O Instagram é uma rede social on-line de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários. O aplicativo conta com diversas ferramentas, filtros e formatos para aqueles que gostam de produzir conteúdo para Instagram.
Com a difusão do Instagram e também das outras redes sociais, o nível de exigência dos usuários cresceu e, consequentemente, o conteúdo divulgado nesta plataforma precisa ter uma boa qualidade.
Muitos veem essa rede social somente como entretenimento e distração, mas ela é fundamental também para o mundo dos negócios. Marcas e empresas conseguem se firmar no mercado e atrair cada vez mais consumidores através de uma boa produção de conteúdo.
Neste artigo, vamos falar sobre a produção de conteúdo para Instagram. Explicaremos a importância de criar materiais para essa rede e também quais estratégias devem ser adotadas na produção de conteúdo para Instagram. Confira!
Atualmente, produzir conteúdo para Instagram é uma atividade básica do Marketing de Conteúdo e uma necessidade vital de todas as empresas. Independentemente do objetivo, seja construir público para início do negócio até expandir sua marca globalmente, os materiais que são postados no Instagram geram resultados positivos para os negócios.
O número de pessoas que está no Instagram aumenta a cada dia. O Brasil ocupa a segunda posição em número de pessoas com contas nessa rede, com 66 milhões. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, a rede social é acessada por 67% dos seus usuários brasileiros mais de uma vez por dia.
Além disso, a intenção de 47% das pessoas entrevistadas é aumentar ainda mais o tempo on-line no Instagram. Esse crescimento torna o público cada vez mais diversificado. Por isso, é cada vez mais necessário que as empresas estejam presentes nessa rede. O Instagram tem espaço para todos os nichos do mercado.
O Instagram é uma rede de contato importante entre os produtores de conteúdo e seu público. Por meio do Instagram, os produtores identificam seu público, recebem feedbacks, especializam seu conteúdo e mantêm uma relação mais próxima com os usuários que os acompanham.
Diferente da conta comercial, o perfil do criador de conteúdo para Instagram é voltado para influenciadores e pessoas físicas. Como mencionamos, com este tipo de conta, é mais fácil gerenciar mensagens de clientes em potencial e decidir qual conteúdo publicar.
Os perfis de produtores de conteúdo são um pouco mais humanizados do que perfis corporativos. Além disso, os relatórios gerados na plataforma pelas contas de criadores de conteúdo para Instagram são diários ou semanais e referem-se principalmente a dados relacionados aos usuários que seguem o perfil.
Portanto, o Instagram é essencial para que os produtores de conteúdo conheçam seu público e acompanhem o comportamento dele.
Agora que já te mostramos a importância do Instagram nos negócios, separamos 7 dicas para a produção de conteúdo nessa rede social. Veja.
Uma dica que gera resultado em curto prazo é criar e divulgar promoções. Pode ser por meio de brindes, desconto especial para um novo cliente ou sorteio do Instagram.
É importante que a estratégia de promoção que for adotada esteja alinhada aos objetivos do marketing. Se for bem planejada, essa ação pode gerar novos seguidores relevantes e aumento nas vendas.
Um dos desejos do público é saber mais sobre os bastidores da empresa. Isso ajuda a aumentar a confiança e fidelidade deles, já que conseguem ver melhor como o produto ou serviço é produzido.
Essa dica também é importante para exibir os valores da empresa, melhorar a exposição da marca e gerar retorno financeiro para ela.
Use enquetes para interagir e se aproximar cada vez mais do seu público e também entender qual tipo de conteúdo ele quer que você produza. Essa iniciativa permite que a marca crie e divulgue de forma assertiva e direcionada seu conteúdo para Instagram.
Se um cliente enviar um feedback positivo sobre sua marca, aproveite e compartilhe com seus seguidores. Depoimentos são uma excelente forma de tirar objeções e fazer os seguidores entenderem mais sobre o negócio a partir da perspectiva de outro consumidor.
Faça transmissões ao vivo para gerar mais engajamento e aproximar a empresa do público. Essa é uma forma espontânea de contato.
As pessoas também utilizam o Instagram quando querem aprender algo novo ou tirar dúvidas. Por isso, os tutoriais e guias são uma maneira de produzir conteúdo para Instagram de forma relevante e ainda ajudam a persona em variados estágios do funil de vendas. Esses conteúdos aumentam a percepção a respeito da autoridade da empresa.
Se acontecer algo novo no seu segmento de mercado, como atualizações e lançamentos, fale para o seu público. Faça uma série de posts e lives explicando as novidades aos usuários. Essa é uma forma de conquistá-los e reforçar a autoridade da marca.
O Instagram disponibiliza diferentes formatos que podem ser utilizados para diferenciar e inovar a produção de conteúdo. Não adianta fazer sempre a mesma coisa, por isso saber usufruir dos formatos que estão a sua disposição é importante.
Confira quais são os formatos de produção de conteúdo para Instagram.
As lives são transmissões ao vivo que costumam apresentar um tom mais espontâneo e ser uma ótima maneira de engajamento no Instagram. Mesmo que tenha um público reduzido no momento da live, o vídeo pode ser transformado em post para ficar no feed.
Para aumentar ainda mais as chances de engajamento, nas lives, há a possibilidade de chamar convidados para participar com você.
Os stories são vídeos, fotos, enquetes que ficam disponíveis até 24 horas. Por meio desse formato, você pode criar conteúdos dinâmicos, mostrar situações rotineiras e engraçadas e interagir de maneira mais pessoal com o público.
Quando as pessoas assistem a um vídeo, elas retêm 95% da mensagem. Assim, o conteúdo para Instagram em vídeo é uma maneira de fixar o material na cabeça das pessoas e explicar algo de forma mais detalhada.
O IGTV é uma plataforma do Instagram para vídeos de longa duração: são até 10 minutos e, caso a conta seja verificada, o limite aumenta para 1 hora. Você também pode compartilhar o conteúdo no feed e aumentar o número de visualizações e o tráfego orgânico pelo perfil.
O carrossel é a sequência de até 10 imagens ou vídeos em um único post. O forte desse formato é experimentar estratégias de sequências e narrativas dinâmicas, que transmitam uma mensagem clara ao seguidor.
Os Reels são vídeos curtos, variando de 15 segundos a 1 minuto. Seu alcance orgânico é alto, pois os algoritmos entregam o conteúdo por dias. Muitas marcas e influenciadores usam o formato para fornecer dicas rápidas.
Os materiais produzidos de conteúdo para Instagram devem ser visualmente atrativos, apresentar relevância e conversas com as dores e os desejos da persona. Não adianta postar qualquer coisa, muito pelo contrário. É importante se dedicar à produção desses conteúdos.
Algumas plataformas e aplicativos auxiliam o trabalho de produção de conteúdo para Instagram e também para outras redes sociais. Entre eles estão:
● Canva;
● PicsArt,
● PicMonkey;
● Hype Type;
● Inshot.
Além de produzir conteúdos adequados, é importante entender quais conteúdos criar, quando postar, por que postar. Nesse sentido, a Método Sirius pretende ajudar os empreendedores digitais a usar as redes sociais profissionalmente e atingir os resultados esperados. Bruno Ávila, criador do método da empresa Ser Notável, ensina por meio de lives como criar conteúdo para Instagram e em que momento e com qual frequência postar. O Método Sirius ajuda também no reconhecimento e visibilidade das empresas no Instagram. Clique aqui e conheça mais sobre esse método.
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