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Aprenda a usar o reels do Instagram para aumentar o engajamento

Para aqueles que trabalham com as redes sociais, o Instagram reels é fundamental para uma boa interação e um conteúdo de qualidade. Muitos criadores, no entanto, ainda não priorizam esse tipo de conteúdo ou não sabem como adequar seu tema a ele. Além disso, com as mudanças constantes no algoritmo do Instagram, o reels e o engajamento por meio dele mudaram um pouco, dificultando para alguns, seu uso.

Saiba tudo sobre reels do Instagram, o que é o reels do Instagram e como fazer um reels no Instagram. | Foto: Unsplash.

Pensando nisso, a seguir, explicaremos como usar o Instagram reels para aumentar seu engajamento, pensando em como a rede social estará em 2021.

O que é o reels do Instagram e como essa ferramenta pode ajudar a crescer dentro da plataforma?

O reels do Instagram é um dos tipos de publicação que a rede social permite que seus usuários façam. Ele consiste em um vídeo curto, que a princípio era de até 30 segundos e, agora, com as novas diretrizes da plataforma, passou a ter até 60 segundos. A ideia é que sejam conteúdos dinâmicos, rápidos, mas informativos, para que o público se conecte de maneira rápida ao criador e ao tema abordado.

Os reels foram lançados na plataforma em 2019, contudo, a função já existia anteriormente, o nome, contudo, era “Cenas”. O Instagram já vinha testando esse novo tipo de publicação e vem investindo cada dia mais nele, uma vez que redes sociais de vídeos rápidos, como o TikTok, vem se popularizando no mundo todo.

Além de ser um conteúdo extremamente atrativo para os mais jovens, principalmente, o Instagram reels é fácil de ser feito. Os vídeos podem ser criados diretamente na rede social, além de serem editados por lá por meio de recursos disponibilizados. Além disso, para aqueles que desejam fazer toda a produção fora da rede social, é possível gravar e editar os vídeos e adicioná-los no Instagram reels depois.

Engajamento

A grande questão do Instagram reels, no entanto, é que ele é uma ferramenta ideal para quem busca aumentar seu engajamento na plataforma. É preciso, contudo, saber utilizar essa função da melhor forma possível, aproveitando suas ferramentas de edição, criando conteúdos assertivos e publicando nos momentos certos.

Isso porque os reels são um tipo de conteúdo atrativo para os mais jovens, que buscam vídeos curtos e informativos, ou até mesmo entretenimento por meio deles. Além disso, por serem conteúdos curtos, são mais fáceis de gravar e editar, possibilitando ao criador de conteúdo criar mais e publicar com maior frequência.

Outro ponto é a facilidade do Instagram reels, uma vez que são vídeos curtos e interativos, perfeitos para apresentar um produto, compartilhar uma curiosidade, entre outros. Para criar, no entanto, de maneira assertiva, é possível seguir algumas dicas, que facilitaram o processo, que são:

Crie um roteiro

Uma das principais dicas para um bom reels no Instagram é a criação de um roteiro. Isso ajuda com o planejamento de seu vídeo, com o que será dito ou o que será feito, entre outros detalhes. Nele, coloque o que deseja apresentar, então se irá falar algo em específico ou escrever, se tocará uma determinada música e o que mais desejar.

Por exemplo, se estiver ensinando uma receita, crie um roteiro com o passo a passo, com o que deve estar escrito, como o nome dos ingredientes, uma música de fundo ou uma narração, curiosidades sobre o prato, entre outros. É fundamental que o roteiro esteja organizado, ou seja, com tudo o que deseja e na ordem que deseja, pois facilitará na gravação do vídeo e em sua edição.

Crie um conteúdo que converse com seu público

O conteúdo que será gravado deve conversar com seu público, ou seja, deve ser de interesse daqueles que te seguem na rede social. Por exemplo, você vende produtos de beleza e seu público te segue por conta disso. Mas você está produzindo um conteúdo sobre moda, falando sobre tendências de roupa. Esse tipo de conteúdo pode não interessar que te segue, uma vez que eles esperam ouvir sobre produtos como maquiagem e skin care.

Então conheça bem seu público-alvo, seus interesses e desejos, e crie um conteúdo que irá atraí-los e conversar com eles.

Aproveite conteúdo do TikTok

Uma forma de garantir um bom conteúdo para seu Instagram reels é utilizar conteúdos do TikTok. Então recicle seus vídeos que estão fazendo sucesso na outra rede social e utilize no Instagram. Isso facilitará seu trabalho, é de agrado de seu público e ainda apresenta o trabalho que você faz na outra rede para quem não te acompanha.

Além disso, é possível aproveitar desafios e conteúdos que estejam sendo abordados no TikTok e que estejam fazendo sucesso. Não necessariamente você gravou esse conteúdo para a outra rede social, mas usou para se inspirar para seu reels.

Qualidade

O que é mais importante em um Instagram reels é sua qualidade, pois um bom conteúdo atrai, naturalmente, o público. Isso porque um assiste, gosta e compartilha com outra pessoa que tenha interesse. Assim, sua publicação se torna conhecida e as pessoas chegam a seu conteúdo de forma orgânica.

Então, antes de mais nada, pense em um bom conteúdo, que será diferente de tudo que está sendo ofertado no Instagram. Pesquise o desejo de seu público, o que eles se interessam em ver, o que há de melhor para compartilhar de seus conhecimentos, entre outros. Pesquisar é sempre a melhor forma de criar um bom vídeo e atrair muitas pessoas para ele.

Use boas hashtags

Outro segredo para o engajamento de seu conteúdo é o uso das hashtags. É preciso ter cuidado, no entanto, com as tags que irá usar, pois tags fracas não ajudam o vídeo a se destacar entre outros conteúdos semelhantes e nem a chegarem por meio das indicações aos usuários da plataforma. Então, utilize as palavras-chaves mais pesquisadas, as que são mais fortes ou, uma estratégia que vale, são aquelas que não são tão visadas, mas que possuem um determinado volume de buscas.

É preciso se atentar a um Instagram reels de qualidade, feito com planejamento e que possua boas hashtags, facilitando na divulgação e visibilidade de seu trabalho na plataforma. Agora que você já sabe como criar um Instagram reels, corra para sua conta e engaje seu conteúdo da melhor forma. Mas se desejar ir além e se tornar um verdadeiro empreendedor digital, você deve conhecer o Método Sirius. Criado por Bruno Ávila, o método tem por objetivo lhe mostrar a melhor forma de produzir conteúdos para que você se torne referência na web, incluindo as redes sociais. Ele aborda conteúdos nas redes sociais e de marketing digital, facilitando o seu domínio no meio on-line. Ficou interessado? Então confira!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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