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Aprenda a fazer stories profissionalmente e alavanque seu negócio

Os stories se tornaram peça fundamental no Instagram, mas a questão que fica sobre eles é: como fazer stories no Instagram profissional? Isso porque um stories profissional para um amador pode ser a diferença para um conteúdo assertivo e atrativo, e um conteúdo pouco envolvente e certeiro. Fazer esse tipo de conteúdo para o Instagram, no entanto, pode exigir um pouco mais de cuidado e atenção do criador de conteúdo, além de uma preparação.

Saiba mais sobre stories Instagram profissional, Instagram profissional e perfil profissional Instagram. | Foto: Unsplash.

Pensando nisso, a seguir, explicamos como fazer stories no Instagram profissional, a importância desse tipo de conteúdo e muito mais.

O que são os stories no Instagram?

Quem utiliza as redes sociais com toda certeza já ouviu o termo stories no Instagram. Isso porque os stories, atualmente, é uma das ferramentas mais utilizadas na rede social e uma das mais assertivas em matéria de conteúdo rápido, mas informativo.

O stories nada mais é que um conteúdo rápido, que fica disponível por 24 horas, permitindo um contato direto com seu público. Ele permite interações por meio de enquetes, caixas de perguntas, interações rápidas, entre outros tipos. Além disso, é possível adicionar vídeos, fotos, músicas, entre outros recursos audiovisuais para promover tal interação.

É possível publicar diversos stories, um seguido do outro, abordando um tema ou vários, de forma simples e rápida. Outro detalhe é que os stories no Instagram podem ser salvos em seu perfil, ou seja, é possível criar um destaque com seus stories mais importantes. Isso é fundamental para aqueles que publicam informações muito importantes em seus stories do Instagram. Por exemplo, uma pessoa que faz conteúdos sobre culinária na rede social e que utiliza o stories para ensinar receitas fáceis e curtas. Para não gravar um vídeo tão pequeno, ele faz alguns stories curtos para seu público. E para ter certeza de que as pessoas que não viram na hora ou que desejam retomar aquele conteúdo mais tarde tenham acesso mais tarde, ele salva esses stories em seus destaques.

É devido a facilidade de produzir os stories, o interesse dele pelo público e a possibilidade de salvá-los quando desejar, que esse tipo de conteúdo vem sendo muito utilizado. Os stories, no entanto, precisam ser atrativos e prender o público, assim como qualquer outro tipo de conteúdo. Por isso, saber como fazer stories no Instagram profissional é fundamental.

Como publicar nos Stories?

Publicar nos stories do Instagram é bem simples, tanto para um Instagram profissional quanto para uma conta pessoal. Isso porque as ferramentas são bem intuitivas e todas estão bem indicadas dentro da própria plataforma.

O primeiro passo para publicar nos stories do Instagram é arrastar a tela de seu Instagram para a direita. Assim que fizer isso, a tela de sua câmera irá aparecer e as opções de criação também. Além disso, é possível clicar no ícone de + no topo da tela e, em seguida, clicar na opção story, na parte inferior.

Em seguida, a pessoa clicará nas opções que aparecem ao lado. Como “Criar”, “Boomerang”, “Layout”, entre outros. Cada opção lhe dará um tipo de ferramenta para trabalhar em seus stories. Além disso, é possível utilizar mais de uma. Se usa, frequentemente, a opção criar. Além disso, é possível gravar um vídeo ou tirar uma foto na hora, mas, se preferir, é possível escolher algo de sua galeria.

Assim que já tiver escolhido seu conteúdo para publicar ou já tenha criado algo, basta clicar em “Seu story”, que seu conteúdo será publicado para todos verem. Após publicado, é possível acompanhar quantas pessoas viram seus stories, basta clicar no ícone com sua foto, no canto superior esquerdo da tela e, em seguida, clicar no ícone de olho no canto inferior esquerdo.

Estratégia de Instagram Stories para Empresas

Publicar stories é bem simples e qualquer um que use a rede social pode fazer seu próprio conteúdo. É preciso, no entanto, um certo cuidado para produzir um conteúdo de qualidade para seu Instagram profissional. Isso porque, essa publicação deve conversar com seu público diretamente, deve chamar atenção, ser informativo e convincente. O segredo de stories para Instagram profissional é a seriedade, que não significa um conteúdo formal e quadrado, mas sim algo feito com comprometimento e objetividade.

Para que isso aconteça, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para a criação de um bom stories para seu Instagram profissional. Confira!

1. Utilize uma conta comercial

Um perfil comercial é muito importante para os que desejam um Instagram profissional, isso porque esse tipo de conta possui ferramentas que a normal não tem. Essas ferramentas facilitam o criador de conteúdo a acompanhar o desempenho de seus conteúdos, sejam eles feitos nos stories, nos reels, feed ou IGTV.

Para criar ou alterar um perfil público para um comercial, é necessário vincular sua conta a uma fanpage do Facebook e, em seguida, realizar essa mudança nas configurações de sua conta. A partir disso, basta personalizar a conta com as informações de sua empresa.

2. Insira links em seus stories no Instagram

É fundamental que, ao falar sobre um produto ou serviço que oferece, o criador deixe o link de seu site nos stories. Isso porque a pessoa, após ver seu conteúdo, poderá ir direto ao site para conhecê-lo melhor e adquiri-lo se desejar. Esses links, no entanto, devem ser utilizados de maneira estratégica, ou seja, em conteúdos que peçam por isso. Por exemplo, se está realizando uma enquete, não é necessário um link, mas se está apresentando um produto ou falando sobre um vídeo, é preciso colocar esse link.

Os links no Instagram, contudo, estão disponíveis apenas para contas verificadas e contas comerciais com mais de 10 mil seguidores.

3. Utilize os adesivos

O Instagram oferece alguns “adesivos”, que nada mais são do que ferramentas que são adicionadas em seus stories. Cada um possui uma funcionalidade, sendo um para adicionar localização, outro para adicionar uma enquete, outro para contagem-regressiva, um para fazer menções, entre tantos outros.

Eles são fundamentais para manter contato e interagir com seu público, criando laços e confiança.

4. Publique nos horários de pico

É preciso publicar seus stories em seu Instagram profissional durante o período de maior interatividade do público com a rede social. Ou seja, quando as pessoas estão no Instagram consumindo os conteúdos da plataforma.

Esses horários e dias irão depender do seu público, por isso, é fundamental saber quem consome seus conteúdos e em que momento. Por meio de uma análise de métricas é possível obter todas essas informações.

5. Analise as métricas

O perfil comercial do Instagram disponibiliza para seus usuários, informações imprescindíveis. Dados como engajamento, interações com um determinado conteúdo, tempo gasto pelos usuários em suas publicações, entre outras, são determinantes para um bom stories. Isso porque é possível analisar tais informações e ver quais conteúdos estão indo melhor, ou seja, o que as pessoas preferem, quando elas estão vendo, por quanto tempo estão vendo, entre outros detalhes. Todos esses servem de guia para a criação de stories para Instagram profissional que sejam assertivos para seu público.  Agora que você já sabe como fazer stories no Instagram profissional, coloque em prática essas estratégias e veja seu desenvolvimento na internet aumentar. Mas agora se você deseja ir além e se tornar um verdadeiro empreendedor digital, você precisa conhecer o Método Sirius. Criado por Bruno Ávila, ele lhe mostrará como criar seus conteúdos da melhor forma possível, de forma assertiva e convincente. Além disso, você compreenderá como criar laços com seu público e se tornar referência em sua área. Então, se gostou, confira tudo sobre agora!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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