fbpx

Aprenda a exercitar a criatividade para aprimorar suas ideias

Atualmente, o mercado de trabalho exige criatividade das pessoas, mas como ter ideias inovadoras? Como pensar fora da caixa e como exercitar a criatividade em um tempo em que tudo já parece ter sido produzido? Esta é uma questão complexa e sua resposta pode não ser tão simples, porém, com algum trabalho e esforço, é possível compreender como podemos estar à frente de todos quando o assunto é ideias inovadoras.

Saiba como exercitar a criatividade, como ter ideias inovadoras  e como ter ideias para vídeos e outros conteúdos digitais. | Foto: Freepik.

Pensando nisso, a seguir, explicaremos como é possível exercitar sua criatividade e como começar a ter ideias inovadoras.

Como começar a exercitar a criatividade?

Antes de saber como exercitar sua criatividade, é preciso compreender o que é criatividade. A palavra criatividade diz respeito ao ato de transformar novas ideias em algo real, concreto. Ou seja, é quando uma pessoa consegue idealizar algo novo e inovador e, em seguida, põem em prática seu processo de criação. Por isso, é possível afirmar que a criatividade possui duas etapas, a de pensamento e a de produção.

Uma pessoa criativa tem a capacidade de olhar o mundo de outra forma, identificando e idealizando coisas novas, se conectando de maneira distinta com o espaço em que habita. É a partir desse olhar distinto para seu meio, que uma pessoa criativa desenvolve o pensamento, ou seja, imagina o que deseja, e, em seguida, coloca em prática sua ideia inovadora.

A criatividade e as ideias inovadoras estão ligadas, uma vez que é a partir de um que o outro pode surgir e ser colocado em prática. Além disso, vale frisar que todas as pessoas são criativas e possuem a capacidade de ter uma ideia inovadora. É preciso, no entanto, exercitar essas práticas, pois ao longo dos anos, somos ensinados a ser “descriativos”, ou seja, a não exercitar nosso processo de criatividade e, por consequência, nosso processo de criação.

A forma de começar a exercitar a criatividade é a seguinte:

1. Ativar o método curioso

Uma pessoa curiosa, quase sempre, será uma pessoa extremamente criativa e com ideias inovadoras. Isso porque essa pessoa está constantemente em contato com coisas novas, o que facilita em seu processo de criação. Além disso, ela desenvolve um senso crítico e analítico mais aguçado, uma vez que possui um olhar atento às coisas ao seu redor e sabe como compará-las e analisá-las.

Ao saber o que está sendo feito, como está sendo feito e compreender o que pode ser feito para melhorar, essa pessoa poderá pensar em algo novo e inovador.

2. Referências

Algo que ajuda muito a exercitar sua criatividade e facilita o processo de criação é ter boas referências. Elas podem lhe ajudar a chegar a algo que deseja, a idealizar alguma coisa, entre tantas outras possibilidades. As referências podem ir desde leituras a pessoas criativas, que assim como você estão sempre pensando e criando coisas novas e únicas.

Além disso, as referências podem ser muito importantes para quando se tem um bloqueio criativo. Por exemplo, alguém que acabou preso em um projeto e não sabe mais como desenvolvê-lo. Talvez uma conversa com uma pessoa criativa possa ajudá-lo a chegar a uma solução ou a leitura de um livro que fala sobre esse tema e, até mesmo, um documentário que aborda aquilo que está tentando fazer.

3. Repertório

Criar seu próprio repertório é muito importante, ele será a base de seus pensamentos e de suas produções. Por exemplo, filmes e séries são ótimos para lhe dar ideias e lhe inspirar em uma ideia inovadora. Além disso, a música também é um excelente instrumento, uma vez que a melodia e a letra servem de inspiração para uma pessoa criativa.

Quanto maior for seu repertório, melhor será. Isso porque as chances de você ter uma ideia a partir deles é bem maior.

4. Sempre crie

A melhor forma de exercitar a criatividade para ter uma ideia inovadora é criando! A prática é fundamental, isso porque é a partir dela que compreendemos o que funciona para nós, que entendemos como nossa mente funciona e quais os melhores meios de criação. Por isso, sempre que puder pense em algo novo e tente colocá-lo em prática, nem que seja um passo de dança, um pequeno conteúdo para a internet ou algo bem simples.

Quanto mais você exercitar sua mente a pensar e produzir algo, mais fácil ficará ter ideias inovadoras.

Como começar a ter boas ideias?

Assim que a pessoa começar a exercitar sua criatividade, ela estará apta para ter ideias inovadoras. Isso porque, como foi dito, o desenvolvimento de sua criatividade contribui para que uma pessoa tenha uma ideia inovadora e que ela coloque a mesma em prática.

Para começar a ter boas ideias e que sejam inovadoras, a pessoa pode seguir alguns passos simples, mas que irão colaborar com esse processo.

1. Mantenha-se informado

Estar sempre atento às novidades, ao mercado e as coisas colabora na hora de ter uma ideia inovadora. Isso porque fica mais fácil de criar algo seu quando se tem referências do que já foi feito. A partir de um simples pensamento como: “como eu melhoraria determinada coisa?”, uma pessoa pode criar algo.

Então se mantenha bem-informado, principalmente em sua área de atuação, mas lembre-se que o mundo é grande e que tudo serve como inspiração.

2. Ouça novas ideias

Ouvir é imprescindível para se ter uma ideia inovadora, isso porque a partir de informações que obtemos, podemos criar algo. Além disso, compartilhar experiências e conhecimentos é muito importante para exercitar sua criatividade, que por sua vez colabora para se ter uma boa ideia.

3. Tire um tempo para pensar

Para se ter uma ideia inovadora é preciso pensar nela antes, por isso tirar um tempo para pensar, organizar suas ideias, pesquisar e se aprofundar é muito importante. É preciso frisar, contudo, que esse tempo deve ser de qualidade, ou seja, sem interrupções, distrações ou outras coisas que atrapalhem seu processo.

Recomenda-se um espaço organizado, quieto, bem iluminado e arejado, em que seja possível escrever suas ideias, pesquisar mais sobre um assunto e assim, criar um mapa mental sobre aquilo.

4. Erre!

Já ouviu que é errando que se aprende? Pois bem, é errando que se aprende e por isso é imprescindível tentar e errar após ter uma ideia. Não tenha medo de colocar em prática uma ideia boa, mas que seja maluca e muito menos ter medo de que aquilo falhe. Será por meio dessa falha que você poderá aperfeiçoar aquilo que criou e, assim, criar sua melhor versão.

Além disso, sempre ouse em suas ideias e criações, saia de sua zona de conforto e se coloque em um limite saudável. Quanto mais arriscado e diferente, maior será a probabilidade de aquilo ser um verdadeiro sucesso.

5. Misture ideias

Não é pecado criar algo em cima de outra ideia, o que não pode é plagiar essa ideia. Tenha em mente que utilizar algo que já existe ou outro tipo de ideia pode ajudar muito a ter sua própria ideia, seja a partir de um aperfeiçoamento ou de uma inspiração.

Além disso, não tenha medo de misturar mais de uma ideia, mais de um conceito, tudo isso apenas agregará em suas ideias inovadoras.

Agora que já sabe como ter ideias inovadoras, aplique toda sua criatividade em vídeos e em outros tipos de conteúdo digital. Mas se você quiser ir além do convencional, o Método Sirius pode ser a solução. Criado por Bruno Ávila, ele irá lhe mostrar como criar conteúdos assertivos, como publicá-los da melhor forma possível e se tornar referência em sua área. Gostou? Não deixe de conferir.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *