fbpx

Como analisar a performance de um e-commerce

O e-commerce, ou seja, comércio baseado em compras e vendas realizadas pela Internet, está cada vez mais em ascensão desde o ano passado. Os produtos são variados e podem ser físicos ou não. Atualmente, muitos negócios digitais apostam na venda e distribuição de e-books e de serviços como cursos e consultorias, além de outros infoprodutos. Nesse cenário, somente estratégias para a criação da loja virtual não são suficientes: é preciso analisar todos os resultados do empreendimento on-line e fazer um planejamento de Marketing Digital completo.

negócios digitais
Saiba se o seu e-commerce está performando bem | Foto: Glenn Carstens-Peters

E-commerce e mercado

Existem alguns pontos fundamentais a serem considerados para fazer a análise de um e-commerce, seja ela positiva ou negativa. Confira alguns deles, a seguir!

1. Quantidade de vendas

O número de vendas é uma métrica fundamental, visto que todo negócio tem como objetivo aumentar o seu faturamento. Ao utilizá-lo, você pode levar em consideração o valor total do faturamento, como também a quantidade de pedidos. Basicamente, é importante ter conhecimento dos dois números. 

2. Visitas no site

Assim como em lojas físicas, a quantidade de clientes é um fator determinante. E, claro, quanto mais gente visita o site, maiores vão ser as chances de compra e venda. Para que os consumidores visitem essa página tão importante de venda, investir na divulgação por meio das redes sociais é fundamental.

Além disso, o e-mail marketing também pode conferir mais visibilidade à empresa se não for desenvolvido em exagero. O Google Analytics mostrará quantos usuários visitaram e sua página por mês: não deixe de investir na ferramenta. No caso de clientes que utilizam o JET Analytics, algumas informações são disponibilizadas: melhores clientes; funil de compras; novos clientes mensais; comparativos por faixa etária e sexo; carrinhos abandonados; visitantes de loja; clientes e e-mails cadastrados, pedidos e a relação entre visitas e faturamento. Tudo isso será importante para estudar a performance do seu e-commerce com mais clareza.

3. Custo de aquisição do cliente

Diferentes estratégias de Marketing Digital podem ser tomadas na busca por novos e diversos clientes. Entretanto, em meio a tantas oportunidades que demandam diferentes tipos de investimento, é possível saber qual apresenta os melhores resultados avaliando o custo de aquisição do cliente.

O CAC avalia o valor que foi investido em ações para converter um lead (potencial cliente) em cliente. Para calculá-lo, deve-se considerar o total investido e a quantidade de novos consumidores gerados no período. A fórmula é: CAC = total de investimento feito na estratégia/número de novos clientes gerados. Dessa maneira, você pode comparar os resultados das diversas estratégias e encontrar as melhores opções para priorizar em seu projeto.

4. Ticket médio

O ticket médio irá avaliar a quantia média gasta pelos seus clientes. Para calculá-lo, é preciso saber o faturamento do tempo de análise e a quantidade total de pedidos. Com esses valores, já é possível utilizar a fórmula: ticket médio = faturamento total/número de pedidos.

Com o ticket médio e o custo de aquisição do cliente, abordado anteriormente, é mais simples construir uma análise criteriosa: se o valor do CAC for mais alto do que o do ticket médio, você está gastando mais para atrair um cliente do que ele realmente está gastando no seu e-commerce, o que não é um resultado satisfatório.

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador de desempenho para e-commerce que tem como função avaliar como está a eficiência do seu site em converter um visitante em cliente. Para calculá-la, você deve contar com dois dados: o número de visitantes e o número de pedidos do período que deseja analisar. A fórmula é a seguinte: Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos/número de visitantes no site) x 100.

Seja notável

Não deixe de avaliar todos esses indicadores e continue trabalhando para que o seu e-commerce cresça com tantas oportunidades novas no mercado de negócios digitais. Se restou alguma dúvida, comente!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *