Categories: Blog

Criatividade: 4 exercícios simples para impulsionar as suas ideias

A criatividade está relacionada ao exercício de pensar, relacionar e buscar soluções simples para os problemas que surgem. Para que isso aconteça, o potencial criativo deve ser desenvolvido. Essa habilidade pode ser instigada e aplicada a diversas áreas, principalmente dos negócios. Se você quer destacar-se em relação aos outros e obter cada dia mais lucro, investir em postagens criativas e ideias inovadoras de produtos é muito importante.

A criatividade não está somente relacionada aos trabalhos artísticos | Foto: russn_fckr

Por ser uma característica intrínseca ao ser humano, a falta de criatividade tem solução. Com alguns hábitos simples, é possível lidar de uma forma diferente com a vida profissional e escolar, com os empecilhos do dia a dia e com a vontade de crescer e posicionar-se no mercado. Nesse contexto, a curiosidade é uma característica indispensável. 

Exercícios para a criatividade

Leia pouco

Ou muito, depende do ponto de vista. Para transformar a leitura em um hábito, repita o processo todos os dias. Você não precisa ler vinte páginas de uma vez, uma por dia já é suficiente. Além disso, escolha temas que você goste, ou assuntos em que você gostaria muito de aprender sobre. O seu interesse e curiosidade serão “combustíveis” para continuar. Tenha disciplina! 

Ao ler pouco todos os dias, você adquire o hábito para um potencial criativo | Foto: Thought Catalog

Pratique exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos tem um potencial de aumentar a criatividade a curto e longo prazo. Devido à liberação de hormônios como endorfina e dopamina, por exemplo, existe uma melhora significativa do humor, como também uma diminuição de estresse e ansiedade. Isso faz com que, no geral, a sua vida seja mais cercada de pensamentos positivos que, consequentemente, podem estimular mais criatividade.

Escolha praticar algum exercício físico que você goste | Foto: Cameron Venti

Se você é sedentário e não sabe por onde começar, não deixe de lado as caminhadas. Assim, você poderá escolher lugares agradáveis para conhecer e visitar, além de poder ter contato com a natureza. Mudar de ambientes também é uma dica preciosa para quem deseja aprimorar e desenvolver a criatividade.

Tenha foco

Multitasking não é a melhor forma para desenvolver a criatividade. Isso “estimula” o seu cérebro a não focar em uma atividade única. A longo prazo, você acaba sem fazer nada do que tinha planejado. Afinal, ser uma pessoa ocupada é diferente de ser alguém produtivo. 

Tente manter o foco em uma atividade por vez | Foto: Standsome Worklifestyle

Descanse, mas não muito

Joseph Sugarman, estudioso de Marketing e copywriter, alegou que um pouco de procrastinação permite que você deixe o seu cérebro livre para achar uma solução mais tarde. Entretanto, essa procrastinação deve ser moderada. Por exemplo: se você não souber o que fazer no momento, deixe para algumas horas depois, ou até para o dia seguinte. Mas tente não postergar para a próxima semana ou para o próximo mês. Utilize a técnica pomodoro para controlar suas pausas e não se esqueça de priorizar uma boa noite de sono.

Buscar inspirações é um caminho

Bruno Ávila, especialista em Marketing, disse que sentiu dificuldades no início para encontrar conteúdos que fossem atraentes e cheios de valor. Ou seja, ele ultrapassou barreiras para desenvolver a sua criatividade de uma forma otimizada. Afinal, não basta somente criar, é preciso avaliar se aquilo irá “performar” bem na Internet. 

Durante todo o seu processo de aprendizado, algumas ideias perduraram. Como muitas pessoas também apresentam este tipo de problema ao desenvolverem suas estratégias de Marketing de Conteúdo, o profissional resolveu compartilhar o conhecimento adquirido. Em seu e-book, serão abordadas 100 ideias de conteúdos para suas próximas publicações no YouTube, em seu blog ou até mesmo Instagram.

E-book Bruno Ávila | Foto retirada do site Ser Notável


São opções baseadas no que o seu público procura. Além disso, você aprenderá uma estratégia que vai triplicar as suas pautas para as próximas postagens. O tempo estimado de leitura é somente quinze minutos. Adquira já o seu de forma gratuita clicando aqui

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago