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Depoimentos de clientes: como usá-los a seu favor em estratégia de vendas

Na era da internet, comprar e vender ficou muito mais fácil. Não é só por causa da otimização do processo de compra, escolher um produto ou serviço também se tornou uma tarefa mais simples e segura. Isso porque, com a internet, ficou fácil dar e receber opiniões sobre todo tipo de negócio. Então, é por esse motivo que os depoimentos de clientes têm tanto valor em tempos digitais.

Depoimentos de clientes são muito valiosos na era digital. | Foto: Unsplash/Ben White.

Quer entender a importância de um bom depoimento para negócios online, além de aprender como conseguir feedbacks de clientes? Continue a leitura!

Como conseguir depoimentos

Se você tem um empreendimento, seja ele grande ou pequeno, deve ter ideia da importância que tem o feedback do cliente. Um bom depoimento pode atrair muitas pessoas para fechar negócio com você, assim como um mau depoimento pode afastá-las para sempre.

Mas nem sempre conseguir o depoimento de um cliente é uma tarefa fácil. Às vezes, a pessoa não tem tempo, não quer ou, simplesmente, não sabe o que escrever em um depoimento. Entretanto, tendo em vista que cada depoimento é importante para a construção de uma marca bem recomendada, vale usar de alguns artifícios para conseguir esse depoimento. Confira quais são eles a seguir!

Ofereça um bom produto ou serviço

Oferecer um bom produto ou serviço é a atitude mais inteligente para conseguir boas recomendações. É natural as pessoas recomendarem aquilo que lhes faz bem. Portanto, quanto melhor for seu produto ou serviço, mais chance você tem de receber um depoimento.

Claro que pode acontecer de o cliente não oferecer um feedback de forma espontânea, justamente pelos motivos já citados aqui: falta de tempo, escassez de ideias para escrever ou, até mesmo, falta de vontade. Mas para contornar esses casos, vale colocar as próximas duas dicas em prática.

Peça a ajuda dos seus clientes na hora do depoimento

É muito provável que você receba recomendações daquele cliente que gosta do seu trabalho, mas raramente ele escreverá um depoimento para você de forma espontânea. Por isso, nesses casos, é muito válido pedir para que ele faça isso por você.

No entanto, tome cuidado para não parecer chato e acabar aborrecendo o cliente. É possível pedir por um depoimento de maneira sutil, sem parecer invasivo. Peça para que ele diga, por escrito e em suas palavras, o que achou do seu trabalho. Então, após isso, diga que gostaria de utilizar seu depoimento em suas redes sociais, se ele lhe der autorização para tal. E, lembre-se, caso ele se negue a escrever o depoimento, não insista.

Utilize feedbacks de clientes como depoimento

Se você quiser uma abordagem ainda mais sutil, saiba que pode sempre utilizar feedbacks de clientes para montar um depoimento. Para fazer isso, você deve coletar as opiniões do cliente durante todo o processo de compra. Desta forma, ao final do negócio, você mesmo poderá escrever um depoimento utilizando as palavras do próprio cliente.

Claro que antes de ir para suas redes sociais, esse depoimento deve ser lido e sua divulgação aprovada pelo cliente. Mas, no geral, essa é a melhor forma de conseguir um bom depoimento sem tomar muito tempo da outra pessoa. Fora que muitos não escrevem porque ficam sem graça por não saberem o que escrever. Logo, essa é uma grande ajuda.

Exibir depoimentos em redes sociais

Depois de conseguir o depoimento, é hora de exibi-lo em suas redes sociais. Afinal, negócios online precisam estar presentes nas redes sociais. Mesmo porque, de nada adianta coletar feedbacks de clientes se você não irá mostrá-los.

Uma excelente maneira de exibir esses depoimentos de clientes em suas redes sociais é por meio dos stories. Essa dica vale para o Instagram e o Facebook, que são as redes sociais que tiram o melhor proveito da ferramenta. Recentemente, o LinkedIn também passou a permitir postagens momentâneas, no mesmo modelo de stories das redes vizinhas. Mas a dica aqui vale especialmente para o Instagram e o Facebook.

No Instagram, também é possível criar um destaque exclusivo só para colocar cada depoimento. Fazer isso vai ajudar seus novos seguidores a conhecerem melhor a marca, perceberem sua autoridade no mercado e começarem a confiar nela.

Ainda mais, caso queira ir um pouco além e fazer um post mostrando o depoimento, coloque-o em um layout que destaque a mensagem. Além disso, caso seja um depoimento maior, faça uma postagem em carrossel que não tem erro!

Avaliações

As redes sociais não são os únicos lugares onde as pessoas procuram quando precisam da indicação de algo. Na verdade, o lugar mais comum para encontrar empresas e conhecer mais sobre elas é o Google. Por isso, é preciso atentar-se também às suas avaliações e ao depoimento das pessoas no buscador.

Google

Sabe aquelas estrelas acompanhadas de uma nota, que aparecem do lado direito dos resultados quando pesquisamos por alguma empresa no Google? Esse é o sistema de avaliação da ferramenta de buscas. É interessante pedir para que seus clientes te avaliem no Google porque é a primeira coisa que aparece quando procuram por sua marca.

Vale até enviar o link do campo de avaliações para o cliente, a fim de que ele deixe seu depoimento com mais facilidade. Se você tiver seguido a dica do feedback e escrito o depoimento, também pode enviá-lo para que o cliente faça uso dele em sua avaliação.

Facebook

Não é só o Google que possui um campo de avaliações. O Facebook conta com uma ferramenta similar. Sendo assim,  é muito importante incentivar seus clientes a avaliá-lo na plataforma. Esses depoimentos aparecem para os visitantes e, quando positivos, são um excelente cartão de visitas.

Gatilho de prova social

Os gatilhos mentais são os responsáveis por influenciar as pessoas em suas decisões de compras sem que elas percebam. É por esse motivo que, às vezes, compramos algumas coisas e não conseguimos entender o porquê.

O gatilho de prova social consiste em despertar a necessidade de aceitação do indivíduo, a fim de que ele decida comprar o seu produto. Quando você diz para alguém que todas as pessoas legais estão comprando seu produto, a tendência é que ele queira comprar também. É exatamente assim que esse gatilho funciona, e é aí que entra a necessidade de ter aquele depoimento positivo do cliente. Percebe como as coisas estão ligadas?

Como usar

Para que o depoimento do seu cliente seja bem aproveitado, é preciso saber utilizá-lo. Alguns lugares interessantes para utilizar esses feedbacks, além das redes sociais e Google, são:

  • Conteúdo do blog;
  • Site da marca;
  • Call to action (CTA);
  • E-mail marketing.

Um depoimento pode ser adaptado para todas as situações citadas acima. Um artigo com os cases de sucesso da empresa pode ser uma excelente propaganda, assim como um depoimento em um call to action só aumenta seu poder de conversão.

Por que são importantes

A importância dos depoimentos de clientes se deve ao fato de eles servirem como uma prova da boa qualidade dos seus produtos ou serviços. Quando os feedbacks dos seus clientes ficam visíveis para os outros visitantes do seu site ou redes sociais, sua marca ganha mais credibilidade.

Mais do que isso, pedir um depoimento dos seus clientes é o mesmo que pedir sua opinião, o que demonstra que você se importa com o que eles pensam, por isso, trabalha sempre para entregar a melhor experiência. Portanto, a probabilidade de essas pessoas se sentirem valorizadas e quererem comprar de novo com você será muito maior.

Conseguir boas avaliações é muito importante para o seu negócio. | Foto: Pixabay/Tumisu.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre depoimentos de clientes e muito mais, e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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