Desde 2016, o Instagram oferece ferramentas específicas para que empresas possam utilizar a plataforma para vender produtos ou serviços e conquistar mais clientes. Uma delas são os anúncios pagos, que contemplam diversas vantagens ao negócio. Segundo um estudo de 2018 da Opinion Box, empresa de pesquisas de mercado on-line, 50% dos usuários já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram. Além disso, mais da metade dos usuários no Brasil confere o feed várias vezes ao dia. Por essas e outras razões, anunciar nesta rede social vale muito a pena.
Primeiro, escolha uma determinada forma para anunciar: a mais fácil é promover as publicações já feitas ou comprar anúncios de parceiros, caso você não tenha tempo para criar o seu próprio conteúdo. Entretanto, a ferramenta mais completa é o “Gerenciador de Negócios do Facebook”, que oferece recursos específicos para criar e acompanhar as campanhas.
Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e crie uma conta, se você ainda não tiver. Em seguida, associe a fanpage da sua empresa nas configurações básicas. Por último, configure sua conta do Instagram para possibilitar a criação dos anúncios.
Para configurar o seu anúncio, escolha entre os objetivos disponíveis: alcance, tráfego, visualizações, conversões e envolvimento, por exemplo. Cada um dos objetivos pode ser adicionado em reconhecimento, consideração ou conversão, de acordo com o tipo de anúncio. Todo o direcionamento da campanha está relacionado aos objetivos/ estratégias de marketing.
Defina o quanto pode gastar com os anúncios. Existem diferentes opções, cada uma de acordo com algum objetivo de marketing escolhido.
O Instagram oferece inúmeras segmentações: idade, gênero, localização, interesses e forma de interação são algumas delas. Nas opções avançadas, atente-se ao termo “conexões”, onde você pode selecionar públicos que curtiram sua página e estão mais próximos da marca.
Escolha entre os cinco formatos disponibilizados. Normalmente, os vídeos geram mais resultados do que somente fotos. Atente-se ao formato da imagem, como também ao tamanho do arquivo. Escreva uma chamada e uma descrição de acordo com o número de caracteres disponíveis e escolha um botão call-to-action e uma URL de destino. Outras dicas para a criação dos anúncios são: incluir localização, marcar outros usuários, adicionar textos curtos e objetivos, moderar no uso das hashtags e utilizar stories. Além disso, crie conteúdos relevantes para o seu público-alvo, que transmitam credibilidade. Não se esqueça de colocar o nome da sua marca no nome da conta. Se possível, crie e insira um logo na foto do perfil: isso garante personalidade à sua empresa.
Não se esqueça de definir se deseja veicular o anúncio somente no Instagram ou também no Facebook. É sempre uma boa alternativa anunciar em ambos. Escolha também se as visualizações serão somente em desktops ou em mobiles.
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…