fbpx

Identidade visual: o que seu marketing digital ganha com isso?

Qual a primeira coisa que você nota quando acessa o perfil de uma marca nas redes sociais? Normalmente, a foto com o logotipo da companhia e as cores principais são os itens que mais chamam atenção, “logo de cara”. A identidade visual de uma empresa é seu cartão de visitas e a porta de entrada para muitos negócios fechados. Por isso, é tão importante levá-la em conta na sua estratégia de marketing digital.

marketing digital
Construir uma boa identidade visual é crucial para uma boa estratégia de marketing digital |
 Foto: Mika Baumeister

Quer entender quais são os outros fatores que determinam a importância da identidade visual e aprender como criar uma para sua marca? Continue a leitura!

Importância de uma boa identidade visual

O visual da sua marca expressa seus valores e objetivos. Além disso, é o primeiro contato do cliente com sua empresa. Por isso, é tão importante que ela seja bem pensada. Principalmente hoje em dia, em que as companhias lutam para conseguir a atenção do público, as que mais se destacam são aquelas que possuem uma identidade marcante e bem definida.

Grandes empresas como Google, Apple, Nike e Coca-Cola não gastam milhões com o desenvolvimento e promoção de suas marcas à toa. Em seu livro intitulado “Design de identidade da marca”, Alina Wheeler fala que “toda a empresa precisa diferenciar-se de seus concorrentes para obter uma fatia maior no mercado”.

Por isso, é interessante empenhar-se na construção de imagem da sua empresa, principalmente quando o foco está em produzir conteúdo para redes sociais. Criar um logo atrativo e um bom manual de identidade visual atrai as pessoas certas para o seu negócio, além de passar a mensagem que você deseja. Mas, para que tudo isso aconteça, não basta criar do nada, é preciso saber por onde começar e qual caminho seguir.

Aprenda a criar uma identidade visual incrível

Por isso, agora que você entende a importância da identidade visual para sua estratégia de marketing digital, está na hora de aprender o caminho certo para destacar sua marca em meio a tantas opções no mercado. Existem alguns passos a serem seguidos, a fim de que você consiga uma imagem consistente, atrativa e condizente com os valores da sua empresa.

Faça um briefing

Antes de tudo, você precisa conhecer sua marca. Então, não existe a possibilidade de criar uma identidade visual eficaz sem um briefing, visto que ele se trata de um documento onde várias informações são reunidas, a fim de que o time de marketing consiga traçar melhores estratégias para desenvolver seus projetos. Essa etapa é ideal para que o caminho a ser seguido fique o mais claro possível.

Os dados coletados durante a etapa de briefing devem deixar claro a situação atual da empresa, como ela se posiciona no mercado, bem como a forma que ela deseja se posicionar e ser vista no futuro. Para isso, existem algumas perguntas que você não deve deixar de fazer:

  • Por que sua marca necessita de uma identidade visual?
  • Como ela é vista hoje no mercado?
  • Como você quer que ela seja vista no futuro?
  • Quais são os diferenciais de seus produtos/serviços?
  • Qual é seu público-alvo?
  • Quem são seus principais concorrentes?
  • Quais palavras podem definir sua marca?
  • A empresa tem preferência de cores?
  • Existe alguma cor que precisa ser evitada?
  • Qual o orçamento e prazos disponíveis para o projeto?

A partir dessas questões, já será possível ter uma ideia dos próximos passos da marca na criação da identidade visual. Depois de definido o briefing, é mais fácil iniciar o processo criativo e partir para as próximas etapas.

Recolha inspirações

Após ter os objetivos traçados, é hora de começar a coletar ideias. Uma ótima maneira de fazer isso é realizando um brainstorm – tempestade de ideias, em tradução livre – que funciona quando as pessoas do time se reúnem para oferecer diversas ideias. Regras como não julgar nenhuma ideia e anotar todas elas são algumas que podem ser aplicadas durante a reunião.

Também é interessante estudar seus concorrentes e perceber como eles se posicionam visualmente nas redes sociais: as cores, letras e símbolos que utilizam. Isso é importante para perceber o que pode, ou não, funcionar para sua marca. Você observa o erro dos outros para não cometê-los.

Defina o estilo da marca

Depois que estiver com as referências, é o momento de tirar as ideias do papel. Nesta etapa, você precisa definir as fontes, cores e estilo da identidade. Faça escolhas que combinem com a mensagem que você quer passar e com os sentimentos que a marca precisa despertar no público.

Por isso, é interessante atentar-se especialmente às cores. A psicologia por trás desse ponto deve receber sua devida atenção. Cores mais quentes, como vermelho e amarelo, costumam representar força, rapidez e dinamicidade. Enquanto as frias, a exemplo do azul e verde, remetem à seriedade e frescor.

Desenvolva um manual de identidade visual

O manual de identidade visual consiste em um documento que reúne tudo que se refere à imagem da empresa. Ele é responsável por documentar o logotipo, as cores e as fontes utilizadas, bem como a visão e valores da marca. Esse material norteará todo e qualquer conteúdo gráfico que será desenvolvido para a companhia.

Portanto, desenvolver uma boa identidade visual é de extrema importância para ganhar destaque no mundo dos negócios. Também, é importante ressaltar que o fator principal para que a imagem seja bem recebida pelo público é alinhar qualquer decisão com os valores e objetivos da marca.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *