fbpx

Relacionamento com o cliente: capricho ou necessidade?

Entenda como funciona o relacionamento com o cliente e saiba se é necessário priorizá-lo em ambientes digitais para que o seu negócio seja notável

Se você busca desenvolver uma relação sólida e entregar soluções aos seus clientes, provavelmente eles serão fiéis por muito tempo. Isso não está baseado somente em compra e venda, mas na construção de um relacionamento. No Marketing, o relacionamento com o cliente é um conceito que expressa a conexão permanente entre uma empresa e seus consumidores, o que contempla todas as suas interações.

O atendimento on-line deve promover satisfação ao cliente | Foto: Vinicius Wiesehofer

Para que a pessoa indique e defenda a sua marca, é preciso que esteja satisfeita com os produtos e serviços oferecidos, como também com os valores transmitidos pelo negócio. Antes da Revolução Industrial, esse tipo de relação era bem comum nas atividades comerciais. Entretanto, foi modificada aos poucos. O atendimento ao cliente pode ser realizado de diversas formas para que traga resultados positivos: tudo depende de boas estratégias e planejamento.

Gestão de relacionamento com o cliente

Como em qualquer outro tipo de relacionamento, a manutenção depende de conversas frequentes, reciprocidade e empatia. Ao tentar adotar essas práticas, a maioria das empresas consegue desenvolver uma gestão do relacionamento com o cliente eficaz, para construir e manter relações saudáveis. Uma ferramenta indispensável nessa jornada é o sistema de Customer Relationship Management – CRM, um software que reúne todos dados de clientes, desde os mais básicos, até os mais complexos.

A partir dessas informações, as estratégias de Marketing podem ser desenvolvidas com mais facilidade e ainda de acordo com as necessidades da corporação e dos clientes que compõem o público-alvo. Para medir o sucesso do relacionamento com os clientes, o índice de satisfação e a taxa de retenção são muito utilizados.

Experiência on-line: fundamental

Ao saber que existem cinco tipos de relacionamento com o cliente: básico, reativo, responsável, proativo e de parceria, fica mais fácil estudar como se relacionar com diferentes perfis nas redes sociais. Leve em consideração práticas que abrangem todos os tipos de relacionamento e busque sempre o nível de parceria.

Utilize o Instagram para relacionar-se com os clientes de forma rápida e eficaz | Foto: Luke van Zyl
Utilize o Instagram para relacionar-se com os clientes de forma rápida e eficaz | Foto: Luke van Zyl

Primeiro, avalie se o que foi prometido correspondeu às expectativas (prazos e qualidade, por exemplo). Tente atrair clientes, mas também manter os antigos, o que demanda mais esforço ainda: esteja sempre presente e disposto a sanar as “dores” da sua persona. Seja empático, ou seja, imagine-se na situação do outro. Além disso, esteja sempre respondendo de maneira positiva aos feedbacks, até porque eles são importantes para que a empresa possa corrigir falhas. Faça promoções exclusivas e não se esqueça de responder e resolver as questões com a maior rapidez possível.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *