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Podcast dá dinheiro? Entenda

Como ganhar dinheiro com podcast? Antes de responder essa pergunta, vamos primeiro aos fatos: de acordo com uma pesquisa do Ibope, um terço dos internautas brasileiros ainda não sabem o que é podcast e 57% dos ouvintes desse tipo de mídia começaram a escutar somente durante a pandemia de Covid-19. Além disso, cerca de 28 milhões de pessoas afirmaram consumir podcasts e esse número só tende a crescer. Isso mostra que esse é um mercado enorme, aguardando para ser explorado.

Não é surpreendente afirmar que esse formato está cada vez mais popular e vêm atraindo muitas pessoas, sejam ouvintes ou produtores interessados em inovar. Para você conseguir mensurar, até as mídias mais tradicionais estão adotando o podcast. A Globo, por exemplo, entrou firme nessa nova tendência e já anunciou 9 programas e, após seis meses, esse número subiu para 16.

Este formato de conteúdo digital é cada vez mais divulgado, mas muitas pessoas ainda se perguntam: “como ganhar dinheiro com podcast?” ou “podcast dá dinheiro?”. Pensando nessa pergunta, elaboramos esse artigo com a intenção de tirar todas as suas dúvidas sobre podcast.

Os podcasts têm se tornado cada vez mais populares. | Foto: Freepik.

O que é podcast?

O podcast é um formato de conteúdo digital entregue na forma de áudio, muito parecido com um rádio. A diferença é que o podcast fica à disposição para que o ouvinte o escute quando quiser, visto que não é um programa ao vivo. Ademais, o conteúdo é feito sob demanda.

É possível afirmar que os podcast tem como premissa o conceito de audio marketing, podendo ser caracterizado como uma boa forma de comunicação, com a proposta de trazer mais informação, educar o público, além de elaborar conteúdos que sejam criativos e levem entretenimento ao público, em formato de áudio.

Como começar um podcast do zero?

Se você está pensando em como ganhar dinheiro com podcast, confira algumas dicas para começar a fazer esse tipo de material do zero:

Começar algo do zero é assustador, mas criar um podcast não é nenhum bicho de sete cabeças. | Foto: Freepik.

1. Determine o tipo de conteúdo

Comece a identificar o que sua marca quer e consegue falar, depois determine o tema do podcast, pois é a primeira etapa do planejamento de conteúdo. Se você já tem uma ideia dos assuntos que interessam à persona da marca, que a faça querer saber mais, ajude a responder perguntas e a entretenha, informe ou eduque, pois o processo é mais fácil.

A estratégia é pensar em uma pauta bem ampla, que representa o nicho do seu negócio. Ele vai atuar como base, isto é, um roteiro a ser seguido. A partir daí, é só fazer a programação com os assuntos que estejam relacionados com a temática e que podem ser capítulos do podcast. Isso ajuda a moldar uma autoridade da empresa sobre o assunto.

2. Escolha o tipo de podcast

Existem diversos tipos de podcast, sendo essas as principais:

Entrevista

As entrevistas costumam ser amplamente usadas em podcasts.O produtor convida um especialista ou uma personalidade para debater um assunto em que são referências. Com isso, o podcast também chama a atenção do público que já acompanha aquele convidado.

Painel

Nesse formato, o podcast conta com a participação de mais de um convidado para discutir sobre um determinado tema. É parecido com uma mesa redonda, onde todos têm espaço para falar, com tempos pré-estabelecidos ou não. Geralmente demanda mais coordenação e organização do mediador.

Informativo

Esse tipo de formato se assemelha com o jornal da manhã de uma estação de rádio. No entanto, ele não precisa ser acompanhado ao vivo, o espectador pode ouvir no horário que quiser. Além disso, esse formato tem um caráter mais informativo e por vezes até jornalístico, com as notícias diárias, algum assunto do momento ou novidades em determinada área de atuação.

Individual

Por fim, esse tipo de formato envolve apenas uma pessoa, que conduz todo o material do programa. O apresentador precisa ter uma grande habilidade de desenvoltura para dar dinâmica ao podcast e torná-lo uma espécie de conversa com o espectador.

A edição fica mais simples e não é necessário se preocupar com os numerosos equipamentos de gravação.

3. Pense no conteúdo e na estrutura

Após definir o tema, pense sobre os desdobramentos que ele proporciona e quais abordagens você quer usar. Lembre-se de estudar o assunto e trazer dados para conduzir o podcast com mais autoridade e transmitir confiança.

Pondere também sobre a estrutura do programa e o tempo em que ele terá. Normalmente, os podcasts são divididos em:

  1. Abertura;
  2. Apresentação de tema e convidados;
  3. Conexão para o conteúdo;
  4. Conteúdo, debates e discussões.

5.  Escolha com sabedoria os convidados para o podcast

Convide uma pessoa que esteja familiarizada com o tema para trazer mais credibilidade ao seu programa, mas também alguém que tenha afinidade com o público e com a política da marca. Desse modo, você consegue atrair o seu público e, ainda, os seguidores do convidado.

Vale lembrar que se você for contratar um influencer digital, verifique a reputação do mesmo. Afinal, você não quer alguém que tenha a imagem manchada sendo associada com a sua marca, certo?

6. Tenha os equipamentos necessários para um podcast

Equipamentos como: microfone, headphone, headset, gravador de áudio, software de gravação, software de edição, estúdio (ou ambiente com uma boa acústica) e programas de ligação e gravação (como Skype e o MP3 Recorder, que grava as chamadas) são muito úteis.

Saiba escolher bem os equipamentos para o seu podcast. | Foto: Freepik.

7. Faça a edição do seu podcast

É nessa parte que você organiza as gravações, faz os devidos cortes, adiciona trilhas e efeitos, melhora o áudio e conclui o programa para torná-lo mais dinâmico e atraente para o público. Para tal, use programas de edição e áudio, como o Anchor, Adobe Audition, Audacity ou Sony Sound Forge.

8. Publique o seu podcast

Para publicar, utilize os canais que tenham alcance e que o seu público não tenha dificuldade em acessar e mexer.

Há alguns agregadores de conteúdo que tornam mais fácil a distribuição do programa, como o Anchor – ele publica de forma automática seu podcast em plataformas como o Spotify. Você também pode publicar diretamente no Spotify e no SoundCloud, que estão classificadas como as principais plataformas de áudio.

9. Divulgue o seu podcast nas redes sociais

Essa divulgação é muito importante para alcançar mais pessoas e fazer com que seu podcast se torne cada vez mais popular. Veja algumas ideias para conseguir aproveitar as redes sociais nesta divulgação:

  • Crie uma contagem regressiva nos stories do Instagram para criar expectativa;
  • Mostre os bastidores das gravações e edições para tornar o conteúdo mais humano;
  • Crie teasers para aumentar a expectativa;
  • Incentive que os convidados também divulguem o seu conteúdo nas redes sociais;
  • Compartilhe posts dos internautas que comentam sobre o podcast para gerar prova social.

Quanto ganha um podcaster?

Não há resposta certa para essa pergunta. Afinal, tudo dependerá da qualidade do seu conteúdo; se você fizer alguma parceria com algum negócio relacionado ao seu material; da publicidade e do seu clube de assinaturas

Como investir em um podcast?

Você ainda deve estar pensando “como ganhar dinheiro com podcast ?” e “podcast no spotify dá dinheiro?” Para responder isso, saiba que há três formas de gerar renda para o podcast: patrocínio e anúncios, produção própria ou conteúdo patrocinado.

Somente investindo em um podcast que você será capaz de monetizá-lo. | Foto: Freepik.

Patrocínio e assuntos

Essa tem sido a forma que muitas marcas entraram no mundo dos podcasts. Resumidamente, a marca poderá entrar como menção ou chamada no começo, no meio ou ao final dos episódios. Também é possível associar a imagem de sua marca às redes sociais, site e demais pontos de contato do podcast com o público.

É preciso destacar que patrocinar ou fazer anúncios em podcasts têm resultado a longo prazo. Uma única veiculação não será capaz de realmente fortalecer a marca. Isso porque o podcast é elaborado através de uma relação entre o criador de conteúdo e a audiência dele, assim sendo quanto mais tempo a marca estabelecer presença nesse conteúdo, melhor conseguirá associar sua imagem à produção.

Produção Própria

Algumas empresas desejam ter um posicionamento de marca ainda mais perspicaz e alcançar uma audiência própria. Nessa situação, outra possibilidade de investir em podcasts está na criação de conteúdo próprio. Arezzo & Co, Renner, Pão de Açúcar e Heineken são alguns exemplos de marcas que decidiram seguir por esse caminho.

Entretanto, produzir um podcast inclui grandes desafios: O primeiro desafio está na produção em si. Um conteúdo de qualidade demanda um certo investimento em equipamentos e profissionais com experiência. Para facilitar, já existem inúmeras produtoras especializadas na criação de podcasts no Brasil, como Half Deaf, Rádio Guarda-Chuva, Pod360, Rádio Novelo, Ampére, entre tantas outras.

Outro desafio é conquistar um público próprio, o que pode demorar meses e anos. Por essa razão, muitas marcas optam por concentrar o investimento nos patrocínios e anúncios, porque atingem uma audiência previamente estabelecida.

Em último lugar, é necessário ter cuidado com o tipo de conteúdo que será elaborado. Criar um podcast é iniciar uma conversa com o público em torno de temas que sejam importantes para a marca e para a audiência. Afinal, é através da qualidade, da profundidade e da frequência da informação que se conquista uma audiência leal.

Conteúdo patrocinado

Existe ainda uma terceira alternativa, que consiste na possibilidade da marca não querer manter um projeto de longo prazo, como na produção própria, mas deseja promover uma conversa mais aprofundada com o público sobre algum assunto relevante para o empreendimento. Algo que vá além dos limites entre o patrocínio e anúncios.

Nessa situação específica, há a possibilidade de desenvolver um conteúdo patrocinado em parceria com um publisher. Dessa forma, a marca poderá empreender tempo e dedicação em somente um episódio inteiro e posicionar-se como referência em determinado tema

7 dicas para ganhar dinheiro com podcast

Agora chegou o tão esperado momento em que responderemos: “como ganhar dinheiro com podcast?”. Então, vamos lá!

Lembre-se que com foco, determinação, fé e perseverança é possível enriquecer com qualquer coisa! | Foto: Freepik.

Produza conteúdo de qualidade

A primeira etapa para compreender como ganhar dinheiro com podcast é produzir um conteúdo de qualidade. Principalmente um conteúdo de valor, que é por definição, um material que satisfaz alguma necessidade de quem o consome – ou seja, um conteúdo de qualidade.

Mas, como isso está relacionado em como ganhar dinheiro com podcast? Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, 75% do público de podcast foi atraído pelo formato de áudio e pela qualidade e diversidade de conteúdo.

Portanto, é importante oferecer material para não só agregar valor ao espectador, mas também se sobressair da concorrência. Por isso, não fique receoso em investir em temas pouco conhecidos ou muito específicos. Afinal, o podcast é o formato perfeito para explorar conteúdos de nicho.

Saiba onde disponibilizar seu podcast

É preciso pensar onde disponibilizar seu conteúdo. Os agregadores de podcast como Overcast e Pocket Casts e plataformas como Spotify e SoundCloud são boas escolhas.

Vincule uma loja ou negócio para ganhar dinheiro com seu podcast

Vamos dizer que produzir conteúdo de qualidade não é a única resposta da pergunta “como ganhar dinheiro com podcast?”. Pense no seu podcast como uma forma de atrair o ouvinte também para outros projetos.

Você pode vincular seu programa a um negócio específico, cujo nicho é ligado a ele. Ao empregá-lo como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, você terá um grupo fiel de seguidores e terá mais autoridade no mercado. Desse modo, você será capaz de visualizar sua clientela crescer de forma natural.

Faça parte de um programa de afiliados

Como ganhar dinheiro com podcast, caso você não tenha loja ou negócio particular? Sem problemas! Também é possível vender produtos de terceiros. Para tal, basta apenas se unir a um programa de afiliados.

Nessa situação, não é necessário se preocupar com a gerência de uma loja on-line ou física, pois quem toma conta disso é o próprio criador do produto. Como afiliado, você ganhará uma comissão em todas as vendas realizadas por meio dos links disponibilizados ao seu público.

Avalie o tipo de produto que possui relevância para o seu nicho e pense na importância de oferecer apenas artigos de qualidade, pois é preciso escolher bem o que promover no seu programa. Vale lembrar que você é encarado como uma autoridade para o seu público, porque eles confiam no seu julgamento e opinião.

A publicidade no podcast é uma tendência

É possível ganhar dinheiro no podcast de inúmeras formas e nem todos os jeitos de gerar receita com sua produção fogem dos modos tradicionais. Entre elas está a boa e conhecida publicidade. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters, 63% dos espectadores desse tipo de conteúdo compraram um produto ou serviço anunciado neste tipo de plataforma.

Vale lembrar da importância de optar por anunciantes que façam sentido para seus espectadores. Por exemplo, você pode mencionar os produtos e serviços da empresa promovida, fazer entrevistas e episódios colaborativos, dar descontos especiais ao seu público, entre outras ações.

Mas, cuidado! Abusar da quantidade de propagandas e provê-las em excesso pode gerar insatisfação na sua audiência e é preciso saber balanceá-la.

Ofereça cursos presenciais e virtuais

Alcançar o patamar de autoridade no seu nicho possibilita outra alternativa de monetizar o seu podcasts: oferecer cursos, sejam eles presenciais ou virtuais.

Você terá um público fiel e se posicionará com mais incidência no mercado. Isto dá a oportunidade de você participar de eventos ou palestras, além da possibilidade de dar aulas em escolas de cursos de extensão.

Existe também a alternativa de utilizar a tecnologia a seu favor e adotar a tendência de ensino à distância.

Crie um clube de assinatura

Quando o assunto é patrocínio, vale destacar que não é algo realizado apenas por empresas. Caso você tenha conteúdo de qualidade e um público engajado, é possível ganhar dinheiro com seu podcast por meio de um clube de assinatura.

Há inúmeras plataformas de financiamento coletivo que você pode usar. Por exemplo, você pode aderir a sites de crowdfunding como Apoia.se, Catarse e Kickante. Você também pode solicitar doações a sua audiência ou oferecer conteúdo exclusivo para os assinantes – como e-books, episódios exclusivos, transmissões ao vivo ou grupos fechados.

Muitos programas agregam renda a seus negócios através deste modelo. O conteúdo gratuito tem a função de fazê-los ganhar autoridade e chegar ao nível em que existe a possibilidade de ganhar dinheiro com a sua produção de conteúdo.

Entretanto, nesta modalidade, você não será o dono de todo o capital arrecadado – é preciso pagar uma quantia à plataforma e aderir aos modelos de monetização que estão à disposição.

Como o Método Sirius pode ajudar a alavancar o seu negócio?

Diversas pessoas intencionam usar ou já usam as redes sociais de forma profissional. Contudo, uma quantidade considerável desses empreendedores digitais não alcançam os resultados esperados, mesmo postando de modo regular no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Esta é a sua situação? Então, o Método Sirius foi feito exclusivamente para você. Com ele, você irá:

  • Elaborar conteúdos que tragam resultados rápidos e a percepção instantânea de autoridade;
  • Postar conteúdo relevante certo, na hora certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio digital milionário.
O Método Sirius ajudará a fazer com que seu empreendimento seja um sucesso! | Foto: Unsplash.

Ademais, com o Método Sirius, você terá acesso a lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser avaliado e analisado ao vivo; uma equipe de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outras grandes figuras importantes e, ainda, receberá todas as atualizações durante o período de um ano. Para ter disposição esses recursos e ainda conhecer cases de sucesso e êxito do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Por fim, agora que você já sabe como ganhar dinheiro com podcast, o que está esperando? Monetize-o!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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