fbpx

Disciplina no trabalho: 5 dicas para o seu sucesso

A disciplina é uma das habilidades essenciais para todas as pessoas, sendo importante para todas as áreas, tanto na profissional quanto pessoal, assim, mesmo que grande parte do público reconheça o valor de ser disciplinado, a maioria não se esforça para conseguir alcançar esse objetivo. Por isso, entenda melhor a importância da disciplina no trabalho, elemento fundamental para maior autocontrole, melhor planejamento das suas metas, assim como um maior direcionamento das suas ações em busca do sucesso.

A disciplina é essencial para o sucesso no trabalho. Saiba mais sobre disciplina no trabalho. | Foto. Pixabay.

O que é disciplina no trabalho?

Em primeiro lugar, disciplina é a obediência a um grupo de normas e regras que são estabelecidas por determinados usuários. Além disso, pode se referir ao cumprimento de tarefas e responsabilidades específicas de cada pessoa. Desse modo, no ponto de vista social, disciplina representa a boa conduta, ou seja, a capacidade de seguir as ordens existentes na sociedade.

Por isso, ter foco e disciplina no trabalho é importante, desde a realização de objetivos pessoais até a manutenção da organização do ambiente, essencial para o convívio social. Nesse sentido, a ausência dessa característica motiva as pessoas a ficarem na cama todos os dias, assim, dificulta o alcance das metas no trabalho. Desse modo, influencia a produtividade e atividades da empresa.

Além disso, a disciplina é fundamental também no cotidiano, onde a criatividade é importante, como também é essencial o desenvolvimento de hábitos, conforme os objetivos e necessidades diárias. Nesse sentido, a disciplina contribui nesses aspectos, desde correr uma maratona, até ler um livro por semana.

Portanto, é a disciplina que vai ajudar com que você se mantenha motivado, mesmo nos períodos em que você não tem a menor vontade de realizar qualquer atividade. E, para ter disciplina no trabalho, você deve ter isso em mente.

Características de alguém disciplinado

O principal aspecto de uma pessoa disciplinada é a capacidade de abrir mão de momentos instantâneos de prazer, ou seja, focar em algo maior, que precisa de tempo e esforço para ser realizado. Um estudante, por exemplo, que ao invés de jogar bola, prefere ficar em casa se preparando para a prova que será realizada na escola.

A disciplina é uma das características mais importantes para o sucesso. Nesse sentido, alguns aspectos são importantes para quem busca esse objetivo, como: ser perseverante, não desistir, ter autocontrole, capacidade de resistir a distrações e tentar várias vezes até conseguir finalizar a tarefa.

Desse modo, é comum a vida colocar problemas e desafios no caminho do sucesso, portanto, para conseguir superá-los, é necessário agir com perseverança e persistência. Por isso, ter disciplina faz com que você se torne mais autoconfiante, melhorando a sua produtividade, autoestima e, consequentemente, trará satisfação e felicidade para a sua vida. No entanto, a falta de disciplina e comprometimento no trabalho leva ao fracasso, problemas de saúde, desânimos, entre outros.

Importância da disciplina no trabalho

A importância de saber como ser disciplinado no trabalho, está quando você percebe que trabalhar melhor é mais benéfico do que trabalhar mais. Com disciplina você consegue realizar todas as atividades que se propôs fazer em pouco tempo. Desse modo, nem sempre aquele colaborador que fica até tarde na empresa todos os dias é um bom exemplo a ser seguido.

Por outro lado, em determinadas situações, é importante dedicar algumas horas a mais em determinada tarefa, porém não deve ser a regra, mas sim a exceção. Assim, a disciplina facilita o planejamento dos objetivos, para que todas as metas sejam feitas dentro do tempo estipulado.

Dicas para ter disciplina no trabalho?

Saiba, a seguir, como ter mais disciplina no trabalho:

Defina seus objetivos

Ter definido onde quer chegar, é um ponto essencial e motivador, principalmente para quem busca mais disciplina no trabalho. Por isso, quando o profissional tem suas metas e planos traçados, nada consegue desviá-lo de seu foco. Desse modo, é importante definir seus alvos de curto, médio e longo prazo, por exemplo, promoções, liderança e contratação, concentrando-se no desenvolvimento de sua carreira.

Atente-se aos prazos

Se os horários são determinados para todos da empresa, da mesma maneira, o ideal é respeitar esse tempo e não chegar atrasado ao trabalho. Portanto, se você precisa dormir mais, experimente deitar mais cedo, porém se o problema é o tempo que você leva para acordar, arrumar-se e chegar à empresa, o ideal é calcular a rota ou planejar uma estratégia para chegar 10 minutos antes.

Concentre-se

O foco é fundamental para quem busca mais disciplina no trabalho. Desse modo, evite distrações, como bate-papos no celular ou conversas com outros colaboradores.  Concentre-se em seus projetos, tarefas, prazos e demandas, portanto, ao começar suas tarefas, o recomendado é finalizá-las por completo.

Identifique causas de indisciplina

Será que você está no local certo e fazendo algo que realmente te motiva profissionalmente? É comum a indisciplina indicar a sua falta de identificação com a função e as atividades que o profissional tem desempenhado na empresa.

Por isso, se este é o seu caso, o ideal é avaliar seus objetivos, metas e desejos profissionais. Desse modo, descubra o que te motiva, anima e deixa feliz, além de ser interessante investir em mudanças na carreira. Essa é uma maneira de ter mais disciplina no trabalho.

Gerencie seu tempo

Quanto melhor a organização do seu tempo profissional e pessoal, mais tempo você consegue para se dedicar às tarefas do trabalho, entrega de atividades, melhorar na pontualidade e melhor relacionamento com os superiores, portanto, tem uma vida mais tranquila e feliz.

A disciplina no trabalho é fundamental para o sucesso da sua carreira, assim, entender o valor sobre o que ter disciplina, é importante para aumentar a sua produtividade, entre outros benefícios. Desse modo, essa característica é essencial para qualquer profissional.

Disciplina no trabalho: o foco é uma das características de um profissional disciplinado. | Foto: Pixabay.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube, ou tendo disciplina no trabalho. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso sobre como ter disciplina no trabalho e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *