Atualmente, o Instagram deixou de ser apenas uma rede social para ser utilizado, também, como uma ferramenta de negócios, possuindo recursos poderosos para gerar maior engajamento e visibilidade da marca, entre esses equipamentos está a enquete Instagram. Essa estratégia vem ganhando maior popularidade entre os usuários e sendo muito utilizada por criadores de conteúdo, portanto, entenda melhor como funciona essa técnica e quais as principais vantagens desse mecanismo na rede social.
As enquetes no Instagram são ferramentas que trabalham de maneira direcionada, assim, utilizando as perguntas corretas, é possível obter uma diversidade de informações estratégicas que podem ser convertidas em resultados satisfatórios. Por isso, essa estratégia é fundamental para conhecer o seu público, além de conseguir extrair dados que ajudam no desenvolvimento dos seus projetos, contribuindo para o surgimento de soluções que conversem de verdade com os usuários.
Esse mecanismo surgiu em 2017, podendo ser feito no recurso dos “stories”, que conta, também, com diversas outras ferramentas para deixá-lo mais interativo, por exemplo, adesivos, gifs, caixas de textos e vários filtros. Além disso, é um ótimo sistema para interagir com os seguidores, portanto, as marcas perceberam essa funcionalidade e passaram a investir nesse recurso para coletar informações estratégicas sobre serviços, produtos, propostas e projetos.
Nesse sentido, todos os dados e informações são disponibilizados por pessoas que têm interesse na marca, pois seguem o perfil da empresa e, consequentemente, respondem as enquetes no Instagram, aumentando ainda mais a relevância e credibilidade dos resultados.
Portanto, não se trata de um público aleatório respondendo questões genéricas, mas de estratégias direcionadas de maneira específica, visando coletar respostas que serão utilizadas nas tomadas de decisão da organização.
Siga os passos, a seguir, para utilizar, corretamente, essa ferramenta:
Em primeiro lugar, antes de criar enquetes no Instagram, você deve elaborar o conteúdo base do Instagram Stories, por exemplo, vídeo, imagem ou animações, mas o essencial é que eles tenham ligação com o tema da enquete. Nesse sentido, imagine o perfil de um restaurante que está querendo promover um novo prato, portanto a ideia é entender quais são as necessidades e gosto do seu público.
Além disso, nada impede que você explore outros recursos da ferramenta, como emojis, desenho livre, filtros, boomerangs, textos, entre outros. Desse modo, o recomendado é que as enquetes no Instagram sejam planejadas e colocadas no calendário editorial, evitando erros e contratempos.
Após criar e posicionar a imagem, o próximo passo para desenvolver enquetes no Instagram é arrastar para cima a página de recursos do stories e localizar a ferramenta de enquetes, em seguida, após o clique, aparecerá uma tela mostrando o local do texto, sendo possível adicionar duas opções por enquete. Nesse sentido, escolha a pergunta que deve ser trabalhada e clique em publicar.
É essencial que nas enquetes no Instagram sejam realizadas perguntas que possam gerar respostas úteis ao público, portanto, a elaboração dos questionamentos é essencial para o sucesso do projeto. Desse modo, existem algumas categorias de perguntas que podem direcionar os usuários para que a empresa consiga o maior número de informações.
As enquetes no Instagram relacionadas à dúvida são ótimas estratégias, porque conseguem oferecer maiores garantias sobre o conteúdo, por exemplo, se as publicações são relevantes e de interesse dos seguidores da página. Por isso, comece utilizando perguntas sobre as principais dúvidas dos usuários em relação à marca.
Nesse sentido, após entender as dúvidas gerais, busque saber questionamentos mais específicos sobre a empresa, logo depois, é importante investir em enquetes sobre o conteúdo. Além disso, as enquetes no Instagram são interessantes para o recebimento de feedbacks, assim, nessas situações, as perguntas devem ser simples e diretas, por exemplo, “você gostou do novo lançamento?”. Também é possível explorar outros recursos para atrair um número maior de seguidores.
Outra dica é criar enquetes no Instagram sobre conteúdos mais específicos, como “você conhece a origem do churrasco?”, essa técnica é utilizada para obter uma quantidade maior de respostas, pois não é possível responder tudo em apenas uma enquete. Desse modo, é possível implementar com informações e curiosidades interessantes.
Quando se trabalha de mais de um serviço ou produto, as enquetes no Instagram podem ser importantes para descobrir as mercadorias favoritas do público, como também pode ser explorado alguns conteúdos mais pessoais, por exemplo, os hábitos e preferências do público.
A enquete no Instagram possibilita:
As enquetes no Instagram estimulam maior engajamento nas publicações, por causa das interações. Afinal, quando os seguidores observam o recurso, a resposta é imediata, pois está a apenas um toque, não é necessário abrir uma nova página. Esse mecanismo também tem influência no alcance dos conteúdos da rede social.
O recurso é ótimo para coletar dados para as empresas ou criadores de conteúdo, portanto, em perfis corporativos, é possível realizar enquetes no Instagram sobre diversos assuntos, por exemplo, melhores datas para eventos, preferências de produtos, coleta de feedbacks, solução de dúvidas e para adquirir dados demográficos, geográficos e comportamentais dos seguidores.
Após aprender como fazer enquete no Instagram, é interessante investir em quizzes e promoções, como criação de jogos de perguntas e respostas, no qual o ganhador ganha um brinde. Essa é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e agradar os seguidores.
Agora que você aprendeu como colocar enquete no Instagram, está na hora de explorar os diversos recursos oferecidos pela rede social para conseguir aumentar o público que segue a sua marca. Além disso, o ideal é buscar outras estratégias, além da enquete Instagram, para destacar a sua empresa no ambiente virtual.
Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:
Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso sobre enquete Instagram e, ainda, conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…