Blog

Conheça mais sobre empreendedorismo

O empreendedorismo é uma área que cresce a cada dia no Brasil. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2020, as micro e pequenas empresas (MPE) geraram cerca de  293 mil novos empregos. Já a abertura de empresas de Micro Empreendedor Individual (MEI), cresceu 8,4% no mesmo período, em relação a 2019.

Com esses dados, algumas pessoas podem se perguntar sobre o que é empreender e o que faz, exatamente, um empreendedor e o dono de um empreendimento. Para responder a essas e outras dúvidas, escrevemos o texto abaixo, que mostrará tudo sobre o que éempreendedorismo e como começar um empreendedorismo. Siga a leitura!

Veja aqui tudo sobre o que é empreendedorismo e como ser um empreendedor. | Foto: Unsplash.

Definição e conceito do empreendedorismo

O conceito de empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio e ser um empreendedor. O empreendedorismo envolve paixão, resiliência e a capacidade de se adaptar aos desafios e desenvolver novas soluções perante a problemas que parecem insolucionáveis para os demais.

Assim, o empreendedorismo envolve uma visão de futuro e a capacidade de trazer inovação, deixando a velha zona de conforto para trazer a modernidade para os mais diversos setores da sociedade, como o automobilístico, a educação, o comércio, a moda e a tecnologia.

Nesse sentido, não podemos deixar de lado os negócios online, visto que a tecnologia está estritamente ligada ao empreendedorismo, por ser um ambiente propício à mudança, novidade e aperfeiçoamento de velhos hábitos.

Dessa forma, hoje em dia, todo empreendedor deve estar constantemente se atualizando nas mídias sociais, como portais de notícia, blogs do nicho. Bem como em redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.

O que é uma pessoa empreendedora?

A pessoa empreendedora, na maioria das vezes, começa de baixo, com quase nada. Seja com um pequeno negócio, um baixo investimento. Muitas vezes, a clientela vai se construindo aos poucos, os clientes pegam confiança e divulgam para mais pessoas, dessa maneira, o empreendedor e o negócio ganham sucesso e autoridade em sua área.

Com isso, queremos dizer que ninguém nasce empreendedor, é uma profissão que se constrói, com base em uma série de características. Veja quais são as características imprescindíveis a todos os empreendedores e para que o seu empreendedorismo tenha sucesso.

Particularidades de um indivíduo empreendedor

Provávelmente você já sabe, mas  é sempre importante frisar: o empreendedor precisa ter muitas qualidades, habilidades e força de vontade. Na realidade, o empreendedorismo é permeado por todas essas particularidades: 

  • Bom comunicador, sabe se expressar de forma positiva;
  • Pioneirismo, está pronto para trazer inovações ao mercado;
  • Espírito de liderança;
  • Visionário, pois vê o que ninguém mais vê;
  • Persistente, pois não desiste facilmente;
  • Resiliente, pois sabe se reerguer após uma caída;
  • Sabe montar bons planos e estratégias;
  • Capacidade de sair de sua zona de conforto.

Dicas para seguir na área de empreendedorismo

Para que o empreendedorismo tenha sucesso, a primeira dica, antes de tudo, é analisar a viabilidade do seu negócio. Existe um marcado para a sua ideia? Qual é a sua concorrência? Quem é o seu cliente? Por quanto tempo você conseguirá manter o giro de caixa do seu negócio? Você tem a capacidade financeira de fazer investimentos e aprimoramentos no negócio se for preciso?

Depois de resolvidas essas questões, caso você tenha a certeza das respostas para todas as questões acima, o empreendedor precisa estar preparado para correr riscos. Além disso, precisa ter  recursos para inovar. Dessa forma, o empreendedor estará preparado para seguir na área do empreendedorismo.

Agora, é hora de pôr a mão na massa. Verifique o quanto você pode cobrar por seu produto ou serviço, de modo que nem desvalorize seu trabalho, nem explore o consumidor. Vá atrás de uma equipe qualificada, caso seja necessário. Veja recursos e meios para fazer o seu negócio acontecer; busque por sócios e investidores e nunca perca a sua persistência!

Ainda mais, é interessante que o empreendedor sempre se aperfeiçoe por meio do investimento em cursos, workshops e palestras. Aprender com quem sabe é muito bom, além de refrescar sua determinação, proporcionará conhecimentos e atualizações sobre o mercado.

Quais são os estímulos para criar um negócio?

Os estímulos para se criar um negócio e virar um empreendedor são muitos. Para começar, você será o dono do seu próprio negócio, isso quer dizer que você não terá chefes, apenas subordinados ou sócios. Para pessoas com espírito de liderança (característica essencial ao empreendedor), essa é uma grande vantagem.

Com o grande poder, também vem as grandes responsabilidades.Você será o responsável pela organização do seu negócio, poderá trabalhar quanto e de onde quiser,  tendo extrema autonomia. Estar no controle, para algumas pessoas, é essencial para o autodesenvolvimento.

Portanto, o seu sucesso como empreendedor dependerá quase exclusivamente de você, que será o líder que guiará a empresa, montará a equipe e reconhecerá as oportunidades no mercado – isso é empreendedorismo.

Curiosidades sobre empreendedorismo e empreendedores de sucesso

Para você se inspirar nessa trajetória para se tornar um empreendedor de sucesso, trouxemos algumas curiosidades sobre a história de grandes empreendedores para te servir de estímulo.

Alexandre Costa, criador da Cacau Show, é brasileiro e começou logo aos 14 anos de idade a empreender. Buscou diferentes formas para fazer seu negócio crescer. Nunca desistiu e mostrou enorme persistência e resiliência. O resultado? Hoje, a Cacau Show já tem mais 26 anos de vida e centenas de lojas franqueadas pelo Brasil inteiro.

Antônio Alberto Saraiva fundou o Habib’s nos anos 1988. Pode-se considerar que ele foi um visionário, pois enxergou oportunidades de empreendedorismo únicas no Brasil. Trouxe um fast-food voltado apenas para a comida Árabe e com preços acessíveis à população. Com um resultado indiscutível, hoje há franquias e lojas Habib’s por todo o território brasileiro. Ainda mais, Saraiva é presidente de outros estabelecimentos como Ragazzo, Arabian Bread, Ice Lips, Promilat, Vox Line.

Com essas histórias, não estamos dizendo que a universidade não é importante para construir um bom empreendedor, pelo contrário: a educação é fundamental, sempre será! Mas queremos chamar a atenção para a dedicação desses empresários, que largaram grandes sonhos para se dedicarem a sonhos maiores ainda, o empreendimento. Assim, saiba que o empreendedorismoé uma área que exige isto: paixão e dedicação!

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional, para o empreendedorismo ou não. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre empreendedorismo e muito mais, e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago