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Como fazer um banner para Youtube?

Segundo a Content Trends 2019, 53,2% das empresas estão presentes no Youtube. Isso quer dizer que uma boa parcela de empreendedores já descobriu o poder da rede para a promoção de negócios.

E, diferente do que muitos pensam, criar e promover um canal no Youtube vai muito além de apenas postar vídeos. É necessário investir, principalmente, no aspecto visual do canal, a fim de diferenciá-lo dos concorrentes. Por isso, é importante criar um banner para Youtube.

Quer aprender como criar um banner para Youtube, descobrir as dimensões ideais para isso, além de conhecer as melhores ferramentas para a criação da arte? Continue a leitura!

Um banner para Youtube é essencial para fortalecer a identidade da marca e diferenciar o canal dos concorrentes. E, alguns softwares facilitam sua criação.
Investir em um banner para Youtube é importante para diferenciar o canal da concorrência | Foto: Unsplash/Alexander Shatov

Atente-se aos aspectos principais

Um banner para Youtube é responsável por fortalecer a identidade do canal e encantar os novos visitantes. Então, é um elemento que deve ser bem trabalhado. É importante que a arte anuncie o seu negócio e, ao mesmo tempo, instigue as pessoas a conhecerem mais sobre o canal e assistirem aos vídeos. 

Por isso, existem aspectos que devem ser levados em conta na hora da criação. Claro que o processo criativo vai depender da pessoa, ou equipe, por trás do canal. Mas, existem alguns elementos principais que devem ser considerados, de modo que a capa passe a ideia correta. São eles:

  • Slogan da marca;
  • Logotipo, se tiver (o ideal é que tenha);
  • Fontes e paleta de cores da marca;
  • Imagens de alta qualidade;
  • Texto legível;
  • Dias e horários de estreia dos vídeos;
  • Chamada para ação;
  • Tamanho do banner.

Falando assim, parece que o banner vai ficar uma verdadeira bagunça, não é? Mas a ideia é outra. Um banner para Youtube deve ser informativo, chamativo, equilibrado e muito bem-organizado. Se a capa for bem-feita, todos os elementos citados aqui devem estar em harmonia. Aliás, nem sempre todos são necessários, cada caso é um caso.

Por isso, para te ajudar a entender melhor sobre cada um dos elementos citados, todos eles serão explicados a seguir. Desta forma, você conseguirá equilibrá-los da melhor maneira e encaixá-los de acordo com suas necessidades. Confira!

Slogan da marca

O slogan consiste em uma frase que tem como objetivo fixar a marca na mente do consumidor. Marcas como McDonald’s e Nike, por exemplo, possuem slogans muito marcantes. É quase impossível que você nunca tenha lido ou escutado o “Amo muito tudo isso” da rede de fast food, ou o “Just do it” da marca esportiva. 

Esse elemento não é essencial e pode ser substituído, inclusive, por um resumo do canal. Por exemplo, se seu negócio é focado em economia e empreendedorismo, deixar isso explícito na capa já é um grande diferencial. 

Logotipo

O logotipo é uma arte que representa sua marca. É muito provável que você já o tenha, afinal, essa é uma das primeiras coisas pensadas durante a criação de um negócio. Esse elemento é muito importante para integrar qualquer aspecto visual da marca e com um banner para Youtube não é diferente.

É possível brincar bastante com a localização do logotipo. No fim, tudo vai depender do seu conceito para a criação do banner Youtube. É comum encontrar capas com o logo do canal no centro, esse é o caminho fácil, mas você pode e deve experimentar outros estilos.

Cores

As cores do banner devem seguir a paleta da marca. E, essa paleta precisa ser a base de qualquer aspecto visual da companhia, por isso é um elemento indispensável. Então, antes de criar seu banner para Youtube, monte sua paleta.

Softwares como o Adobe Color facilitam essa criação. Com a ferramenta on-line, é possível criar paletas das mais diferentes formas, gratuitamente e de maneira muito simples. O Adobe ainda oferece a opção de salvar e compartilhar o trabalho, quando finalizado. 

Imagens de alta qualidade

Quando você cria um banner para YouTube pode escolher entre utilizar fotos originais ou de bancos de imagens. As duas opções podem funcionar, o mais importante é que as imagens escolhidas sejam de alta qualidade. Veja, a seguir, alguns lugares onde é possível encontrar o fundo para banner Youtube perfeito para o seu canal:

  • Pixabay;
  • Unsplash;
  • Freepik.

Cronograma do canal do Youtube

Uma das táticas utilizadas para fidelizar público no Youtube é ter uma boa frequência de postagem. Para isso, é necessário definir os dias da semana que sairão vídeos em seu canal no Youtube. E, é importante que esses dias estejam especificados no banner, a fim de que os novos inscritos entendam como as coisas acontecem no canal.

Isso, além de dar um ar de profissionalismo, faz com que as pessoas já saibam quais dias esperar pelos seus vídeos. Então, consequentemente, passam a acompanhar seu canal no Youtube, como se fosse um programa de TV. 

