Quando se trata de trazer um cliente antigo de volta às compras, nem sempre é fácil. Precisa de uma troca de confiança entre consumidor e marca para estabelecer maior relacionamento e começar afidelização dos seus clientes. Para isso, as redes sociais são grandes aliadas!
Cliente volta às compras usando as redes sociais
As redes sociais ajudam tanto a impulsionar novas vendas quanto a recuperar clientes que estão um pouco “sumidos”.
Uma dessas causas é que, em 2019 e 2020, o tempo médio gasto por usuários de internet que se manteve ativo nas redes sociais, estimado em 145 minutos diários, nos dois anos consecutivos, de acordo com o relatório realizado pela Statista, liberado em janeiro deste ano.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer o seu cliente voltar às compras da sua empresa utilizando as redes sociais. Confira!
Interação e conteúdos nas redes sociais
Mantenha uma relação interativa com o seu público para fidelizar seus consumidores nas suas respectivas redes sociais. Use assuntos que estão em alta, responda as perguntas nas suas publicações ou entre em alguma piada que eles estão fazendo.
Além disso, utilize os recursos disponibilizados em cada plataforma e que dá uma possibilidade maior de engajamento, como as caixas de perguntas ou votação nos Stories do Instagram. Crie conteúdos exclusivos e personalizados sobre os seus produtos ou serviços e estabeleça uma base maior de relacionamento e interação com seus consumidores
Assim, a marca apresenta de forma mais clara os seus objetivos e diferenciais dentre outras opções no mercado, também fideliza seus compradores e aumenta o engajamento em sites de busca de maneira orgânica.
Exclusividade e sorteios nas redes sociais
Muitas vezes, os clientes são movidos pela escassez de algum produto na internet. Ou seja, planeje alguma exclusividade da sua marca e faça uma divulgação nas redes sociais que chame a atenção de novos consumidores e aumente suas chances de lucrar com um produto original.
Uma forma de reforçar essa estratégia é buscar parcerias nos nichos semelhantes ou distintos ao seu, rendendo uma divulgação entre as marcas. Com elas, você pode investir em um agrado para os consumidores com um sorteio ou promoção, como um combo de produtos ou serviços da loja. Isso, além de deixar os clientes mais eufóricos com os serviços da sua marca, impulsiona sua conta comercial para novos compradores e atinge mais pessoas com seu negócio.
Planeje programas fidelidade
As recompensas e programas de fidelidade são grandes estratégias para manter a efetuação de compras com seus clientes. Por isso, faça uma ficha cadastral integrada em uma rede social e dê benefícios para os consumidores mais fiéis e que buscam sempre pela sua marca no mercado, seja com aquisições frequentes ou gastos altos no seu negócio.
Dessa forma, eles se sentirão instigados a continuar usufruindo dos seus serviços e produtos, indicando sua empresa e engajando novos usuários para o seu comércio, além de terem um aconchego após as compras, com uma chance de obter recompensas recorrentes ou participar de sorteios exclusivos dentro desse pacote.
Pesquisa de satisfação online
O processo de compras e vendas não termina após a aquisição e entrega do produto ao cliente. Mesmo após a efetuação e uso do produto, mantenha o contato com o consumidor com o intuito de anotar as experiências que ele teve com a sua marca e identificar aquilo que falta para melhorar seu desempenho.
Para isso, busque por uma enquete nas redes sociais com a intenção de obter um feedback do cliente e demonstre preocupação para restabelecer o relacionamento entre empresa e comprador.