Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que visam interferir a percepção das pessoas sobre sua imagem e seu nome. de modo que você seja visto como o melhor do seu mercado, o especialista mais confiável ou o mais preparado em determinado tema, merecendo assim a atenção e o respeito do público.
O primeiro a falar sobre o assunto foi Napoleon Hill em 1937 no livro “Pensa e Enriqueça” e popularizado em 1981 por Al Ries e Jack Trout através do livro Positioning.
Nos EUA essas estratégias são tratadas com o nome Personal Branding enquanto no Brasil se popularizou o termo Marketing Pessoal.
Os benefícios do uso do marketing pessoal são inúmeros, dependendo do objetivo que se quer alcançar.
Para médicos, advogados, engenheiros, palestrantes, coaches, professores e profissionais liberais, uma vez que se conquista a confiança e o respeito de um público-alvo, é possível vender mais e com maior facilidade do que outros que não utilizam estratégias de marketing pessoal.
Os políticos usam estratégias de marketing pessoal para conseguir mais votos nas eleições.
Executivos usam o marketing pessoal como forma de mostrar confiança e poder, facilitando nas negociações mais importantes e na liderança de equipes.
Colaboradores de empresas privadas de diferentes cargos podem usar o marketing pessoal para alçar cargos mais elevados e assim obter melhores salários.
O fato é que aqueles que usam estratégias de marketing pessoal, sempre saem ganhando.
E nem todos se tocam disso.
Em tempos de Redes Sociais, o Marketing Pessoal se tornou ainda mais poderoso (e perigoso também)
As estratégias de Marketing Pessoal já eram poderosas desde 1937 mas foi com o advento da internet que encontrou sua seara. Mais precisamente nas redes sociais, onde expomos nossa imagem o tempo todo.
Você já deve ter notado o sucesso dos “realities shows” onde pessoas expõem suas vidas através de vídeos de Youtube ou fotos no Instagram. Talvez você até siga o “vlog” de alguma celebridade e se diverte muito com isso.
Não… não vou falar que a exposição é desnecessária e vlog é um erro. Pelo contrário, a exposição já faz parte do estilo de vida deste século e uma celebridade expor sua vida aproxima o público, engaja a audiência e entretém. E o resultado final disso é muito dinheiro no bolso da celebridade e um divertido passatempo para quem assiste.
O problema é você, que não é celebridade, tentar fazer a mesma coisa sem qualquer estratégia.
Temos interesse pela vida da celebridade pois é uma vida rara e curiosa de alguém que conhecemos. Poucos conseguirão nessa vida ser famosos como um jogador de futebol ou uma diva do cinema. Ver a vida deles é uma forma de sentir, mesmo que distante, como é a vida de uma figura pública.
Mas a dura realidade é: você não é (ainda) uma figura pública. Por isso mostrar sua vida de qualquer maneira, sem nenhum critério, seguindo a ideia de que “tenho que mostrar minha vida nas redes sociais para elas me seguirem e assim poder ficar famoso e ganhar dinheiro” não vai funcionar exatamente da maneira que você está imaginando.
Pelo contrário, as redes sociais podem lhe trazer mais problemas do que benefícios quando utilizadas sem qualquer critério.
Hoje as empresas monitoram os perfis de seus funcionários assim como clientes vão até o Google e puxam a “ficha corrida” do professor que está oferecendo um curso online de alto valor.
Se vamos consertar nosso carro, vamos no Google Maps e consultamos o que andam falando de cada oficina da cidade. Quando vamos marcar uma consulta no médico, a primeira coisa que fazemos é buscar informações nas redes sociais para saber se o doutor é confiável.
Diante disso, será que a melhor estratégia é mostrar sua vida, sem nenhum filtro, expondo seus pensamentos de qualquer maneira nas redes sociais?
Ou é melhor usarmos estratégias poderosas de marketing pessoal para conseguir destaque no mercado da maneira certa e colocar você num patamar que nenhum outro concorrente conseguirá alcançar?
A maior vantagem do marketing pessoal: você é um produto único
Desde 2002 trabalho exclusivamente com minha marca (Bruno Ávila) e essa escolha não foi à toa. Existem inúmeras vantagens de você encarar você mesmo como o seu principal produto. A principal delas é que você é único.
Assim como não há como ser um segundo Silvio Santos (quem tentar será apenas mais um imitador), não há como ser um segundo Maurício de Souza (por mais que você saiba desenhar a Mônica) ou um segundo Pelé.
Você é único. E por isso não existirão concorrentes.
Hoje a empresa que leva meu nome é uma escola online de marketing e empreendedorismo digital e pra mim não importa se existem outras empresas do mesmo segmento. Pois o público que me segue e admira o meu trabalho deseja fazer um curso com o Bruno Ávila e não com outra pessoa.
Entendeu o poder de usar você mesmo como seu principal produto? Não há concorrência quando o marketing pessoal é bem feito.
Além desses anos todos trabalhando exclusivamente com a minha marca, o meu treinamento sobre posicionamento e marketing pessoal, o Ser Notável Método Sirius, me possibilitou conhecer o marketing pessoal aplicado em diferentes mercados, ao acompanhar meus alunos de perto e vê-los alcançarem o posicionamento que desejavam graças ao meu método.
Tive a oportunidade de ver um professor da USP se transformar num dos maiores especialistas de astronomia do Brasil com quase meio milhão de seguidores, uma servidora pública de Rondônia se tornar influenciadora em educação financeira alcançando mais de 20 mil pessoas, um jovem catarinense se tornar professor de desenvolvimento de jogos e criar sua escola online com apenas 19 anos tudo graças ao método que criei.
Esse método (Ser Notável Método Sirius) utiliza os conceitos de marketing pessoal adaptados aos meios digitais, unindo estratégias de neuromarketing e psicologia analítica para interferir na percepção das pessoas sobre sua imagem e seu nome mesmo à distância. de modo que você seja visto como o melhor do seu mercado por aqueles que lhe seguem.
O método é eficaz pois ele não visa o famoso por ser famoso, atirando para todo lado sem nenhum critério e sem qualquer objetivo tangível. O Ser Notável Método Sirius busca posicionar você como o melhor no seu mercado na mente de cada pessoa que está dentro do público de seu interesse. Isso possibilita você tirar o máximo proveito da estratégia de marketing pessoal focando somente em ações que vão levar você ao próximo nível.
Nas redes sociais somente o marketing pessoal não funciona. Você primeiro precisa SER NOTÁVEL
Falar bem e sorrir sempre são estratégias clássicas de marketing pessoal que não necessariamente funcionam nos meios digitais. E isso percebi a duras penas quando desde o início busquei trazer o marketing pessoal para o meu negócio online.
Basta imaginar que em 2002 não existia nenhum livro que falasse sobre marketing aplicado a ambientes digitais. O que me restava era buscar informação em livros escritos nos anos 90, quando o celular mal tinha sido lançado no Brasil.
As estratégias de marketing pessoal eram focadas em apresentações presenciais, uso do telefone e envio de cartas. O que se tentou no início foi adaptar essas estratégias ao ambiente digital. E claro, não funcionou. Pois o formato de entrega e a forma como você é achado nas redes sociais é completamente diferente do marketing feito em meios tradicionais. Isso pediu estratégias específicas que um especialista em marketing pessoal dos anos 90 seria incapaz de prever.
Fiquei no jogo da tentativa e erro, testando estratégias que misturassem o marketing pessoal com o marketing digital. E nesse período me destaquei como o melhor do meu mercado (na época, vendia cursos de design voltado para profissionais de tecnologia).
Em 2014 resolvi testar esses meus conhecimentos lançando um novo projeto, o Viver de Curso, um treinamento focado em empreendedorismo e com um público completamente diferente dos meus seguidores na época. Foi como começar do zero. Busquei me posicionar como especialista no assunto. E para minha surpresa levei apenas 2 anos para conseguir.
Nesse período consegui 816 alunos no Viver de Curso (ticket de R$ 1500), usando apenas meu novo posicionamento. Vi que tinha sido um feito impressionante e que as estratégias que utilizei poderiam ser empacotadas num método e replicado por outras pessoas.
Foi aí que em 2017 transformei esse conhecimento em método e testei novamente, buscando me posicionar como especialista em posicionamento digital e lançando um treinamento sobre o assunto (Ser Notável Método Sirius).
O resultado foi surpreendente. Em apenas 1 ano consegui 255 alunos utilizando apenas as estratégias de marketing pessoal adaptadas ao digital que compõe o Método Sirius.
E agora divido o principal ensinamento desses 17 anos de testes com marketing pessoal adaptado ao ambiente digital.
Aqui você precisa primeiro ser notável.
E o que isso quer dizer? Que no meio de tanta gente querendo ser vista nas redes sociais, você precisa ser percebido primeiro, ganhando pelo menos 1 minuto de atenção da pessoa. E não é falando polido nem forçando sorriso como os antigos marqueteiros que você vai conseguir algum minuto de atenção de alguém por aqui.
Precisamos levar em conta que não estamos falando presencialmente com ninguém. Estamos à distância nos comunicando através de recursos como o vídeo, áudio, texto ou imagem. Porém, diferente da TV ou do rádio, por aqui as pessoas não consomem esses conteúdos de forma passiva. Elas interagem com o conteúdo e principalmente, escolhem o que quer consumir.
Soma-se a isso milhões de pessoas tentando chamar a atenção das outras. Se antes tínhamos algumas centenas de marcas milionárias com capacidade financeira de amplificarem suas mensagens pelo sistema tradicional de rádio, TV e mídia impressa, hoje essas centenas de empresas disputam com centenas de milhões de pessoas essas mesmas horas de atenção.
Num contexto desses, sorrir para a câmera e falar bem não é mais eficaz. É preciso algo a mais para ser percebido.
Aliás você já deve ter notado nas redes sociais que essa história de sorrir e falar bem não se aplica necessariamente nas redes. Quantos canais de sucesso no Youtube você já topou por aí onde o apresentador tem uma voz comum que nada tem a ver com voz de “locutor de rádio”? E aqueles que fazem o mínimo esforço pra sorrir e justamente por isso fazem sucesso na internet?
É uma quebra de paradigma. O marketing pessoal como conhecíamos antes não funciona da mesma forma na era das redes sociais.
Foi assim que nasceu o Ser Notável.
O Ser Notável segue uma jornada muito simples porém muito poderosa. São 4 fases:
- Você primeiro precisa ser percebido. Não adianta de nada você ter vontade de ajudar, ser um profissional premiado ou ser especialista no assunto se você não é encontrado. E para você ser encontrado é preciso atender as dinâmicas de busca de cada rede social e entregar aquilo que as pessoas estão buscando. Uma vez que você segue as regras do jogo de cada rede, suas chances de ser percebido aumentam consideravelmente. Ainda mais pelo fato das pessoas que concorrem com você não estarem preocupadas em seguir um plano de conteúdo estratégico. E você está.
- Depois é necessário se posicionar como alguém confiável e competente. Se você quer ser apenas percebido, não é muito difícil. Basta tocar piano pelado no meio da avenida paulista ou entrar numa caixa e ser enviado pelos correios para algum lugar (e filmar tudo isso) que você será visto por muita gente curiosa. O resultado é que você será percebido e pronto. Nada mais acontecerá. Agora, se você quer usar as redes sociais para vender o seu trabalho, não bastará ser percebido. É necessário fazer com que o público passe a ter confiança em você e veja que você entende do assunto. Isso vai além do entretenimento e passa pela educação sobre o que você vende e pela percepção de que você é a pessoa mais confiável para se comprar o produto oferecido.
- Chegará a hora de provar sua credibilidade. A prova é o momento da venda. Se a construção de credibilidade e confiança foi bem feita, o momento da venda ocorrerá de forma suave sem necessitar esforço. Não é raro o próprio público pedir para comprar o seu produto antes mesmo de você oferecer o produto.
- A entrega de um produto notável. A quarta fase define o casamento entre você e seu público e é responsável por criar uma legião de fãs que chamo de audiência alfa. Essa audiência não apenas lhe segue mas também comprará todos os produtos que você vier a lançar, viajam até suas palestras, leem os seus livros e lhe seguem por toda a vida. Essa transformação é ativada com a entrega de produtos notáveis. O produto notável é aquele que vai além de cumprir com a promessa de venda, é o produto que entrega o esperado, o desejado e também o inesperado. Isso encanta o cliente que passa a ter uma relação mais forte de confiança, semelhante a um casamento ou um forte vínculo de amizade.
É simples de entender o poder desses 4 passos: uma vez que você se posiciona na mente de cada seguidor como o melhor do seu mercado, não importa o número de seguidores, você poderá ficar rico mesmo com 1000 seguidores, contanto que eles estejam realmente seguindo você como verdadeiros fãs.
Como?
Basta fazer uma conta de padaria. Se você tem 1000 pessoas seguindo verdadeiramente você e dispostas a lhe pagar, basta que eles paguem 100 reais pra você apenas 1 vez por ano comprando algum produto ou serviço seu que em 1 ano você terá R$ 100 mil de faturamento ou R$ 8,3 mil por mês. Um belo salário.
Agora pense comigo:
1000 seguidores reais é plenamente possível de se conseguir (porém precisam ser reais e não comprados ou adquiridos através de bots)
Fazê-los pagar R$ 100 uma vez no ano por comprarem algo seu também é algo que não é difícil conseguir.
A proposta do Ser Notável é fazer com que você conquiste 1000 seguidores reais de forma fácil, guiando você a transformá-los em seguidores alfa.
Uma vez que eles se transformam em alfa, pagarão mais de R$ 100 por ano pra você. É assim como acontece comigo desde 2002
Tudo isso não é difícil. A maior dificuldade talvez seja o tempo, já que é necessário construção de relacionamento. Mas o maravilhoso é que é possível em menos de 12 meses conseguir os primeiros 1000 seguidores reais e já lucrar com eles. Serão os primeiros 1000 seguidores de uma carreira promissora.
Sim, pois a proposta do Ser Notável é construir uma carreira sólida baseada no seu nome. Para que essa carreira aconteça é necessário energia que será entregue para você na forma de dinheiro.
Portanto sua carreira notável só existirá se você criar formas de obter energia (dinheiro) de seus seguidores. Por isso no Ser Notável trabalhamos o posicionamento com o foco na obtenção dessa energia.
A proposta do Ser Notável é criar um tema central que será o seu principal foco de comunicação. Chamo esse tema central de SOL. O Sol é o que vai fazer você brilhar para as pessoas e portanto ser achado. Uma vez que as pessoas lhe acham pelo seu tema central, é de se esperar que elas estejam interessadas em aprender mais sobre esse tema. É aí que você vem com o seu sistema solar.
O Sistema Solar nada mais é do que os produtos que giram em torno do tema central (SOL). Isso gera uma enorme economia de esforço e tempo já que você não precisará criar conteúdo nem educar a audiência diversas vezes a cada produto lançado, bastará focar no tema central.
Além disso possibilita você ter dezenas de produtos que poderão ser oferecidos para os seus seguidores, lhe dando mais possibilidades de conseguir os R$ 100 reais por ano de cada seguidor.
E o mais fantástico de tudo é que estamos falando da criação de um negócio, baseado em você e no que você ama fazer, possibilitando você a ganhar dinheiro mesmo trabalhando em casa e construir uma carreira de sucesso sem barreiras geográficas.
Se esse é o seu desejo, se você quer construir o seu sol e ter os seus primeiros 1000 seguidores, preparei para você um ebook especial com 8 estratégias para Ser Notável. Nele você irá aprender o que se deve fazer para utilizar o marketing pessoal alinhado as técnicas de SEO, engajamento e psicologia na construção da sua carreira notável e lucrativa.
Uma resposta
Muito bom conteúdo aqui disponibilizado, acompanho o seu trabalho a algum tempo, seu blog é uma referencia pra muita gente.