Categories: Blog

Instagram: como ganhar dinheiro com sorteio na rede social

Trabalhar com negócios digitais, principalmente nas redes sociais, exige algumas estratégias de marketing e bastante interação com o público. Para isso, uma solução é realizar diferentes tipos de sorteio, por exemplo no Instagram. Essa rede social é um excelente plano de comércio por permitir o compartilhamento de imagens e vídeos no perfil, o que facilita a divulgação de marcas e produtos.

Seguidores Instagram: saiba como engajar os seus | Foto: unsplash.com

Somente em 2020, o Instagram contabilizou mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo 81% procurando por um produto ou serviço para comprar. Esses dados são da plataforma Hootsuite e mostram como vender no Instagram pode ser uma boa alternativa. Não só apostando na sua empresa, mas também é possível lucrar fazendo sorteios na plataforma.

A seguir, saiba como ganhar dinheiro no Instagram e quais as melhores formas de realizar um sorteio on-line. Confira!

Sorteio no Instagram

Os sorteios podem ajudar a ganhar seguidores na plataforma e a divulgar seus produtos dentro da rede social. Para criar um sorteio no Instagram, você precisa anunciar um produto e criar algumas regras básicas para a realização, como ser um seguidor, curtir a publicação ou compartilhar nos stories. Essa é uma fórmula certeira para conquistar clientes e fidelizar aqueles que já acompanhavam seu trabalho. Além disso, você poderá acrescentar hashtags e anunciar um novo recurso interessante.

Regras do sorteio

O Instagram permite que você faça um sorteio dentro do aplicativo, mas a exposição das regras e a legalidade da publicação devem estar inclusas. Isto é, escrever de maneira legível as elegibilidades do sorteio, garantindo que você não está violando nenhuma lei federal, estadual, regional ou qualquer outro termo de condição que a plataforma exige. Também é possível expandir os requisitos do sorteio com um link externo na bio do seu perfil. A rede social possui uma Central de Ajuda para as promoções permitidas.

Como fazer um sorteio

Para o sorteio no Instagram dar certo, você precisa seguir alguns passos fundamentais e atingir seus objetivos dentro do planejado. Confira algumas etapas!

1. Defina seu objetivo

Defina uma meta para a publicação do seu sorteio. Você pode estar procurando conseguir maior engajamento na plataforma, ganhar seguidores, aumentar sua lista de e-mails, expandir seu público ou aumentar a produção de conteúdo. No geral, grande parte dos sorteios apresenta os mesmos requisitos: marcar um amigo nos comentários, seguir todos os perfis mencionados ou  compartilhar a publicação nos stories.

2. Selecione o prêmio

A moda agora é sortear iPhone ou um kit gigante de maquiagem. Não faça isso se esse não for o seu nicho ou público-alvo. Sorteie algo que tenha valor para sua marca e combine com os seus produtos e serviços. Saiba também como realizar esse sorteio com planejamento e não prometa ações que não terá como cumprir depois.

Você pode ganhar seguidores com um sorteio no Instagram | Foto: unsplash.com

3. Defina como escolher o sorteado

Não esqueça de definir como o sorteado será selecionado. Você pode utilizar uma ferramenta geradora aleatória com base nas pessoas que curtiram a publicação, os comentários ou usar um formulário de inscrição para consagrar o ganhador. Também é importante ter um método eficaz para avisar o vencedor, seja com um e-mail, DM no Instagram, mensagem no smartphone ou uma nova postagem para anunciar o sortudo. Alguns aplicativos para fazer o sorteio no Instagram são: AppTuts, Sorteiogram, Wishpond, Heyo, ShortStack, Sorteador.

4. Promova seu sorteio

Como você estará publicando outros itens no seu perfil enquanto o sorteio estiver ocorrendo, faça outras postagens para lembrar sobre a premiação, capriche nos stories ou coloque um lembrete para ninguém esquecer sobre a sua promoção. Os alertas devem ter uma identidade visual semelhante ao resto das suas postagens e conter um apelo visual bem atraente na timeline. Às vezes, um re-post da publicação original, com alterações na legenda, já é o suficiente para divulgar seu sorteio para novos seguidores ou lembrar aqueles que ainda não estão participando.

Como ganhar dinheiro com sorteios

Ganhar dinheiro com sorteio no Instagram não é um trabalho que será feito sozinho. Os influenciadores digitais, por exemplo, buscam patrocinadores para divulgar uma promoção no seu perfil e ganham um cachê que varia de pessoa para pessoa. As mais cobiçadas, atualmente, são Mari Maria e Flávia Pavanelli, que anunciam produtos de maquiagem ou celulares. Mas, uma parceria também pode ser a solução para lucrar dinheiro de ambos os lados: você pode procurar por um micro ou nano influenciador e ter bons retornos financeiros com isso, visto que o público dele é bem engajado e seu perfil também deseja crescer dentro da rede social.

Gostou de saber mais sobre sorteio no Instagram? Confira no blog outras dicas para crescer na rede social e melhorar ainda mais os seus negócios e vendas em ambiente digital.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

Qual a importância de um contador de inscritos?

Embora o foco de um criador de conteúdo deva ser a qualidade e pertinência de…

1 mês ago

Qual o salário de um youtuber? Entenda o ganho mensal dessa profissão

Em junho do ano passado, a revista americana Forbes publicou a lista com os 10…

1 mês ago

Número de seguidores e seu significado para o marketing do seu negócio

No dia a dia de um criador de conteúdo nas mídias digitais, a preocupação com…

1 mês ago

Descubra como ter mais inscritos no YouTube

A popularidade do YouTube entre diferentes públicos faz dessa plataforma de vídeos um excelente espaço…

1 mês ago

Na prática: como ganhar dinheiro no YouTube

Atualmente, ganhar dinheiro por meio da internet e das mídias sociais já é uma realidade…

1 mês ago

Como fazer um canal no YouTube e ganhar dinheiro com ele

O YouTube é uma plataforma que pode alcançar crianças, jovens, adultos e idosos. Os perfis…

1 mês ago