Mas, tão importante quanto anunciar esses dias é segui-los, lembre-se disso. Afinal, não adianta nada ter escrito no seu banner que saem vídeos novos toda segunda-feira às 10h, se você passa três semanas sem aparecer no YouTube e lança vídeos em dias aleatórios.

Chamada para ação

O chamada para ação (CTA – call to action) é autoexplicativo, significa instigar a pessoa do outro lado da tela a fazer alguma coisa. Neste caso, essa ação deve ser em prol do seu canal. Ou seja, algo como “Inscreva-se”, “Ative o sininho” e “Torne-se membro”. Essas coisas podem parecer besteiras em um primeiro momento, mas são ótimas para lembrar os novos visitantes a acompanharem o canal e colaborarem com ele.

Texto legível

É importante considerar que as pessoas veem seu canal de diferentes dispositivos, desde televisores, até pequenos smartphones. Por isso, é preciso prestar atenção no tamanho da fonte utilizada, visto que, se for muito pequena, o texto não ficará legível. Todos os elementos da capa devem ficar visíveis independente da situação.

Tamanho banner Youtube

Além de tudo isso, é importante lembrar que o tamanho do banner do YouTube ideal é 2560 x 1440 pixels. Já é possível fazer upload de fotos maiores que 2048 x 1152 pixels, mas o certo é fazer a capa com as dimensões ideais.

Pense no estilo do seu canal no YouTube

Na hora de criar seu banner para o Youtube, é importante levar em conta o estilo da marca. Já foi falado aqui sobre slogan, logotipo e paleta de cores, todos eles são elementos que remetem à identidade do negócio. Mas, além de utilizá-los, é interessante trabalhar em um banner harmônico que case com o estilo do todo.

Às vezes, o simples ato de você utilizar no banner uma fonte diferente da que você utiliza em outras peças publicitárias, pode fazer com que ele pareça deslocado. Por isso, abuse da criatividade, mas tenha certeza de que a sua identidade visual no Youtube condiz com a imagem da marca. Quanto mais alinhadas essas coisas estiverem, mais profissionalismo é demonstrado da sua parte.

Isso não quer dizer que você não pode pegar inspirações por aí. Inclusive, é muito válido olhar as capas de outros canais do Youtube antes de começar a trabalhar na sua. Seu banner não deixa de ser único por isso. Afinal, é preciso saber diferenciar inspiração de cópia.

Escolha uma ferramenta para fazer seu banner para Youtube

Já se foi o tempo em que fazer um banner para o Youtube era uma tarefa de outro mundo. Hoje em dia, as coisas estão muito mais fáceis e existem até programas on-line que auxiliam no processo de criação. Claro que é possível fazer edições mais simples em softwares como o Microsoft PowerPoint, mas o resultado final pode não ser muito agradável. 

Por isso, não custa nada apostar em uma solução mais completa e que possui ferramentas voltadas especialmente para a criação de banners para o Youtube. Afinal, fazer um banner fica muito mais fácil quando você aposta em softwares de design como o Adobe Spark Post e o Canva. 

Adobe Spark Post

O Adobe Spark Post é um software da Adobe voltado exclusivamente para a criação de imagens. Nele, é possível criar desde post para Instagram até banner para Youtube, basta escolher um formato e soltar a criatividade. O Spark Post é gratuito e não necessita de instalação. Mas, é possível utilizá-lo pelo celular fazendo o download do aplicativo na Play Store ou Apple Store.

O software é pesado, por isso, pode travar um pouco em alguns computadores. Mas, ele é bastante completo e intuitivo. Então, é possível deixar a criatividade fluir e criar um lindo banner para o seu canal do Youtube. Além disso, existem alguns modelos já prontos no site que podem servir de inspiração. Basta escolher uma imagem na galeria e clicar para começar a editá-la. 

Canva

O Canva também é um software intuitivo e gratuito que possibilita a criação de um banner mais bonito do que o outro para o seu canal do Youtube. A ferramenta está disponível na versão on-line e como aplicativo. Por isso, pode ser baixada pela Play Store ou Apple Store.

É possível também conseguir mais recursos assinando um plano. Mas, as funcionalidades gratuitas já possibilitam a criação de um belo banner para Youtube. Basta abrir a ferramenta, selecionar o formato de arte desejado, que neste caso é o de banner para Youtube, e começar a trabalhar no seu design.

Como fazer um banner para Youtube?
Youtube banner template: as bibliotecas do Adobe e do Canva são ótimos lugares para buscar inspiração | Foto: Unsplash /Charles Deluvio.

Portanto, criar um banner para Youtube não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta levar em conta alguns elementos principais e soltar a criatividade. O importante é ter em mente que o banner perfeito chama a atenção sem perder a harmonia. Agora, escolha o software de sua preferência e coloque em prática tudo o que você aprendeu com este artigo.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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