fbpx

Fotos de Respiro: por que e como usar no seu feed

As redes sociais possuem um papel importante na vida das pessoas, principalmente para aqueles que as usam de maneira comercial, visando fazer da internet algo rentável. O Instagram é a plataforma mais utilizada por quem busca se fazer presente no ambiente digital e, possuir um perfil organizado nessa rede, é fundamental para ser uma figura de sucesso. Pensando nisso, muitas pessoas estão adotando estratégias de ordenação das publicações, como as fotos de respiro.

De acordo com o Relatório Digital de 2021, o Instagram é a quarta rede social mais utilizada no Brasil, com 95 milhões de usuários. Isso mostra que essa rede social tem muito potencial a ser explorado e organizar o feed com foto de respiro é uma saída para se destacar na plataforma.

Foto de respiro: entenda o motivo para utilizá-la e como criá-la. | Foto: Unsplash.

O que é foto de respiro?

O post de respiro ainda não é um artifício muito utilizado pelos usuários, por isso, ainda existem algumas dúvidas quanto ao que isso é. O respiro Instagram relaciona-se a fotos mais neutras, que não possuem muitos elementos e que seguem uma paleta de cores clara e leve.

Essa foto de respiro normalmente registra objetos cotidianos e ambientes, ou então possui um fundo neutro com uma frase significativa. Independente do que está sendo exibido, esse tipo de post preza pelo minimalismo.

Exemplo de foto de respiro. | Foto: Unsplash.

Como visto acima, o post de respiro possui poucos elementos, os quais estão presentes no dia a dia da pessoa. Além disso, fica claro que não existe uma grande produção por trás desse tipo de fotografia, apenas uma boa montagem de objetos e iluminação.

Qual sua importância no feed?

Atualmente, os perfis no Instagram possuem fotos com muitas informações, ou seja, diversas cores e objetos. Isso é ótimo, pois esse tipo de postagem gera um bom engajamento. No entanto, às vezes, é necessário diminuir um pouco esse ritmo para não deixar o feed poluído. Para isso, existe o post respiro, que cadencia o fluxo de informações.

Além disso, essa foto de respiro serve para organizar o seu feed. Ao entrar em um perfil, a distribuição será de linhas com 3 fotos cada. Para ligar uma foto com a outra, fazendo com que todas conversem entre si, a pessoa coloca um post de respiro que condiz com o tema e cores das outras publicações. 

É fundamental ressaltar que, para a foto de respiro conseguir cumprir essas duas funções, ela precisa estar relacionada com as outras imagens do seu perfil. Com isso, não adianta postar algo aleatório, é necessário que esse post de respiro tenha um significado.

Como usar foto de respiro

Depois de entender o que é post de respiro e para que ele serve, chegou a hora de entender como usá-lo em seu Instagram. Não adianta postar uma foto de respiro de qualquer maneira esperando um bom resultado, existe uma programação antes de usá-la.

É preciso distribuir o post de respiro de maneira que ele case com os outros conteúdos. Para isso, você pode postar o post de respiro para que sempre fique em determinada coluna, por exemplo. Ou então fazer com que as fotos de respiro estejam sempre nas diagonais, como abaixo:

Exemplo de feed com post de respiro. | Foto: Freepik.

Também é preciso usar com certa frequência a publicação de fotos de respiro, para que seja criado um padrão. Postar esse tipo de imagem apenas de vez em quando não fará com que haja o efeito esperado, inclusive, podendo desorganizar o feed e deixando-o com menos glamour.

Como fazer foto de respiro

Existem várias fotos de respiro em bancos de imagem e nas redes sociais, o que facilita para aqueles que querem utilizar esse artifício. No entanto, várias pessoas podem publicar essas mesmas figuras, o que perde a originalidade que a audiência tanto preza. Por isso, é muito importante que você faça o seu próprio post de respiro.

Como citado anteriormente, a foto de respiro não demanda muita produção artística, tudo o que você precisa é uma boa câmera, boa iluminação e um bom cenário. Tendo esses três elementos, você consegue um ótimo post de respiro.

Há também a possibilidade de você querer postar uma foto de respiro que tenha uma frase de efeito como principal elemento. Você também pode criar esse tipo de imagem, basta utilizar aplicativos de edição voltados para a junção de imagem com texto, como o Canva.

Use paleta de cores

O mais importante da foto de respiro é que ela combine com o resto do seu feed. Para conseguir isso, o ideal é sempre utilizar paleta de cores semelhantes, fazendo com que as tonalidades de todas as imagens conversem entre si.

A paleta de cores não é a variação de apenas uma tonalidade, mas, sim, um guia para entender quais cores combinam entre si. Por ser algo com certo grau de dificuldade, é importante estudar um pouco sobre esse assunto antes de colocá-lo em prática.

Para conseguir isso, é importante criar uma identidade visual para o seu perfil, pois assim ficarão estabelecidos vários fatores, como paleta de cores, estilo de letra e muito mais.

Essa paleta de cores também precisa estar presente na foto de respiro que possui as frases de efeito. Então, quando for produzi-la, siga a sua cartilha de tonalidades escolhida.

Além dessa estratégia deixar o feed mais bonito e organizado, ele passa um ar de profissionalismo e comprometimento. Assim como chama a atenção da pessoa, fazendo com que ela fique muito tempo no seu perfil analisando as escolhas feitas.

Exemplos de templates

Ainda, é importante escolher um template para as suas publicações, em especial as fotos de respiro. Afinal, em todas, você precisará manter um padrão, visando inclusive sua própria identidade visual – que lembre a marca e faça conexões com ela.

Dessa maneira, é interessante trabalhar com templates que tenham a ver com o seu conteúdo. A escolha da paleta de cores também é fundamental no processo. Então, vale destacar que a escolha das cores deve ser feita de maneira criteriosa. Por exemplo, você não misturará tonalidades fortes com tom pastel – uma vez que a combinação pode gerar desconforto visual.

Uma ideia é misturar cores, como branco, vermelho e rosa. Neste caso, o rosa é fruto da combinação entre as duas cores, o vermelho é uma cor primária e o branco é resultado da mistura de todas as cores do arco-íris. Além de criar uma estética agradável àqueles que observam o post de respiro, a mistura também pode gerar identificação com a sua marca.

Contudo, há vários templates que você pode utilizar, das mais variadas cores. O aplicativo Canva também pode auxiliar neste momento do projeto – seja com templates prontos ou com a criação de novos templates personalizados.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Como visto, o método Sirius é uma ótima maneira para que você consiga seguir os passos de como ser famosa no Instagram, inclusive, utilizando as fotos de respiro como um diferencial perante a sua audiência. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Benefícios do marketing terceirizado

A terceirização é um assunto bastante recorrente no mundo corporativo. Geralmente, terceirizar serviços traz maior flexibilidade e eficiência em alguns casos. Se você é um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *