De acordo com o relatório realizado pela empresa de análise de internet, ComScore, 86% dos usuários das redes sociais assistem a conteúdos de vídeo. Além disso, de acordo com o mesmo estudo, 36% das pessoas assistem a vídeos pelo menos uma vez ao dia. Isso mostra que esse ambiente digital do audiovisual está em alta e possui um grande potencial a ser explorado por aqueles que desejam criar uma carreira na internet. Atualmente, o IGTV do Instagram e o Youtube são as plataformas que fazem mais sucesso com esse tipo de conteúdo, sabendo disso, iremos falar um pouco sobre ambas, assim como daremos dicas para canal no Youtube e para IGTV Instagram e como colocar um vídeo do youtube no IGTV.
O IGTV é uma ferramenta do Instagram voltada exclusivamente para a publicação de vídeos, que não podem exceder o tempo de uma hora e ocupam toda a tela de quem está assistindo. Esse instrumento foi criado para competir com o Youtube e, até mesmo, com alguns programas de televisão.
Assim como nos outros tipos de publicação, o IGTV permite que as pessoas interajam com a publicação por meio de comentários, compartilhamentos e salvem esses vídeos, o que faz com que esse conteúdo gere engajamento e melhore os resultados da conta do usuário.
Além de acompanhar os IGTVs daqueles que você segue, o Instagram recomenda vídeos que sejam de acordo com suas preferências, permitindo que você conheça novos criadores de conteúdo que podem ser do seu agrado.
Existem duas maneiras de publicar esse tipo de vídeo. A primeira é diretamente pela aba do IGTV, e a segunda é depois de realizar uma live, quando é possível salvar o vídeo ao vivo com esse tipo de conteúdo. É importante ressaltar que, além de ir para a parte especial do IGTV, esses vídeos também podem ficar no seu feed, tendo uma maior visualização e alcance.
O Youtube é uma plataforma mundialmente conhecida que permite apenas a publicação de vídeos, os quais não têm limite de tempo ou formato. Ele foi criado em 2005 e hoje é a principal rede social para criadores de conteúdo em formato audiovisual.
Atualmente, o Youtube possui mais de dois bilhões de usuários, o que equivale a quase um terço da internet. Essa rede está presente em mais de 100 países e consegue, diariamente, um bilhão de horas assistidas.
Apesar de ambas as plataformas serem voltadas para a publicação de vídeos, existem algumas diferenças entre elas, algo que precisa ser analisado para que você possa escolher a rede social que mais se adequa ao tipo de conteúdo que será produzido.
Como já citado, uma das diferenças é a questão do tempo. Enquanto o Youtube não possui limitações em relação à duração, o IGTV permite que os vídeos tenham até uma hora, não mais do que isso.
Outra distinção é a questão da plataforma, o aplicativo e o site do Youtube possuem as mesmas funcionalidades. Enquanto, por mais que o IGTV seja voltado para o aplicativo do celular, existem algumas funções como salvar o vídeo como rascunho e editar o título, que só podem ser feitas por meio do site.
A questão da monetização também é algo que difere as duas redes sociais. O Youtube permite que criadores de conteúdo que possuem alguns requisitos, como ter mais de mil inscritos e ter pelo menos 4 mil horas de visualização, possam ganhar dinheiro com a plataforma por meio do programa de criadores e parcerias. Por outro lado, apesar de haver um projeto para que tenham propagandas no IGTV, isso ainda não está sendo colocado em prática e, consequentemente, a ferramenta não tem monetização. Apesar disso, é possível fazer parcerias e publicidades com marcas, conseguindo ter algum lucro com esse tipo de vídeo.
O formato de vídeo suportado por cada rede social também é diferente. O IGTV permite apenas conteúdos na vertical e na dimensão entre 4:5 e 9:16. Já o Youtube é mais flexível e possibilita a publicação de vídeos na horizontal e vertical, além de se adaptar a qualquer dimensão.
Como visto, por possuírem diferentes ferramentas, o Youtube e o IGTV têm várias diferenças entre si. No entanto, eles também se parecem em alguns aspectos que serão mostrados a seguir.
A semelhança mais evidente é o fato de ambas serem voltadas somente para vídeos. Com isso, as plataformas são totalmente direcionadas para os criadores de conteúdo de audiovisual.
O público dessas redes sociais também é parecido. De acordo com o Youtube, o público da plataforma tem entre 18 e 34 anos. Já um estudo realizado pela Opinion Box mostra que a maioria dos usuários do Instagram tem entre 16 e 29 anos. Com isso, é perceptível que a faixa etária que está presente nas plataformas é bem parecida.
Aqueles que trabalham com as redes sociais sabem da importância de analisar o desempenho dos conteúdos por meio das métricas. Para facilitar esse trabalho, tanto o Youtube como o IGTV possuem ferramentas próprias que mostram para o criador as estatísticas de cada vídeo.
Outro fator em comum entre o Youtube e o IGTV é que ambos permitem que uma live fique salva como um vídeo normal em seu perfil. Dentro dessa semelhança, há a pequena diferença de que, no Youtube, todo o vídeo feito ao vivo fica salvo, enquanto no IGTV você pode escolher se irá ou não guardar a live em seu perfil.
A interação com o público também é algo que parecido entre essas redes sociais. Tanto o Youtube como o IGTV permitem que aqueles que assistiram ao vídeo curtam, comentem, compartilhem e salvem o conteúdo para ver depois.
Por conta de possuírem diversos aspectos em comum, algumas pessoas ficam se perguntando como colocar um vídeo do Youtube no IGTV. Por mais que pareça algo complexo, para realizar essa ação, basta salvar o vídeo que você postou no Youtube, converter sua dimensão para que fique entre 4:5 e 9:16 e, depois disso, publicá-lo no IGTV. É importante ressaltar que, para isso funcionar, é preciso que o conteúdo tenha menos de uma hora, caso contrário, será preciso publicar o vídeo em duas ou mais partes.
Depois de analisar o Youtube e o IGTV, é normal que existam dúvidas quanto a qual rede social você deve utilizar. No entanto, você não precisa escolher entre elas, por serem plataformas com tipos e formatos de conteúdos muito distintos, é possível implementar duas estratégias e estar presente em ambas as redes.
O IGTV é uma plataforma que você deve investir para melhorar seu engajamento no Instagram, conseguir que mais pessoas conheçam seu conteúdo, ganhar mais reconhecimento e firmar sua marca no mercado. Esses devem ser os seus objetivos, pois essa rede social ainda não está consolidada e, por isso, é preciso utilizá-la para melhorar seu desempenho nas redes sociais.
Já ao se dedicar no Youtube, você deve focar em se consolidar como um produtor de conteúdo audiovisual, buscando obter bons números e, consequentemente, conseguir tornar isso em algo rentável que te sustente.
Como visto, é possível estar presente nas duas redes sociais, desde que você crie conteúdos com propósitos distintos para cada uma. O Youtube e o IGTV são plataformas que se complementam na sua estratégia de marketing e comunicação, permitindo a obtenção de público em ambas. Mas se você fizer questão de se fazer presente em apenas uma delas, é preciso entender onde você quer chegar com as redes sociais e, então, decidir qual plataforma será ideal para atingir esses objetivos.
Independente se você irá trabalhar com o Youtube e o IGTV, ou apenas com um deles, é preciso ter em mente três estratégias para conseguir ser bem sucedido nesse ambiente digital.
A primeira é ter constância. É necessário ser uma conta ativa, que poste toda semana e interaja com seus seguidores. Isso aumentará seu engajamento e fará com que as pessoas lembrem de você, além de criarem o hábito de sempre acompanharem seu conteúdo, pois saberão que você é comprometido e está sempre produzindo novos vídeos.
Também é preciso identificar seu público-alvo, dessa maneira fica mais fácil criar conteúdos, pois você saberá o que as pessoas que te acompanham gostam de assistir. Além disso, ao criar conteúdo para um nicho específico, você se posiciona diante do mercado, se impondo em determinado setor da internet.
Por último, é muito importante se organizar para produzir, editar e postar seus vídeos. Isso pois você conseguirá focar mais na produção de seus conteúdos, assim como criará uma rotina e fará todas as etapas com mais naturalidade, sem parecer que isso é uma obrigação.
Conseguir se organizar, ter constância e definir um público-alvo pode não ser tão fácil quanto parece. Por isso, foram criadas empresas que ajudam os criadores de conteúdo nessas etapas, fazendo com que as redes sociais se tornem um negócio rentável e de muito sucesso.
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Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:
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