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Algoritmo do Instagram: saiba como ele funciona

Para todos aqueles que trabalham com redes sociais, o termo algoritmos é muito conhecido, mas nenhum é tão falado quanto o algoritmo do Instagram. O termo ficou ainda mais conhecido após 2016, quando a plataforma realizou mudanças significativas em seu algoritmo, como alterar a maneira que o Instagram entrega conteúdo. Além disso, todo criador de conteúdo que se preze, necessita conhecer tudo sobre o assunto, uma vez que ele depende disso para a entrega de suas publicações.

Pensando nisso, a seguir, explicamos tudo sobre o algoritmo do Instagram, como ele funciona, como impacta os usuários e a melhor forma de aumentar seu engajamento.

Saiba como funciona o algoritmo do Instagram e como crescer no Instagram hackeando o algoritmo. | Foto: Unsplash.

O que é o algoritmo do Instagram?

A definição de algoritmo é: conjunto de regras e procedimentos lógicos, perfeitamente definidos, que levam à solução de um problema em um número finito de etapas. No caso do algoritmo do Instagram, a definição é bem similar, porém, é voltada para a proposta da rede social.

Portanto, o algoritmo do Instagram, nada mais é, que um conjunto de regras e procedimentos, que são perfeitamente definidos e automatizados, para definirem os posts que devem aparecer para cada um de seus usuários, além da ordem dessas publicações. Sendo assim, o algoritmo é uma “programação”, em tese, que identifica, com base nos interesses do usuário e de seu engajamento, as publicações que aparecem no feed.

Um exemplo claro de como funciona o algoritmo do Instagram é o seguinte: você ama um determinado criador de conteúdo e segue a conta dele na rede social, mas não curte, comenta ou compartilha seus conteúdos. Sendo assim, por mais que você ame ver suas publicações e stories, pela falta de interatividade, o algoritmo do Instagram entende que você não tem interesse naqueles conteúdos daquele determinado criador. Agora, no entanto, se você interage, ou seja, engaja os conteúdos daquela pessoa, a plataforma compreenderá que há interesse naquilo. Por isso, atualmente, muito se fala da importância do engajamento nas redes sociais.

Mas por que o Instagram utiliza tal algoritmo? O objetivo da rede social é que seus usuários tenham uma experiência única na plataforma. Ou seja, que cada pessoa tenha um feed único e personalizado, baseado em seus principais interesses. Isso ajuda os usuários a terem acesso ao que mais gostam da rede, descartando publicações e publicidades que não lhe interessam.

Além disso, o Instagram divide em categorias a leitura de seu algoritmo, ou seja, de acordo com as interações do usuário. As categorias são: Feed e Stories, Explorar e Reels. A interação de cada usuário irá influenciar em cada uma dessas categorias, sendo assim os conteúdos que o usuário vê no feed não será, necessariamente, da aba Explorar ou o dos Reels.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Como foi dito, o Instagram analisa mais de um tipo de conteúdo, ou seja, seu algoritmo funciona de maneiras diferentes para cada um que utiliza a rede. Sendo assim, ele fará uma leitura distinta dos interesses dos usuários em seu feed, em seu explorar, nos stories e nos reels. Por isso, é imprescindível para o criador de conteúdo e para todos que se interessam pela rede social, compreender como funciona o algoritmo do Instagram em cada um desses.

Algoritmo do Instagram para Feed e Stories

O algoritmo do Instagram faz uma leitura única para o Feed e para os Stories de um usuário. Ou seja, o que vale para um vale para o outro, isso porque o algoritmo entendeu que os usuários preferem ver em seu feed e nos stories, conteúdos mais amigáveis e familiares, feitos por pessoas próximas. Sendo assim, ele indicará para os usuários aqueles conteúdos feitos por seus amigos, pessoas com quem você mantém contato nas redes e que produz um conteúdo descontraído que, não necessariamente, seja informativo.

O algoritmo do Instagram, contudo, também possui critérios dentro do critério de amigos e familiares, isto é, os conteúdos que serão apresentados são os mais populares, ou seja, quanto maior  os números de curtidas e comentários, maior a chance do conteúdo aparecer no topo do seu feed e no início de seus stories.

Além disso, existe a relevância do conteúdo para você, que é medida a partir do nível de interação que você tem com as publicações daquele usuário, ou seja, você curte, comenta e compartilha aqueles conteúdos e segue aquele usuário. Portanto, o engajamento é fundamental para a visualização dos conteúdos na rede social.

Algoritmo do Instagram para o Explorar

O Explorar é a área que apresenta novos conteúdos para os usuários, ou seja, novos perfis, ou até publicações de perfis conhecidos, mas que as pessoas não visualizam. Os critérios nessa categoria são muito semelhantes aos do Feed e do Stories, uma vez que o Instagram irá propor conteúdos de relevância, ou seja, que tenham um número maior de curtidas, comentários e compartilhamentos, além de conteúdos que se assemelham a outros que você já curtiu, comentou e compartilhou.

Um exemplo disso é: você ama um determinado perfil que faz maquiagem artística e está sempre interagindo com as publicações daquele perfil. Sendo assim, o Explorar irá lhe mostrar outros perfis e conteúdos relevantes, que também façam aquele tipo de postagem, ou seja, de maquiagens artísticas.

Para isso, o algoritmo do Instagram analisa o histórico do usuário, o nível de engajamento nos conteúdos e suas preferências.

Algoritmo do Instagram para os Reels

Os reels, aqueles vídeos curtos da plataforma, estão entre os conteúdos mais consumidos do Instagram. Ele pode ser compartilhado em seu feed e nos stories, facilitando o acesso dos usuários ao conteúdo. Além disso, o próprio Explorar dá indicações de Reels para os usuários, assim, como todos os outros conteúdos, esse está à mercê do algoritmo do Instagram.

O algoritmo irá analisar e entregar os Reels para os usuários da seguinte maneira: ele analisará a relevância do conteúdo, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamentos; analisará a interação do usuário com os conteúdos daquele criador de conteúdo e o reels em si, ou seja, o tipo de conteúdo, o áudio do vídeo, se possui legendas, entre outros detalhes.

Se o Instagram considerar que o vídeo é relevante para determinado usuário, ele irá aparecer em destaque para as pessoas.

Como o algoritmo do Instagram impacta os usuários?

O algoritmo do Instagram impacta todos os seus usuários, sejam eles criadores de conteúdo ou simples consumidores. Isso porque é a rede social que escolhe o que será apresentado para cada um de nós, dificultando o acesso a determinados tipos de conteúdo, que podem, no final, ser muito mais interessantes. Essa é a visão do consumidor, que está apenas esperando o Instagram entregar o que ela deve ver, tirando um pouco da liberdade de cada um escolher o que quer ver, pois a partir do momento que ele mostra o que é mais relevante, o usuário não está escolhendo essa relevância.

Para os criadores de conteúdo, o impacto é ainda maior, pois com as mudanças no algoritmo do Instagram, muitos foram prejudicados. Isso porque o Instagram deixou de entregar seus conteúdos e essas pessoas tiveram que apostar mais no engajamento com seu público do que na qualidade  dos conteúdos em si. Sendo assim, as estratégias de marketing começaram a ser mais utilizadas dentro da rede social, como utilizar estratégias de SEO.

Logo, o trabalho para os criadores de conteúdo foi redobrado, uma vez que apenas o conteúdo já não é o suficiente.

Como aumentar o engajamento usando o algoritmo do Instagram?

Por mais que o novo algoritmo do Instagram seja polêmico e tenha desagradado muitos usuários, é possível engajar com ele e recuperar visualizações e seguidores. É preciso, no entanto, seguir algumas dicas e demandas da rede social, para que seus conteúdos sejam entregues e voltem a fazer sucesso.

O primeiro passo para isso é publicar nos melhores horários. Mas como assim? Publicar nos melhores horários significa nos momentos em que seus usuários estão mais ativos, seja em um horário específico ou num dia específico, ou seja, são os momentos em que estão ativos. Isso é fundamental para que essas pessoas tenham acesso ao que você está produzindo e, consequentemente, interajam com seu conteúdo, curtindo, comentando e compartilhando. Quanto maior o engajamento, maior será a chance de seu conteúdo ser entregue.

Em seguida, vem a relevância de seu conteúdo. Ou seja, o que você está criando é relevante? As pessoas pesquisam e se interessam sobre isso? Elas gostam de interagir com isso? Essas questões devem ser levadas em consideração na hora de produzir algo. Por isso, fique atento aos comentários e aquilo que as pessoas pedem. Além disso, um conteúdo inovador e de qualidade é fundamental, pois o algoritmo do Instagram analisa os conteúdos.

Outra dica é responder comentários e interagir o mais rápido possível com os usuários. Se alguém comentar em sua publicação, responda o mais rápido possível, pois a chance daquele usuário se manter preso a sua publicação é maior, pois ele irá curtir sua resposta, falar mais alguma coisa ou, até mesmo, entrar em outros conteúdos seus.

Agora que você já sabe o que é o algoritmo do Instagram e como ele funciona, utilize esse conhecimento a seu favor e aplique em seus conteúdos. Mas se você deseja se aprofundar no tema e se tornar um verdadeiro empreendedor digital, o que você precisa está aqui! O Método Sirius, criado por Bruno Ávila, tem como objetivo mostrar como se produz os conteúdos mais assertivos, como conhecer seu público e como se destacar em um mercado competitivo e que cresce cada dia mais. Então, se gostou e quer saber mais, acesse o site e conheça esse método único!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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