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YouTube: como começar a trabalhar nessa rede social

Por conta da popularização da internet, as pessoas estão cada vez mais ligadas nas redes sociais, fazendo com que elas sejam quase uma extensão do indivíduo. De acordo com o relatório da Oberlo, 3.2 bilhões de pessoas acessam pelo menos uma mídia social ao dia, o que equivale a 42% da população mundial. Isso mostra o fenômeno que são essas plataformas, que além de servirem como passatempo, estão possibilitando uma nova carreira relacionada a internet, como trabalhar no YouTube. Por conta disso, muitas pessoas estão investindo em trabalhos nas redes sociais, para trabalhar com YouTube, virar influencer, entre outras opções que estão fazendo sucesso.

O YouTube é uma das maiores redes sociais e, atualmente, tem mais de dois bilhões de usuários, que geram um bilhão de horas assistidas diariamente, de acordo com a própria plataforma. Visto isso, é perceptível que essa rede social possui muito potencial para gerar engajamento e fazer com que você cresça no ambiente digital. 

Pensando nisso, daremos algumas dicas de como começar a trabalhar no YouTube e fazer renda com isso.

Saiba como trabalhar com YouTube é uma ótima maneira para conseguir fazer sucesso e obter renda por meio das redes sociais.
Veja como ter sucesso e como trabalhar pro Youtube | Foto Unsplash

Como fazer para trabalhar para o YouTube?

Muitas pessoas ficam com a dúvida de como começar a trabalhar no YouTube, no entanto, é mais simples do que parece. O mais importante para esse início é ter um canal no YouTube, pois é por meio dele que você irá conseguir tornar essa rede social em algo rentável. 

Depois de ter criado o seu canal, é importante mantê-lo ativo por meio de postagens periódicas de conteúdos relevantes e originais. Fazendo isso, você fica apto para trabalhar com o YouTube, algo que pode ser feito a partir do programa de parcerias, que permite que você monetize seu canal.

Com o programa de parceria do YouTube, o criador tem acesso a mais recursos e funcionalidades da plataforma, como acesso à equipe de suporte e possibilidade de tornar seu canal em algo rentável. Essa forma de lucro ocorre já que você terá uma participação na receita dos anúncios que passarão antes do seu vídeo, ou seja, a cada mil visualizações no YouTube Ads, você receberá entre US $0,60 e US $5. 

Para ser parceiro do YouTube, você precisa cumprir os requisitos mínimos de qualificação, que são: 

  • Seguir a política de monetização da rede social;
  • Ser residente de um país que esse programa esteja disponível (é o caso do Brasil);
  • Possuir mais de 1000 inscritos;
  • Ter mais de 4000 horas de exibição nos últimos 12 meses;
  • Dispor de uma conta no Google Adsense, plataforma de anúncios parceira do YouTube. 

Caso você se encaixe nesse perfil, é possível se inscrever para a seleção desse programa. 

Além dos anúncios, o YouTube também paga com a realização de outras atividades, como o clube de canais, que permite a cobrança de uma mensalidade para que as pessoas tenham acesso a um conteúdo exclusivo, diferente do que é postado para o público normal. 

Outra ação é o super chat, uma ferramenta que permite que os inscritos paguem para terem comentários em destaque durante lives e consigam ser notados pelos youtubers. Por último, há o YouTube premium, no qual a pessoa paga mensalmente para não ver anúncios e a cada visualização desse assinante em um vídeo do canal, você recebe uma porcentagem da mensalidade. 

Estratégias para melhorar o seu canal no YouTube

Para que você consiga ser reconhecido por trabalhar no YouTube, é preciso traçar algumas estratégias que melhorem o desempenho do seu canal na plataforma. Para isso, iremos dar algumas dicas: 

Periodicidade

Para conseguir ser bem sucedido no YouTube, é preciso conseguir cativar o público e fazer com que ele fique fiel ao seu conteúdo. Uma maneira de fazer isso é se programar para postar vídeos com frequência. Dessa maneira, seus inscritos terão bastantes vídeos para consumir, aumentando o tempo de visualizações do seu canal. 

Originalidade

Por o YouTube ser uma das maiores redes sociais do mundo, são postados diversos conteúdos diariamente, o que faz com que seja necessário que seu canal se diferencie dos outros milhares existentes. Para isso, é fundamental produzir vídeos originais, que sejam diferentes do que as pessoas estão acostumadas a ver, pois assim você conseguirá atrair inscritos.

Divulgação

Por conta dos milhares de vídeos existentes no YouTube, algumas vezes a plataforma não consegue entregar todos para os inscritos. Por conta disso, você precisa divulgar em suas redes sociais quando há um vídeo novo, para que seus seguidores sejam capazes de consumir tudo que você posta.

Erros de iniciantes que não podem ser cometidos em um canal do YouTube

Além de seguir as dicas para melhorar o seu canal, é muito importante que você não cometa alguns dos erros de iniciantes que serão citados a seguir, pois eles podem prejudicar o seu engajamento e, consequentemente, travar o seu sucesso:

Não definir um público-alvo

O maior erro é não definir um público-alvo e querer atingir todas as pessoas. Fazendo isso, você dificulta a fidelização de inscritos, além de ter mais dificuldade em escolher temas originais para tratar nos vídeos. 

Fazer clickbait

Para conseguir uma boa quantidade de visualizações, algumas pessoas tendem a colocar títulos chamativos e polêmicos que não tem a ver com o conteúdo do vídeo, apenas para que as pessoas cliquem no seu conteúdo. Além dessa ação ser antiética, fará com que as pessoas não gostem do seu canal e, provavelmente, não o acessem novamente.

Não se organizar

Por não ser um trabalho tradicional, no qual você precisa dar satisfação para um chefe, muitas pessoas não se organizam para gravar os vídeos e acabam entregando um conteúdo de baixa qualidade. Isso não passa uma imagem profissional e faz com que as pessoas não gostem do seu conteúdo.

Ser Notável

Como visto, começar a trabalhar com YouTube, apesar de exigir uma grande dedicação e esforço, pode ser feito por qualquer pessoa, basta ter vontade de começar. Para ajudar aqueles que estão iniciando nesse mundo, existe o YouTube Space, que realiza eventos, workshops e oferece suporte para os criadores de conteúdo. Além dessa ajuda oferecida pela própria plataforma, existem empresas que podem te auxiliar a transformar seu canal no YouTube em um grande negócio que te traga sucesso e saúde financeira, como a Ser Notável. Se você quer saber mais sobre como podemos te ajudar a fazer sucesso, fique de olho no nosso blog.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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