A internet nos possibilita a conexão com uma infinidade de informações, interações e produtos das mais variadas marcas, estilos e preços. Mas, você que está começando a empreender na internet, já parou para pensar no seu diferencial, frente aos concorrentes e como se conectar com o seu público? Acompanhe, na leitura a seguir, as estratégias para engajar os seus produtos digitais, de acordo com a linguagem de cada um.
Um empreendedor digital utiliza da inovação e constância para que o seu produto esteja em evidência, possuindo uma gama de opções ao seu público-alvo. Um negócio digital pode ser um e-commerce, um marketplace, um portal de cursos, um serviço oferecido on-line, um produtor de conteúdo, entre outros que possibilitam agregar valor, experiência e estratégias que dão suporte às ações operacionais.
Os produtos ou serviços digitais são materiais ou conteúdos disponibilizados para uso na internet através de plataformas como celulares, tablets, desktops ou notebooks e não dispõe de materiais físicos, entregas e afins. Pode ter diversas finalidades, porém a mais popular é a educacional. Vendas de cursos ou treinamentos são uma das formas de produzir conteúdo e vender ao cliente no ambiente on-line.
A vantagem de estruturar um produto digital é a possibilidade de começar do zero, sem um capital de giro inicial que, diferente do material físico, demanda estoque, a efetiva compra dos produtos, espaço e possível contrato com fornecedores. O investimento inicial é baixo, porém é necessário conhecer muito bem o produto que está vendendo, de acordo com a empresa ou idealizador do determinado produto.
Outra vantagem é a liberdade geográfica e de tempo. Uma venda ou elaboração de um e-Book pode ser feita de qualquer lugar do mundo – desde que tenha acesso à internet para acompanhamento das vendas ou busca de fontes de pesquisa complementar ao e-Book – e quanto a liberdade de tempo, claro, é importante você planejar um horário para focar nas estratégias para prospectar novos clientes, mas não ficará preso a um horário comercial, como o CLT, por exemplo.
Além das vantagens mencionadas acima, os produtos digitais possibilitam o aumento da produtividade e até mesmo ativar o mindset para trabalho com o seu próprio negócio. Confira os benefícios de trabalhos com o digital:
Trabalhar com produtos digitais demanda estratégia, tempo e constância para que o seu público receba a melhor experiência digital ao obter conhecimento e efetivar a compra do seu produto. O mais impressionante no mercado digital é que sempre tem alguém interessado em novas soluções e aprendizado para o seu empreendimento e, consequentemente, busca nas mídias um expert no assunto.
O Produtor Digital pode compartilhar um conhecimento na internet, de acordo com as suas especializações e insights desenvolvidos ao longo de sua carreira. A criação de um infoproduto (como um curso on-line ou um e-book) é ideal para envolver o seu público com as suas ideias, estratégias, soluções e aprendizado, independente do seu segmento, mas você deve ter domínio sobre o tema.
Basicamente, o empreendedorismo digital é quando o negócio é 100% on-line. O modelo dispensa espaço físico e atendimento presencial, sendo ideal para quem busca flexibilidade e um investimento inicial menor.
Usar os canais de comunicação para expor marcas, produtos e serviços promovem uma melhor busca e conhecimento para captar e prospectar clientes. A importância desse espaço digital aumenta o alcance de público, logo, não importa se ele está na mesma cidade que você ou do outro lado do mundo. Se puder enviar a mercadoria até ele, ou prestar o serviço on-line, ele se tornará um consumidor em potencial, aumentando as suas chances de fazer negócios.
Com os avanços tecnológicos, acesso à internet e, principalmente, com o advento da pandemia, essa forma de empreender vem crescendo a cada ano, o que se deve ao crescimento das mídias sociais, uma forma de renda extra e ao baixo investimento inicial.
Existem três formas de empreender na internet: A primeira é o produtor de conteúdo para determinados nichos, lifestyle, beleza, viagens, stand up, entre outros e, consequentemente, ganhar maior engajamento e visibilidade e firmar parcerias publicitárias e demais tipos de mídias de comunicação. A segunda, é desenvolver um produto ou serviço de sua autoria e vendê-lo em um site de e-commerce ou em um marketplace e criar lojas de ambiente on-line e a terceira – e que está em ascensão – é o mercado de afiliados. Ou seja, vender produtos e serviços de outras pessoas em troca de uma comissão por cada venda e revendendo essas soluções com uma margem de lucro. Assim, o empreendedor se torna um afiliado.
Inicialmente, crie um planejamento pessoal para que os seus projetos de venda, produção e solução sejam cada vez mais evidentes.
Confira, abaixo, quais são as dicas:
Entender as necessidades do cliente faz parte da ideia de planejamento de produto. Seja presente e o mais omnichannel possível, para que o seu negócio possa transitar entre todas as tendências e, assim, abranger o maior público possível com o posicionamento coerente e atualizada com o mercado.
O empreendedor precisa fazer um planejamento do que deseja almejar a curto, médio e longo prazo, bem como a ideia de visão, missão e valores, ainda que seja baixo custo. Além disso, deve-se planejar quais serão os mecanismos utilizados para atrair pessoas e engajar o perfil.
Mais que vender o seu produto, você precisa ter propriedade no assunto. Crie um planejamento de conteúdo, a fim de informar a finalidade do seu produto, dando dicas e insights até a venda do produto em específico estar alinhado a ser cada vez mais constante, presente nas mídias digitais e obtendo maior visibilidade e acesso ao seu perfil.
Faça uso de novas tecnologias. As pessoas buscam praticidade ao comprar produtos ou serviços on-line, além de encontrar soluções para seus problemas. Há um vasto suprimento de ferramentas digitais que você pode usar para ajudar nessa necessidade. O universo digital promove cada vez mais oportunidades e soluções de negócios para os produtos digitais. Ao migrar para o uso digital, o Método Sirius ajuda a compreender o comportamento dos clientes e presenças nos canais de forma efetiva, gerando resultados expressivos, frequência e visibilidade de público em um mercado rentável. Conte com os especialistas do Ser Notável, para uma consultoria completa.
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