O e-commerce, ou seja, comércio baseado em compras e vendas realizadas pela Internet, está cada vez mais em ascensão desde o ano passado. Os produtos são variados e podem ser físicos ou não. Atualmente, muitos negócios digitais apostam na venda e distribuição de e-books e de serviços como cursos e consultorias, além de outros infoprodutos. Nesse cenário, somente estratégias para a criação da loja virtual não são suficientes: é preciso analisar todos os resultados do empreendimento on-line e fazer um planejamento de Marketing Digital completo.
Existem alguns pontos fundamentais a serem considerados para fazer a análise de um e-commerce, seja ela positiva ou negativa. Confira alguns deles, a seguir!
O número de vendas é uma métrica fundamental, visto que todo negócio tem como objetivo aumentar o seu faturamento. Ao utilizá-lo, você pode levar em consideração o valor total do faturamento, como também a quantidade de pedidos. Basicamente, é importante ter conhecimento dos dois números.
Assim como em lojas físicas, a quantidade de clientes é um fator determinante. E, claro, quanto mais gente visita o site, maiores vão ser as chances de compra e venda. Para que os consumidores visitem essa página tão importante de venda, investir na divulgação por meio das redes sociais é fundamental.
Além disso, o e-mail marketing também pode conferir mais visibilidade à empresa se não for desenvolvido em exagero. O Google Analytics mostrará quantos usuários visitaram e sua página por mês: não deixe de investir na ferramenta. No caso de clientes que utilizam o JET Analytics, algumas informações são disponibilizadas: melhores clientes; funil de compras; novos clientes mensais; comparativos por faixa etária e sexo; carrinhos abandonados; visitantes de loja; clientes e e-mails cadastrados, pedidos e a relação entre visitas e faturamento. Tudo isso será importante para estudar a performance do seu e-commerce com mais clareza.
Diferentes estratégias de Marketing Digital podem ser tomadas na busca por novos e diversos clientes. Entretanto, em meio a tantas oportunidades que demandam diferentes tipos de investimento, é possível saber qual apresenta os melhores resultados avaliando o custo de aquisição do cliente.
O CAC avalia o valor que foi investido em ações para converter um lead (potencial cliente) em cliente. Para calculá-lo, deve-se considerar o total investido e a quantidade de novos consumidores gerados no período. A fórmula é: CAC = total de investimento feito na estratégia/número de novos clientes gerados. Dessa maneira, você pode comparar os resultados das diversas estratégias e encontrar as melhores opções para priorizar em seu projeto.
O ticket médio irá avaliar a quantia média gasta pelos seus clientes. Para calculá-lo, é preciso saber o faturamento do tempo de análise e a quantidade total de pedidos. Com esses valores, já é possível utilizar a fórmula: ticket médio = faturamento total/número de pedidos.
Com o ticket médio e o custo de aquisição do cliente, abordado anteriormente, é mais simples construir uma análise criteriosa: se o valor do CAC for mais alto do que o do ticket médio, você está gastando mais para atrair um cliente do que ele realmente está gastando no seu e-commerce, o que não é um resultado satisfatório.
A taxa de conversão é um indicador de desempenho para e-commerce que tem como função avaliar como está a eficiência do seu site em converter um visitante em cliente. Para calculá-la, você deve contar com dois dados: o número de visitantes e o número de pedidos do período que deseja analisar. A fórmula é a seguinte: Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos/número de visitantes no site) x 100.
Não deixe de avaliar todos esses indicadores e continue trabalhando para que o seu e-commerce cresça com tantas oportunidades novas no mercado de negócios digitais. Se restou alguma dúvida, comente!
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