Blog

Certificado de participação: Como fazer para seu curso online

Durante a pandemia, os cursos online vivenciaram uma alta na procura. Por conta disso, vários negócios online passaram a oferecer conteúdos didáticos de maneira remota ou mesmo conduzir eventos corporativos e acadêmicos totalmente pela internet, com ou sem a emissão do certificado de participação.

Saiba como fazer certificado de participação em curso. | Foto: Pixabay.

Um ponto importante na realização de cursos online é a elaboração do certificado de participação. Afinal, ele é a confirmação do envolvimento de uma pessoa no evento. Por isso, vamos te ensinar hoje como fazer certificados para o seu curso online. Então, fique com a gente!

O que é e para que serve o certificado de participação?

Se você já fez algum curso online ou presencialmente já deve estar acostumado a receber certificados após a conclusão das aulas. Com certeza, antes de fazer a inscrição em algum evento, procura logo se informar da possibilidade de receber um certificado.

Isso acontece porque uma certificação de participação é um documento que atesta o envolvimento de alguém em determinado evento. Esse tipo de atestado é útil para comprovação no trabalho ou em ambientes acadêmicos, pois assim é reconhecido que o indivíduo participou e adquiriu conhecimentos repassados no evento.

Mas, além da comprovação da participação dos envolvidos no evento, a entrega de certificados traz vantagens para quem oferece o evento. Isso porque o documento transmite profissionalismo e credibilidade, fatores que influenciam e muito na inscrição dos participantes.

Ademais, os certificados não são entregues apenas para os participantes. Eles também são documentos importantes para registrar os trabalhos da equipe organizadora, palestrantes, autores e avaliadores, bem como todos os demais envolvidos no evento.

Como fazer certificados de participação em cursos online?

Essa é a pergunta mais importante do texto. Se você já sabe a importância de um certificado para o seu curso online e quais informações devem constar nele, tá na hora de pôr a mão na massa. Para isso, existem algumas ferramentas que podem ser muito úteis.

Primeiro, é importante lembrar que algumas plataformas de transmissão de eventos ao vivo podem criar automaticamente certificados digitais para serem distribuídos por e-mail. Contudo, se você deseja criar um documento original para o seu evento online pode usar aplicativos, plataformas e ferramentas que, inclusive, podem ser gratuitas.

Apps, sites e modelos para criar certificados de curso

Como vimos, obter um certificado de conclusão de curso é muito importante para todos aqueles que participam – desde alunos até palestrantes e equipe em geral. Por isso, separamos para você os melhores aplicativos e sites para fazer certificado. Confira:

Canva

O Canva é uma plataforma de design que oferece a possibilidade de construir certificados e outros materiais gráficos com qualidade, inclusive para iniciantes. Ele é uma ótima opção para aqueles que não têm familiaridade com técnicas de design e querem fazer algo esteticamente bonito. A ferramenta está disponível para mobiles e por meio do site oficial.

Para construir seu certificado pelo Canva, segue-se o seguinte passo a passo:

  • Acesse a plataforma e faça login;
  • Procure o template que deseja utilizar para construir o seu certificado;
  • Edite o template da maneira que deseja, adicionando as informações necessárias.

Nesta parte, você pode trocar as cores, adicionar ícones gráficos e imagens, além de textos ao template. Todas essas funções podem ser realizadas sem muita dificuldade, tendo em vista que a plataforma é bastante intuitiva.

Assim que terminar as edições e o certificado estiver conforme o esperado, você poderá salvá-lo em diversos formatos como PDF, JPG ou PNG. Também é possível enviá-lo para impressões através do Canva Print.

Microsoft Templates

Outra ferramenta possível de ser utilizada na elaboração de certificados de participação é o Microsoft Templates. Ela consiste em uma galeria virtual com inúmeros modelos prontos de vários tipos de documentos, entre eles certificados, para os usuários do pacote Office.

Os modelos estão disponíveis gratuitamente e qualquer pessoa pode baixar um template sem a necessidade de efetuar login. Eles estão divididos por tipos e por aplicativos Office, no qual podem ser editados.

Para construir o seu certificado de participação através por Microsoft Templates, segue-se o seguinte passo a passo:

  • Acesse a ferramenta, basta pesquisar “Microsoft Templates” no Google;
  • Busque pelo template que melhor se adequa ao seu objetivo, eles têm uma categoria apenas com certificados;
  • Quando encontrar é só baixá-lo, clique no botão “baixar”.

A partir deste momento toda a edição segue no aplicativo Office compatível com o arquivo. Pode ser o Word ou o PowerPoint. Assim, basta adicionar as informações do seu evento. Essa pode ser uma opção mais fácil já que muitos possuem familiaridade com o pacote de programas da Microsoft.

Quais dados são necessários em um certificado de participação?

Quando se elabora um certificado de participação em curso online é preciso se atentar para alguns pontos que não podem ser ignorados de maneira alguma na construção do documento. Para te ajudar com essa parte, fizemos uma listinha com tudo que deve constar:

  • Logo do curso online ou evento;
  • Nome do curso;
  • Data e local onde aconteceu;
  • Carga horária;
  • Assinatura dos responsáveis;
  • Nome do participante e função.

O que não pode faltar no certificado

Fazer e criar um certificado não é difícil, mas é preciso ficar atento para não deixar passar nada que possa invalidar ou dificultar a aceitação do seu certificado.

Confira o que não pode faltar no certificado:

Dados importantes

Ao iniciar a criação do seu certificado, tenha certeza de quais documentos e dados você precisa ter. É importante que você tenha esses dados, documentos e até outras certificações bem definidas antes de começar o seu certificado.

Assinaturas

Quem está emitindo o certificado? Essa resposta precisa ficar bem clara no certificado. Para isso, você pode utilizar carimbos, registros da instituição ou comitê e, o mais comum, fazer uma assinatura digital – garantindo a inteireza e confiança do certificado.

Logo

Qual é a identidade visual do seu evento, curso ou empresa? Esses detalhes contribuem para a divulgação, mas também é um elemento importante para o seu certificado. Você pode fazer o uso de logos ou termos que representem o seu evento ou curso online.

Aproveite os depoimentos ao distribuir o certificado

Tão importante quanto fazer o design do seu certificado é entregá-lo aos participantes. Uma opção interessante é o envio por e-mail ou invés do Correios. Dessa forma, é possível reduzir custos e colher informações interessantes sobre o evento.

Isso mesmo! A entrega online dos certificados é o momento de colher feedback dos participantes acerca do curso online. Somente assim é possível aprimorar os próximos eventos para que eles fiquem mais próximos das expectativas dos participantes.

Para conseguir isso, basta adicionar um formulário no email de entrega dos certificados. Assim, quando os participantes receberem a mensagem com o documento irão deixar suas opiniões sobre o evento que participaram.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre certificado de participação e muito mais, e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago