Cultura e clima organizacional são dois aspectos diferentes que influenciam diretamente os resultados e o desenvolvimento de uma empresa. Apesar de serem distintos, esses dois conceitos se referem aos colaboradores.
Durante muito tempo, a força de trabalho foi considerada apenas uma ferramenta que precisava cumprir as obrigações definidas pelos líderes e atingir as metas estipuladas pela empresa. Porém, se até as máquinas precisam de cuidados e manutenção, os colaboradores também demandam atenção.
É importante destacar que só o salário não garante a produtividade e a satisfação do funcionário. Existem outras ações e medidas que a empresa deve tomar para mostrar que se preocupa com seus colaboradores.
Neste artigo, vamos falar sobre a cultura e o clima organizacional e como esses conceitos se relacionam com a produtividade dos funcionários e o desenvolvimento da empresa. Falaremos ainda sobre as características da cultura organizacional, os 4 tipos de cultura organizacional e como cuidar para manter fortes a cultura e o clima organizacional. Confira.
A cultura organizacional é o conjunto de elementos – crenças, normas, valores e comportamentos – que influenciam e regem uma instituição. Ela é importante para as organizações por guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho.
Os elementos envolvidos dela devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa e devem estar de acordo com o posicionamento que ela deseja adotar perante o seu público. Podemos dizer também que a cultura organizacional é a identidade da empresa. Se tratarmos a empresa como uma pessoa, a cultura organizacional será o perfil dessa pessoa, seu comportamento, sua linguagem, etc.
Apesar de ser algo intrínseco à companhia, a cultura organizacional pode ser mudada gradualmente ao longo do tempo, de acordo com as mudanças e necessidades do mercado e até mesmo dos objetivos planejados por seus gestores. Também é importante destacar que, além de ter uma cultura bem definida, a organização deve comunicá-la a todos os colaboradores de forma eficiente.
Já o clima organizacional é uma espécie de termômetro em uma companhia. É a percepção coletiva da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho e, consequentemente, a satisfação e o rendimento dos colaboradores.
O clima organizacional pode estar em constante mudança, dependendo de inúmeros aspectos como demissão de um líder, contratações mal feitas, troca de processos e ferramentas, dentre outros. Por esse motivo, ele deve ser avaliado periodicamente.
A principal diferença entre cultura e clima organizacional é a adaptabilidade. A cultura organizacional dificilmente é mudada, pois ela é definida pelo superior, sendo o direcionamento que o colaborador deve seguir.
Nesse sentido, os hábitos e as formas de trabalhar são adquiridos rapidamente e vão passando de funcionário para funcionário, solidificando a cultura da empresa. Assim, não mudam tão facilmente.
Já o clima organizacional sofre diversas alterações em pouquíssimo tempo. Ele está exposto a todos os fatores externos à liderança da companhia e sendo afetado facilmente diante de qualquer mudança externa ou interna.
Assim, qualquer insatisfação ou conflito que surja pode alterar o clima organizacional de um minuto para outro, exigindo muito jogo de cintura para administrá-lo.
Ao trabalhar com a cultura e clima organizacional, é importante entender que estamos lidando diretamente com o capital humano dela, que tem o poder de impactar, tanto de forma positiva quanto negativa, todos os processos e produções da companhia.
A cultura e o clima organizacional afetam diretamente índices de turnover, retenção, absenteísmo, produtividade e workflow da empresa. Por isso, devem ser analisados e cuidados de perto.
A partir da definição de Charles Handy, escritor e filósofo especializado em comportamento corporativo, ficou delimitado que existem 4 tipos de cultura organizacional de uma empresa: cultura do poder, cultura de papéis, cultura de tarefas e cultura de pessoas.
As empresas que atuam conforme esse viés focam sua liderança em apenas uma pessoa, que costuma ser o próprio empreendedor ou um gerente e que faz divisões de trabalho baseadas em funções e produtos. É um tipo de cultura organizacional mais frequente em pequenas empresas devido ao poder centralizado. A liderança tende a ser carismática, patriarcal e impulsiva.
A cultura de papéis se baseia no desempenho dos colaboradores. Sua abordagem está na definição do papel ou do trabalho a ser feito, não em personalidades.
Os processos são bem estruturados e devem ser seguidos. Porém, são engessados, pouco flexíveis e inexiste espaço para sugerir novas ideias e aprimorar atividades. Portanto, esse tipo de cultura dá destaque ao organograma, definindo de forma clara qual é o papel de cada colaborador.
Na cultura de tarefas, os colaboradores estão preocupados com a solução dos problemas de forma contínua e bem-sucedida e são aptos a lidar com diferentes tipos de situação. Em empresas que adotam esse modelo, a performance é julgada em termos de resultados e problemas solucionados.
O objetivo é ter profissionais específicos para a execução de algumas atividades para agregar conhecimento. Entre as características da cultura organizacional de tarefas está uma empresa bastante flexível, com o ritmo da corporação dependente dos acontecimentos.
O que representa a cultura organizacional de pessoas são, principalmente, os colaboradores. Nesse caso, os talentos presentes na empresa são bastante valorizados, porque são o ponto-chave dessa cultura.
Entre os tipos de cultura organizacional, este possui uma integração maior entre as equipes. Com a gestão de talentos os colaboradores têm a possibilidade de crescerem profissionalmente.
Nesse modelo de cultura organizacional, os indivíduos da organização atuam para ajudá-la a conquistar seu propósito, sendo pago pela empresa para fazer essa contribuição. A mesma relação ocorre inversamente: a organização existe para ajudar o profissional a alcançar os seus objetivos.
Clima organizacional e cultura organizacional contribuem para melhorar o ambiente e promover a qualidade geral dos processos de trabalho a fim de aumentar o comprometimento, a participação, o sentimento de pertencimento e a eficácia da equipe.
Veja quais são os principais benefícios de ter cultura e clima organizacional bem definidos em uma empresa.
● Reduz a ausência do colaborador;
● Retém talentos;
● Proporciona um diferencial competitivo;
● Melhora a produtividade;
● Otimiza o investimento em saúde;
● Melhora a reputação da marca;
● Auxilia na tomada de decisão;
● Desenvolve uma liderança eficaz;
● Ajuda na construção de bons relacionamentos.
O clima organizacional e a cultura organizacional interferem nos resultados de uma empresa. Como vimos anteriormente, cultura e clima organizacional bem definidos geram resultados positivos. Porém, se não forem bem cuidados, podem levar a altos índices de rotatividade, à baixa produtividade, a dificuldades de retenção de talentos e à queda na competitividade.
Por isso, é importante entender o que é cultura organizacional e o que é clima organizacional para conseguir identificar a necessidade de melhorias nesses aspectos dentro da empresa.
Listamos, abaixo, algumas dicas para melhorar e garantir uma boa cultura e um bom clima organizacional na sua empresa.
● Divulgue valores, missão e visão da empresa para todos os colaboradores;
● Dê bons exemplos enquanto gestor;
● Formalize os canais de comunicação;
● Faça com que os colaboradores se sintam ouvidos;
● Valorize as qualidades de cada colaborador;
● Dê um propósito de trabalho para as equipes.
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