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Networking: 3 dicas para conseguir contatos com as mídias sociais

Os relacionamentos são importantes para qualquer área da vida, inclusive a profissional. Networking trata-se disso, de interagir e firmar laços com pessoas interessantes para se ter por perto, levando em conta suas especialidades ou áreas de atuação. Isso é importante porque com uma ampla rede de contatos é muito mais fácil conseguir um conselho, emprego ou patrocínio.

networking como funciona
Networking como funciona | Foto: Christina

Quer entender melhor a importância de montar um network, além de aprender como fazer isso por meio das mídias sociais? Continue a leitura!

Entenda a importância de fazer networking

De acordo com a revista VOCÊ SA, especialistas em recrutamento alegam que entre 80% e 90% das oportunidades de trabalho são conquistadas por meio de indicação. Ou seja, ao invés de abrirem processos para a contratação de novas pessoas, as companhias estão apenas substituindo seus funcionários por outros já conhecidos. Isso mostra o quanto fazer networking já está influenciando o mundo dos negócios.

Agora, falando diretamente para as pessoas que têm ou desejam começar seu próprio negócio, existem dois principais motivos que explicam a necessidade de um empreendedor investir em bons relacionamentos. O primeiro é o fato de que isso ajuda a criar uma reputação para sua marca. Enquanto o segundo refere-se especialmente à ampliação de visão que o líder consegue ao fazer networking com pessoas que estão dentro e fora de sua área de atuação.

O LinkedIn é um dos principais canais para fazer networking. Só no Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas têm um perfil na rede. Entretanto, infelizmente, isso não significa que os brasileiros sabem estabelecer conexões profissionais, visto que a grande maioria para de usar a rede social quando alcança seu objetivo. E, principalmente na época de distanciamento que estamos vivendo, os canais digitais são extremamente importantes para o estabelecimento e ampliação de um bom network, por isso é necessário aprender como usá-los para esse fim.

Networking X network

É comum existir confusão entre as duas palavras, simplesmente por as pessoas não entenderem o que é network. Então, para evitar dúvidas, networking trata-se de criar e cultivar relacionamentos, a fim de que você apoie e receba apoio em momentos oportunos. Enquanto network refere-se especialmente à rede de contatos montada.

3 dicas para ampliar seus contatos com as mídias sociais

Pensando em auxiliar na ampliação de seu network utilizando as mídias sociais, preparamos uma lista com três dicas que irão ajudar a conhecer mais pessoas e construir relacionamentos. Mas, antes de tudo, lembre-se que não vale de nada ter muitos contatos se você não conversar com eles. Então, aplique os conselhos para ampliar sua rede, mas faça sua parte para continuar a nutrir essas conexões.

1. Tenha parceiros ao invés de concorrentes

Os outros profissionais devem ser encarados por você como parceiros, não como concorrentes. Isso pode trazer muitos benefícios para a sua marca. Então, não gaste energia tentando mostrar que seu trabalho é melhor do que o do outro. Ao invés disso, troque experiências e busque aprender o máximo possível com a parceria. Assim, todos saem ganhando.

2. Evite ser inconveniente

Não aproxime-se das pessoas por meio das mídias sociais com o único intuito de vender. Os outros percebem isso e você acaba passando a imagem de inconveniente. Por mais que network pareça uma rede de indivíduos que se relacionam apenas pensando em alcançar seus próprios objetivos, você precisa ir além.

Fazer networking significa construir relações e nutri-las, de modo que não apenas sirva para vender seu serviço ou produto. É uma chance de se aproximar de pessoas interessantes e conviver com elas. Caso queira oferecer algo, marque uma reunião específica para isso e aceite uma recusa de bom grado, sem seguir importunando o outro. Dessa forma, você estará nutrindo um relacionamento saudável com sua rede.

3. Trate o outro como protagonista

Quem não gosta de se sentir importante? Essa é uma das maiores necessidades da natureza humana, segundo Thomas Dewey, quinquagésimo primeiro governador de Nova York. As outras duas são: ser valorizado e reconhecido. Ou seja, as pessoas gostam de ser tratadas como protagonistas. Então, procure dar atenção a todos, a fim de construir relações sólidas, baseadas em confiança. 

Dica bônus: esteja sempre preparado

É sempre bom estar disposto a interagir com as pessoas por meio das mídias sociais. Então, não precisa separar horas específicas para ampliar suas conexões. Ao invés disso, cultive relações a todo momento, seja fazendo comentários em postagens interessantes, ou começando discussões relevantes para sua rede.

Por fim, a chave para um networking eficaz é relacionar-se a todo momento, com pessoas de todas as esferas sociais, de modo que você continue sempre ampliando sua base de contatos e conhecimentos. Quando um empresário tem uma rede diversa e engajada, que está sempre disposta a ajudá-lo, seus negócios crescem muito mais rápido.

Referências:

https://santandernegocioseempresas.com.br/app/empreendedorismo/a-importancia-do-networking-para-um-empreendedor
https://vocesa.abril.com.br/geral/30-estrategias-para-ampliar-sua-rede-de-contatos/
https://www.todacarreira.com/dicas-para-aumentar-sua-rede-de-contatos/
https://www.napratica.org.br/networking/
https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-de-sentir-se-importante

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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