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Saiba como aprimorar seu engajamento no Instagram e crescer na rede

O engajamento Instagram é uma das métricas mais acompanhadas por pessoas que possuem perfil comercial no ambiente virtual e, assim, querem cada vez mais aumentar a proximidade com o público com o intuito de aumentar o engajamento das suas publicações.

Desse modo, esse dado é importante para acompanhar as interações que são realizadas no seu conteúdo e se as postagens estão tendo os resultados esperados com o público-alvo. Por isso, confira algumas dicas que podem te ajudar nessa missão.

Os conteúdos relevantes são essenciais para conseguir engajamento no Instagram. | Foto: Pexels.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Para entender como aumentar o engajamento no Instagram, em primeiro lugar, é necessário aprender um pouco sobre como funciona o algoritmo da plataforma. Nesse sentido, o objetivo dessa rede social é proporcionar novos conteúdos aos usuários, portanto, seu mecanismo segue a mesma linha de raciocínio, encontrando e disponibilizando publicações que podem agradar o gosto do público.

Desse modo, são verificados os conteúdos que a pessoa curtiu, comentou ou salvou nos últimos dias, além de ser feita uma análise para descobrir o que há de comum entre eles. Afinal, esse procedimento é fundamental para descobrir o nível de interesse do usuário no conteúdo e qual a probabilidade de interação.

Se você é um amante de sorvete, por exemplo, e interagiu nas publicações sobre o tema, provavelmente, receberá conteúdos semelhantes de novos perfis que você ainda não conhece, essa estratégia é muito utilizada para que as pessoas consumam cada vez mais aquela rede social.

Alguns critérios são analisados pelo algoritmo para que esses perfis sejam recomendados para você, como: popularidade da postagem, histórico de interação com o perfil que postou o conteúdo, sua atividade na plataforma e informações sobre o perfil que postou a publicação.

Os Reels, recurso focado no entretenimento que está em alta na plataforma, essencial para quem está buscando engajamento no Instagram, possuem um mecanismo semelhante. Assim, os critérios utilizados são parecidos e são utilizados robôs para determinar os conteúdos que podem ser relevantes para o usuário.

Como o algoritmo do Instagram pode impactar seu negócio?

Em primeiro lugar, para entender como ter um bom engajamento no Instagram pode ser benéfico para o seu negócio, é preciso compreender como essa plataforma analisa os seus usuários para conseguir lucrar com os anúncios.

Existe um recurso de relevância que é a frequência, ou seja, se você entra no Instagram apenas 10 ou 15 minutos por dia, a rede social entende que precisa te mostrar os melhores conteúdos do dia para serem curtidos, comentados e compartilhados, caso contrário, você não terá interesse em entrar na plataforma. Portanto, as postagens são sempre filtradas no seu interesse.

O Instagram funciona como qualquer empresa, isto é, quer conseguir o maior lucro possível com os anunciantes. Para isso, quanto mais pessoas assistirem a um anúncio, melhor para as empresas que estão investindo na rede social e, consequentemente, para o Instagram, que vai ganhar quantias maiores dos anunciantes.

Além disso, a plataforma possui uma maneira diferente de trabalhar com anúncios. Em outras palavras, o algoritmo consegue entender quando você gosta de um tema só pelo seu comportamento naquele ambiente virtual, por exemplo, se você curte muitos conteúdos de roupa, então ele entende que esse assunto deve ser prioridade.

Para isso utilizam mecanismos que conseguem reconhecer o conteúdo das imagens que foram publicadas, ou seja, se você estiver sentindo falta de algum perfil que não está aparecendo muito para você, basta apenas curtir as publicações, comentar e compartilhar seus conteúdos que o Instagram irá começar a enviar esses temas para a sua página. Com isso, consegue manter o usuário por mais tempo na plataforma e mostrar mais anúncios.

A cronologia também é um outro ponto. Nesse sentido, o algoritmo consegue analisar o tempo de cada publicação, isto é, a plataforma possui mecanismos para conseguir mostrar sempre os conteúdos mais atualizados.

Por fim, outro critério fundamental para prestar atenção, caso você queira que o seu negócio tenha engajamento no Instagram, é o relacionamento, ou seja, o Instagram consegue verificar as pessoas que mais interagem na sua página. Essa análise é feita com a verificação da caixa de mensagens, fotos marcadas ou stories que você respondeu.

Desse modo, o objetivo da plataforma é que você tenha acesso às publicações dos seus familiares e amigos para ficar mais tempo na rede social.

Portanto, uma dica para que seu negócio consiga o engajamento adequado no Instagram é realizar publicações constantes, fazer vídeos e fotos de qualidade, interagir com as pessoas nos comentários e fazer vídeos ao vivo. Com isso, a plataforma percebe que você está fazendo um conteúdo relevante e, assim, recomenda o seu perfil para outras pessoas.

É possível driblar o algoritmo do Instagram?

É possível driblar o algoritmo e conseguir engajamento no Instagram sem ficar dependendo da ferramenta. Para isso, a dica dos especialistas é responder os comentários nas suas publicações, estimulando os usuários a escreverem mais vezes, o que melhora a visibilidade do perfil. Além do mais, é essencial incentivar as pessoas a colocarem respostas mais elaboradas, com isso, fugirá daqueles comentários de “Sim” ou “Não”.

Outra sugestão é a utilização das hashtags. Portanto, encontre os temas mais relevantes para se destacar no mercado, alterne entre as publicações e nos stories deixe-as camufladas, isto é, pequenas e com a mesma cor de fundo.

Por fim, é importante deixar a sua conta na modalidade business, pois facilita a divulgação das publicações e também usar as ferramentas de métricas para planejar ações estratégicas de marketing, essenciais para melhorar o engajamento no Instagram.

Dicas para melhorar o engajamento

Publicações relevantes

Focar na qualidade do conteúdo é importante para melhorar o engajamento no Instagram, portanto, uma dica é analisar os números de cada publicação para verificar quais são os temas que estão fazendo sucesso com o público. Em seguida, observe qual foi o assunto abordado, formato, horário e linguagem usada.

Poste no horário certo

Verifique os dias e horários certos para divulgar os seus conteúdos. Essa estratégia é importante para que o algoritmo da plataforma entenda que as suas publicações recebem muitas interações e, assim, divulgue os seus conteúdos para outras pessoas.

Respostas rápidas

Responder os comentários mais recentes ajuda no aumento do engajamento no Instagram. Por isso, é importante esse procedimento para que o Instagram veja que seu conteúdo é relevante. Além do mais, contribui para uma aproximação maior com o público.

Utilize a caixa de mensagens

Incentivar os usuários a interagirem com o perfil é importante para mostrar que a sua página é relevante no ambiente virtual. Afinal, o algoritmo avalia quem as pessoas estão querendo conversar no particular. Essa estratégia é essencial para que os seus conteúdos apareçam primeiro no perfil desses usuários.

Crie uma identidade visual

Outro ponto fundamental é criar uma identidade para o seu perfil que atraia novos seguidores. Para isso, escolha fontes e cores que transmitam a essência das suas publicações. Esse processo é importante para um engajamento sucesso na plataforma.

Reposte menções de outros perfis

Se os seus seguidores interagem com a marca, é possível que utilizem as menções para divulgar os produtos e serviços. Logo, esses usuários merecem atenção especial e devem fazer parte do conteúdo. Desse modo, as menções que forem publicadas devem ser compartilhadas pelo seu perfil para aumentar o engajamento no Instagram e também com as pessoas que têm interesse no tema.

Conhecer o seu público pode facilitar a criação de estratégias para promover as suas publicações. | Foto: Pexels.

As dicas para aumentar engajamento Instagram são diversas, mas não basta apenas segui-las para conseguir sucesso na rede social, é necessário também analisar os resultados para verificar as estratégias que estão funcionando.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
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Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre engajamento Instagram e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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