fbpx

Veja como fazer um plano de marketing incrível para seu canal no YouTube

Ter um plano de marketing é fundamental para o seu canal na plataforma, pois, ajuda que a sua marca aproveite todo o poder que esse veículo de comunicação consegue proporcionar. Com isso, você consegue aproveitar a audiência e, assim, aumentar a visibilidade do seu canal, aproximando as pessoas e gerando maiores conversões.

Por isso, se você acha esse processo muito complexo ou pouco acessível, está na hora de entender melhor essa estratégia para aplicar no seu negócio.

O plano de marketing é importante para promover a sua marca no YouTube. | Foto: Pexels.

O que é um plano de marketing?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é plano de marketing. A prática consiste em um documento com uma proposta que deve ser seguida, considerando os pontos da empresa, metas financeiras, histórias e as pretensões no mercado.

Assim, essas decisões podem ser divididas em alguns canais de marketing, por exemplo, publicidade em televisão e rádio, outdoors, marketing nas redes sociais, disparo de e-mails para clientes engajados com a marca, promoções, marketing cooperativo, panfletagem ou uso de conteúdo para atrair tráfego qualificado.

A percepção que os usuários têm do seu negócio, como também as ações que influenciam essas percepções e vendas devem ser realizadas de maneira organizada. Desse modo, os ajustes podem ser feitos e os resultados medidos.

Por que fazer um plano de marketing?

Antes de saber como fazer um plano de marketing, é fundamental entender a importância desse processo para o seu negócio. No entanto, esses benefícios podem variar, dependendo do tamanho da empresa e da área de atuação. Esse documento ajuda a empresa em três objetivos: organização interna, relação com o cliente e relação com os concorrentes e mercado.

O plano de marketing também pode ajudar no mapeamento dos desafios e objetivos da companhia, isto é, consegue alinhar os propósitos gerais da empresa. Desse modo, consegue elaborar diversas ações para conseguir atingir essas metas em todos os setores.

Esse mapeamento é realizado considerando ações de curto, médio e longo prazo. Cada objetivo é analisado em diferentes etapas e os resultados são compartilhados com toda a equipe de vendas e marketing.

Por outro lado, é comum, principalmente em pequenas empresas, os gestores se preocuparem com a imagem da marca nas redes sociais, ao invés de focar nas vendas. Além disso, em alguns casos, é difícil convencer os empreendedores que ações realizadas agora podem trazer resultados futuros, pois, na maioria das ocasiões, eles são ansiosos e imediatistas. Por isso, o plano de marketing é ideal para mostrar a direção que o negócio deve tomar para conseguir alcançar o sucesso.

Outra vantagem é que o plano de marketing pode ajudar na educação do cliente e, assim, identificar as demandas responsáveis pelo desenvolvimento de novos serviços e produtos. Além disso, consegue realizar a previsão, de maneira detalhada, dos investimentos e retornos, apresentando relatórios muito precisos. Esses documentos são baseados na métrica Return On Investment (ROI), isto é, ferramenta que analisa quanto real investido retornou para a empresa.

Quanto melhor o plano de marketing, maiores são as chances de uma ação ou campanha obter sucesso. Portanto, deve ser fruto de muita pesquisa, pois irá direcionar a análise e execução dos resultados.

Aprenda a fazer um plano de marketing para seu canal no YouTube

Defina os objetivos e KPIs

KPIs é um termo utilizado no marketing digital para mensurar os resultados e as estratégias que estão funcionando no seu conteúdo, por exemplo, o número de visualizações no YouTube que serve como um bom parâmetro para você analisar se o seu plano de marketing está dando certo.

Dessa forma, ajuda a definir um estilo para o canal, além de definir um caminho para a produção e postagens dos vídeos, observando o melhor dia e horário.

Pesquise o comportamento da persona

Publicar vídeos no YouTube sem saber a preferência do seu público pode não ser a melhor estratégia, porque é como tentar adivinhar o futuro, as chances de errar são grandes.

Por isso, é essencial realizar algumas pesquisas para saber a direção que o seu conteúdo deve tomar, assim, podem ser levantadas algumas informações, como: duração média dos vídeos, qual conteúdo atrai mais o público, a frequência e o período que os usuários costumam acessar o canal e os temas de vídeos que o pessoal mais gosta.

Pesquisar as palavras-chave

Após entender melhor o conteúdo que o seu público gosta, é hora de verificar quais assuntos estão sendo mais comentados para atrair as pessoas até o canal. Nesse sentido, uma técnica muito eficiente é realizar uma relação de palavras-chave.

Dessa maneira, facilita para você conseguir distribuir os temas entre os seus vídeos, como também decidir a profundidade em que serão tratados no seu canal e nas redes sociais.

Realize integração de conteúdos

Um método interessante para ser adicionado nas etapas do plano de marketing é integrar o mesmo tema de diferentes maneiras no ambiente virtual, por exemplo, tratar sobre um assunto com diferentes visões no blog, YouTube, Instagram e outras redes sociais.

Outra estratégia interessante, para quem possui blog, é linkar nos textos do seu site os vídeos do seu canal no YouTube, é uma maneira de atrair novos públicos.

Busque engajamento pela frequência de postagem

É comum que postagens realizadas mais de uma vez na semana ganhem maiores indicações e visualizações nos vídeos. Por isso, se você está querendo saber como elaborar um plano de marketing, esse é um passo fundamental.

Os conteúdos publicados com frequência ajudam no engajamento do público e as pessoas passam a acompanhar o canal buscando novidades. Além do mais, para conquistar os usuários, é essencial apresentar conteúdos de qualidade.

Fique atento ao visual do canal

Os vídeos com visual mais bonito chamam atenção e facilitam o processo de conversão de novos públicos, portanto, considere essa técnica no seu plano de comunicação de marketing. Nesse sentido, aprenda mais sobre edição de vídeos, captura de imagens e storytelling.

Ademais, é fundamental realizar as postagens nos horários corretos. Por isso, realize um planejamento para que você consiga realizar boas produções em curto prazo.

Aprender a fazer um plano de marketing pode ser o segredo para o sucesso do seu canal no YouTube. | Foto: Pexels.

Assim como em qualquer negócio, não existem soluções milagrosas para conseguir engajamento nas redes sociais. Desse modo, o plano de marketing é essencial para o desenvolvimento de estratégias e métodos que vão ajudar na identificação e crescimento do seu canal no YouTube.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre plano de marketing e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *