fbpx

Audiolivros no Youtube: aprenda como fazer

A praticidade e acessibilidade que os audiolivros YouTube trazem para os leitores é a responsável pelo formato ter se popularizado tanto. Aprenda como aproveitar essa plataforma e saiba tudo sobre como fazer os melhores audiolivros YouTube. 

O que é audiolivro?

A definição de audiolivro é bem autoexplicativa: um livro em formato de áudio.

Geralmente, um audiolivro consiste em um longo áudio em que o suposto livro é lido por um narrador e você pode ouvi-lo em qualquer lugar: no ônibus, no carro, enquanto se exercita ou faz alguma tarefa e até mesmo antes de dormir. 

O formato de audiolivro é prático para quem não tem tempo de sentar-se e concentrar-se somente na tarefa de ler um livro, e é acessível para pessoas com deficiências visuais ou que têm dificuldade de leitura. Esse é o principal motivo pelo qual o formato se tornou tão popular nos últimos tempos. 

Saiba como publicar no YouTube audiolivros em português? | Foto: Unsplash.

Existem diversas plataformas nas quais você pode disponibilizar um audiolivro. É possível subir audiolivros no YouTube. Esse é um dos métodos mais conhecidos. Geralmente, o formato é disponibilizado pelos próprios autores interdependentes da obra, que narram ou contratam alguém para ler seus livros em voz alta e postam no YouTube. 

É importante ressaltar que a narração de um audiolivro é sempre feita da forma que o leitor tenha a melhor experiência, por isso não tem ruídos externos e muitas vezes são trabalhadas diferentes entonações, para providenciar uma melhor interpretação.

Formas de fazer audiolivro no YouTube

Para fazer um audiolivro no YouTube, você pode optar por contratar um narrador profissional ou então fazer de si mesmo uma gravação lendo o livro em voz alta. Tudo isso vai depender do quanto você pretende desembolsar ou quanto tempo quer dedicar às técnicas de gravação do audiolivro. 

Você precisa ter ou contratar um profissional (ou estúdio) que tenha um bom equipamento de gravação (como um microfone de qualidade) e edição de som. Também é necessário que o audiolivro seja gravado em um lugar silencioso e isolado de ruídos externos, para que não haja nenhuma interferência.  

Ou seja, você pode produzir um audiolivro para o YouTube de uma forma mais caseira, utilizando sua própria voz, ou então de uma forma mais profissional, contratando um narrador ou um estúdio de gravação.

Como criar seu audiolivro para o YouTube?

Depois de providenciar equipamentos de qualidade e um local silencioso, você deve seguir os seguintes passos para criar seu YouTube audiolivro:

1. Desenvolver um roteiro de gravação

A gravação de um audiolivro pode levar tempo, por isso é importante definir um cronograma e um roteiro. Além disso, desenvolver um roteiro diminui a ocorrência de erros na hora de gravar. 

Defina quanto irá ler em cada take. Indica-se 1 capítulo por gravação; interromper a leitura no meio de um capítulo pode influenciar na entonação e interpretação.

Na criação do roteiro, também pode-se estabelecer qual entonação será usada durante a leitura do livro ou qual voz será dada para cada personagem.

2. Grave o audiolivro

Essa é a hora de pôr em prática o plano de criar um audiolivro para o YouTube. Você pode gravar seu audiolivro em softwares de áudio, para facilitar a edição. Trabalhe a entonação de forma que a interpretação do livro seja facilitada e a leitura não fique monótona. 

Não se sobrecarregue e grave durante muitas e muitas horas no dia. Depois de muito tempo, a voz se torna cansada e é possível notar no áudio, o que prejudica a experiência do ouvinte. Em média, os narradores costumam gravar durante 4 horas diárias.

3. Edite a gravação

Quando feita em softwares de áudio, a edição fica muito mais fácil. Esse é o momento em que todos os takes serão unidos. Durante a revisão, é possível perceber se houve algum erro e se é necessário regravar alguma parte.

4. Poste seu audiolivro no YouTube

Depois de editado, basta você postar seu áudio no YouTube. Escolha uma imagem para ser a capa e para ficar congelada durante o vídeo enquanto o som da narração ecoa no fundo. 

Se o livro for longo, a gravação será extensa, o que pode fazer com que o vídeo demore um tempinho para realizar upload na plataforma.

Dicas para gravar seu audiolivro

Se você estiver optando por gravar seu audiolivro de uma forma mais caseira, você pode se interessar por algumas dicas que vão melhorar sua produção.

Utilize alguma mídia digital para ler o livro enquanto grava

O barulho de páginas pode atrapalhar a experiência do ouvinte com o audiobook, por isso você pode utilizar algum notebook ou tablet para ler o livro enquanto grava. Para isso, é necessário acessar o livro de maneira virtual.

Trabalhe sua dicção

As pessoas precisam entender com clareza o que você está lendo, por isso você precisa estar com uma ótima dicção para gravar. Faça exercícios para treinar sua fala.

Ouça outros audiolivros

Você pode aprender técnicas de gravação e narração de audiolivros escutando outros narradores. Preste atenção na entonação que eles falam, altura da voz e velocidade. Depois de um tempo, você já vai estar mais acostumado com o processo, mas aprender com os outros pode ser um bom começo. 

Isole o local de gravação

Se você não for gravar em algum estúdio, você pode reforçar o silêncio do cômodo que escolheu para gravar com estruturas de isolamento acústico, como as espumas de parede.

Mantenha sua garganta hidratada

A saúde da sua voz é o mais importante na produção de um audiobook, por isso, cuide bem da sua garganta mantendo seu corpo hidratado. Beba bastante água antes, durante e depois da gravação. Evite se sobrecarregar para evitar possíveis dores. 

Como publicar seu audiolivro no YouTube?

Para publicar no YouTube um audiolivro, é preciso se atentar às questões de direitos autorais. Se o livro for de outro autor, você só pode gravar um audiolivro e publicá-lo no YouTube sem autorização se a obra for de domínio público (uma obra se torna de domínio público 70 anos depois da morte do autor).

Para publicar um audiolivro que possui direitos autorais, é necessário ter autorização da editora e caso queira legendar o vídeo, é necessário mais uma autorização, tendo em vista que os direitos de áudio e texto são separados. 

Entretanto, se a obra for sua, você possui mais liberdade para criar audiolivros YouTube. Com isso, depois de editá-lo, basta subir o áudio com uma imagem congelada (pode ser a capa do livro, por exemplo) como qualquer vídeo no YouTube. Para isso, você precisa ter um canal na plataforma.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *