Antes de pensar em ganhar curtidas no Instagram, é importante entender alguns aspectos sobre ele. No vídeo “5 razões para não criar conteúdo para Instagram”, Bruno Ávila, publicitário e empreendedor digital há 23 anos, exemplifica algumas características fundamentais para quem deseja trabalhar com a rede social.
Normalmente, as pessoas visualizam o seu post uma vez só, quando ele passa pela timeline. No YouTube é diferente, os vídeos podem começar a performar depois de algum tempo (até mesmo anos). O Instagram é uma plataforma em tempo real, centrada no feed e na timeline. Assim, a sua pesquisa não é tão eficiente como a do Google ou do YouTube, por exemplo.
Você vira “escravo” por ter que produzir o tempo todo. Pode ser que essa tentativa de mostrar a vida real funcione, mas é interessante utilizar também outras ferramentas que deixem o seu conteúdo mais atemporal, como o YouTube.
A facilidade do “arrasta para cima” é somente para usuários que já têm mais de 10 mil seguidores. Para outras contas, os links devem ser disponibilizados na “bio”. Entretanto, muitas pessoas nem sabem o que é “bio”. Além disso, as que sabem podem acabar não clicando pelo gasto de tempo em ir até o perfil, ou seja, pela falta de funcionalidade que a ação engloba.
Diferentemente do YouTube, você não consegue assistir as lives do Instagram em aparelhos televisivos. Isso pode ser ruim para quem deseja compartilhar o momento com amigos ou familiares ou ter uma visão mais confortável do evento.
Parece controverso, mas o Instagram penaliza quem cria conteúdo para o Instagram: ele tira a possibilidade do seu material aparecer, para você ter que pagar por isso. Assim, muita gente opta por “impulsionar” as postagens. Em contrapartida, o YouTube quer entregar a sua produção para mais pessoas com o objetivo de encaixar mais espaços publicitários. Se o vídeo oferecer resultado, ele vai te ajudar.
Diante de todas essas características, é preciso estudar um pouco para utilizar o Instagram de forma correta. O ideal é você lucrar com o seu negócio on-line primeiro e depois utilizar esse dinheiro para investir no Instagram, comprando “espaços” dentro dele. Dessa forma, serão necessários apenas algumas publicações e anúncios, e não será preciso fazer stories e lives o tempo todo. Utilize o seu perfil dentro do Instagram para anunciar, buscar engajamento e conversar com o seu público-alvo. Não deixe de lado o YouTube: produza lá e compartilhe um conteúdo adaptado na sua página.
Com isso em mente, é hora de trabalhar por mais curtidas no Instagram. Além de buscar o engajamento de seguidores reais, outras ações poderão contribuir no processo. Confira a seguir!
Quando se fala em engajamento, é necessário priorizar a interação. Ou seja, quanto mais você interage com o seu público, maior será o engajamento dele em sua página. Trate de sempre responder aos comentários e aos directs e utilize os “call-to-actions” (verbos de chamada, normalmente no imperativo, como: curta, comente e marque algum amigo) para incentivar os comentários e as curtidas nos posts.
Se você tem uma conta comercial ou de criador de conteúdo, poderá ter acesso à atividade dos seus seguidores. Para isso, clique no seu perfil, em “informações” e depois em “público”. No final da página você verá os dias da semana e horários em que o seu público está mais ativo. O horário de interação das pessoas com o seu perfil também é disponibilizado: acesse as informações da conta e depois clique em “atividade”. Com isso, é possível programar as postagens para períodos em que mais curtidas são prováveis.
Utilize as hashtags nos comentários da publicação e opte por, em média, somente oito termos. Para saber quais palavras utilizar, pense na teoria das palavras-chave. Cuidado com o excesso, ele pode transformar a sua publicação em spam.
É uma ferramenta para criar vídeos divertidos e compartilhar com os seus amigos ou qualquer pessoa no Instagram. Grave e edite vários clipes de 15 segundos com áudio, efeitos e novas ferramentas de criação. Você pode compartilhar com seus seguidores no feed e, se tem uma conta pública (o que é indicado para quem quer mais curtidas), disponibilizá-los para uma comunidade maior por meio de um novo espaço no “explorar”. O uso do reels no “explorar” oferece a qualquer pessoa a chance de tornar-se um criador de conteúdo e alcançar novos públicos em um cenário mais global.
Adicionar a localização no seu post faz com que ele seja encontrado com mais facilidade. Ao clicar no endereço de uma loja, de um ponto turístico ou de uma cidade, por exemplo, todas as publicações/contas que adicionaram o local serão exibidas. Os posts com mais curtidas estarão entre os conteúdos mais relevantes da geolocalização.
Entre todas as estratégias de Marketing Digital, segmentar o seu nicho é uma das principais. Só assim será possível criar e direcionar o seu conteúdo para o seu público-alvo. Afinal, suas estratégias de atração só funcionarão se tiverem objetivos específicos.
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