fbpx

Empreendedorismo com produto digital: confira como ter sucesso na internet

A internet nos possibilita a conexão com uma infinidade de informações, interações e produtos das mais variadas marcas, estilos e preços. Mas, você que está começando a empreender na internet, já parou para pensar no seu diferencial, frente aos concorrentes e como se conectar com o seu público? Acompanhe, na leitura a seguir, as estratégias para engajar os seus produtos digitais, de acordo com a linguagem de cada um.

Confira como criar um produto digital, como vender produtos digitais e os produtos digitais mais vendido. | Foto: Freepik.

Um empreendedor digital utiliza da inovação e constância para que o seu produto esteja em evidência, possuindo uma gama de opções ao seu público-alvo. Um negócio digital pode ser um e-commerce, um marketplace, um portal de cursos, um serviço oferecido on-line, um produtor de conteúdo, entre outros que possibilitam agregar valor, experiência e estratégias que dão suporte às ações operacionais.

O que são produtos digitais?

Os produtos ou serviços digitais são materiais ou conteúdos disponibilizados para uso na internet através de plataformas como celulares, tablets, desktops ou notebooks e não dispõe de materiais físicos, entregas e afins. Pode ter diversas finalidades, porém a mais popular é a educacional. Vendas de cursos ou treinamentos são uma das formas de produzir conteúdo e vender ao cliente no ambiente on-line.

A vantagem de estruturar um produto digital é a possibilidade de começar do zero, sem um capital de giro inicial que, diferente do material físico, demanda estoque, a efetiva compra dos produtos, espaço e possível contrato com fornecedores. O investimento inicial é baixo, porém é necessário conhecer muito bem o produto que está vendendo, de acordo com a empresa ou idealizador do determinado produto.

Outra vantagem é a liberdade geográfica e de tempo. Uma venda ou elaboração de um e-Book pode ser feita de qualquer lugar do mundo – desde que tenha acesso à internet para acompanhamento das vendas ou busca de fontes de pesquisa complementar ao e-Book – e quanto a liberdade de tempo, claro, é importante você planejar um horário para focar nas estratégias para prospectar novos clientes, mas não ficará preso a um horário comercial, como o CLT, por exemplo.

Quais as vantagens de trabalhar com produtos digitais?

Além das vantagens mencionadas acima, os produtos digitais possibilitam o aumento da produtividade e até mesmo ativar o mindset para trabalho com o seu próprio negócio. Confira os benefícios de trabalhos com o digital:

  • Você não precisa desenvolver seu próprio produto;
  • Conhecimento técnico nas diversas plataformas digitais, para até mesmo montar o seu próprio negócio;
  • Maior flexibilidade de jornada, ou seja, trabalhar de qualquer lugar do mundo e no melhor horário adequado à sua agenda;
  • Um exemplo de produto digital: Marketing de Afiliados, possuem baixo custo e a seleção variam de acordo com o perfil do contratante e contratado;
  • Melhoria de SEO: O Search Engine Optimization  (Otimização para Motores de Busca, em português) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca, gerando conversões em vendas, busca e acesso a um determinado perfil.

​Como trabalhar com produtos digitais na internet?

Trabalhar com produtos digitais demanda estratégia, tempo e constância para que o seu público receba a melhor experiência digital ao obter conhecimento e efetivar a compra do seu produto. O mais impressionante no mercado digital é que sempre tem alguém interessado em novas soluções e aprendizado para o seu empreendimento e, consequentemente, busca nas mídias um expert no assunto.

O Produtor Digital pode compartilhar um conhecimento na internet, de acordo com as suas especializações e insights desenvolvidos ao longo de sua carreira. A criação de um infoproduto (como um curso on-line ou um e-book) é ideal para envolver o seu público com as suas ideias, estratégias, soluções e aprendizado, independente do seu segmento, mas você deve ter domínio sobre o tema.

Empreendedorismo digital: saiba a importância

Basicamente, o empreendedorismo digital é quando o negócio é 100% on-line. O modelo dispensa espaço físico e atendimento presencial, sendo ideal para quem busca flexibilidade e um investimento inicial menor.

Usar os canais de comunicação para expor marcas, produtos e serviços promovem uma melhor busca e conhecimento para captar e prospectar clientes. A importância desse espaço digital aumenta o alcance de público, logo, não importa se ele está na mesma cidade que você ou do outro lado do mundo. Se puder enviar a mercadoria até ele, ou prestar o serviço on-line, ele se tornará um consumidor em potencial, aumentando as suas chances de fazer negócios.

Com os avanços tecnológicos, acesso à internet e, principalmente, com o advento da pandemia, essa forma de empreender vem crescendo a cada ano, o que se deve ao crescimento das mídias sociais, uma forma de renda extra e ao baixo investimento inicial.

Existem três formas de empreender na internet: A primeira é o produtor de conteúdo para determinados nichos, lifestyle, beleza, viagens, stand up, entre outros e, consequentemente, ganhar maior engajamento e visibilidade e firmar parcerias publicitárias e demais tipos de mídias de comunicação. A segunda, é desenvolver um produto ou serviço de sua autoria e vendê-lo em um site de e-commerce ou em um marketplace e criar lojas de ambiente on-line e a terceira – e que está em ascensão – é o mercado de afiliados. Ou seja, vender produtos e serviços de outras pessoas em troca de uma comissão por cada venda e revendendo essas soluções com uma margem de lucro. Assim, o empreendedor se torna um afiliado.

Inicialmente, crie um planejamento pessoal para que os seus projetos de venda, produção e solução sejam cada vez mais evidentes.

Produtos digitais: 4 dicas para empreender na internet

Confira, abaixo, quais são as dicas:

1 – Monitore as tendências

Entender as necessidades do cliente faz parte da ideia de planejamento de produto. Seja presente e o mais omnichannel possível, para que o seu negócio possa transitar entre todas as tendências e, assim, abranger o maior público possível com o posicionamento coerente e atualizada com o mercado.

2 – Tenha uma visão clara e um objetivo

O empreendedor precisa fazer um planejamento do que deseja almejar a curto, médio e longo prazo, bem como a ideia de visão, missão e valores, ainda que seja baixo custo. Além disso, deve-se planejar quais serão os mecanismos utilizados para atrair pessoas e engajar o perfil.

3 – Seja constante e também busque conhecimento

Mais que vender o seu produto, você precisa ter propriedade no assunto. Crie um planejamento de conteúdo, a fim de informar a finalidade do seu produto, dando dicas e insights até a venda do produto em específico estar alinhado a ser cada vez mais constante, presente nas mídias digitais e obtendo maior visibilidade e acesso ao seu perfil.

4 – Automatize os processos

Faça uso de novas tecnologias. As pessoas buscam praticidade ao comprar produtos ou serviços on-line, além de encontrar soluções para seus problemas. Há um vasto suprimento de ferramentas digitais que você pode usar para ajudar nessa necessidade. O universo digital promove cada vez mais oportunidades e soluções de negócios para os produtos digitais. Ao migrar para o uso digital, o Método Sirius ajuda a compreender o comportamento dos clientes e presenças nos canais de forma efetiva, gerando resultados expressivos, frequência e visibilidade de público em um mercado rentável. Conte com os especialistas do Ser Notável, para uma consultoria completa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Guia de como melhorar o blog

Atualmente, onde o mundo vive o virtual, onde todos tentamos nos destacar mais que os outros. Se você busca estar à frente da sua concorrência,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.