytics, que é uma ferramenta integrada ao YouTube Studio, é possível analisar dados do canal em tempo real. O Analytics traz informações gerais do canal e individuais de cada vídeo. Algumas métricas que a ferramenta apresenta são:

  • Visualizações;
  • Tempo de exibição;
  • Número de inscritos;
  • Alcance;
  • Espectadores recorrentes;
  • Espectadores únicos.

Ainda, é possível clicar em “Ver mais” e conseguir informações mais detalhadas sobre o canal, como a origem do tráfego, país, idade do espectador e o tipo de dispositivo utilizado para o acesso. O Analytics também oferece a opção de exportar os dados, que pode ser muito útil para a elaboração de um relatório ou armazenamento para consultas futuras.

Configurar monetização

O YouTube oferece algumas opções de monetização para o criador de conteúdo, como anúncios antes, durante ou depois dos vídeos, além do Clube de Canais que é uma opção mais recente. Então, caso o canal seja qualificado, o Youtube Studio também reúne o necessário para gerenciar as configurações de monetização direto da plataforma.

Caso você tenha curiosidade sobre o que o YouTube considera como um canal qualificado para ser monetizado, o site esclarece que cada modelo de monetização possui suas próprias exigências. O Clube dos Canais, por exemplo, exige que o criador tenha mais de mil inscritos e a idade mínima de 18 anos.

Responder comentários

O YouTube Studio também possibilita a gestão de comentários direto da plataforma. Por lá, é possível visualizar os comentários retidos para análise e os publicados. Além disso, existem as opções de barrá-los, respondê-los e até filtrá-los por alguns critérios que serão listados a seguir:

  • Não respondidos;
  • Presença de questionamento;
  • Tipo de inscrição (pública ou privada);
  • Status de membro;
  • Quantidade de inscritos.

Legendar os vídeos

Legendar seus vídeos é uma tarefa importante, porque os torna mais acessíveis tanto para pessoas com deficiência quanto para moradores de outros países. Normalmente, o YouTube gera legendas automáticas, mas elas quase sempre deixam a desejar no quesito qualidade.

Por isso, é viável utilizar a ferramenta de legendagem que também está presente no YouTube Studio. Com ela, é possível adicionar legendas de forma manual em diversas línguas. Mas, é necessário separar um bom tempo para isso, principalmente se os vídeos forem longos.

Dar acesso à biblioteca de áudio

Também chamada de YouTube library, ou library YouTube, a biblioteca do YouTube é outra ferramenta presente no YouTube Studios. Por meio dela é possível encontrar músicas e efeitos sonoros livres de direitos autorais.

Nos últimos anos, o YouTube se tornou muito criterioso com conteúdos originais. A plataforma reforçou o algoritmo, hoje em dia ela bloqueia qualquer vídeo que contenha uma música com direitos autorais. Por isso, os criadores de conteúdo têm se atentado mais a isso e buscado não infringir as políticas do site. Pois, caso o façam, podem ter sua monetização bloqueada ou vídeo excluído.

Portanto, a biblioteca de áudio funciona como uma excelente alternativa para tornar os vídeos mais atraentes, sem correr o perigo de receber uma punição do YouTube. Mas, é preciso prestar atenção porque algumas músicas da biblioteca exigem atribuição. 

Editar vídeos

Essa é para você que quer saber como editar vídeo no YouTube Studio. Pois, saiba que além de todas as funcionalidades já citadas aqui, o YouTube Studio ainda possui uma ferramenta de edição. A partir dela é possível cortar o vídeo, desfocar, adicionar música e inserir uma tela final.

Também relacionado à otimização de conteúdos, o YouTube permite colocar capas nos vídeos, alterar títulos e adicionar restrições de idade. A plataforma é extremamente completa, por isso vale a pena investir um tempo para aprender a lidar com ela.

Como utilizar a ferramenta do YouTube?

Acessar o YouTube Studio e usufruir de todas as ferramentas da plataforma é bem fácil e não existem exigências absurdas para tal. Basta ter um canal no YouTube e acessar o Studio digitando seu endereço na barra de pesquisas do Google: https://studio.youtube.com/.

Outra opção para acessar a plataforma é entrando no site do YouTube, fazendo login no seu canal, clicando na sua foto de perfil e selecionando no menu a opção “YouTube Studio”. Feito isso, todas as funcionalidades aparecerão na tela, divididas por categorias.

Interface YouTube Studio

No geral, o YouTube Studio é bastante intuitivo. A primeira tela que abre é a do painel do canal, por onde é possível enviar vídeos, iniciar uma transmissão ao vivo, ver a quantidade de inscritos, um resumo geral do canal e uma lista com os principais vídeos.

O menu de navegação fica localizado à esquerda da tela e nele ficam dispostos os atalhos para algumas funcionalidades como: playlists, estatísticas, comentários, legendas e monetização. Cada uma dessas ferramentas possui uma tela própria de fácil navegação. Mas, não se preocupe se achar tudo complicado logo de cara, com o tempo você pega o jeito.

Uma dúvida muito comum é sobre como cortar vídeo no YouTube Studio. Para fazer isso, basta acessar a aba “Conteúdo”, clicar no vídeo que você deseja cortar, ou fazer qualquer outra edição, e selecionar a opção “Editor” no menu à esquerda.

YouTube Studio para celular

Diferente do computador, onde o YouTube Studio pode ser acessado mais facilmente, no celular é preciso realizar o download do aplicativo na loja do seu aparelho. O App está disponível no Google Play e na App Store.

como editar vídeo no Youtube Studio, como cortar vídeo no Youtube Studio, para que serve o Youtube Studio, library Youtube, Youtube.
É possível baixar o YouTube Studio no celular e aproveitar suas funcionalidades. | Foto: Pixabay/200degrees

Por fim, o YouTube Studio é uma plataforma completa e versátil que facilita a vida dos criadores de conteúdo, auxiliando na produção de conteúdos de qualidade. Então, se você tem um canal no YouTube, não perca tempo e aproveite todas as vantagens que o site oferece por meio dessa junção de ferramentas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *