Blog

Membro no Youtube: entenda como funciona

O YouTube, há muito tempo,  é uma das plataformas mais populares e vem se reinventando e sua última novidade é a possibilidade de se tornar membro YouTube. Essa funcionalidade, ou melhor, opção, ainda é pouco conhecida, porém, vem sendo divulgada por youtubers e por outros usuários do site. Mas afinal, o que é ser membro do YouTube? E para que serve o grupo de membros da plataforma? Quais as vantagens? Quem pode se tornar membro?

As questões são diversas e, pensando nisso, a seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre se tornar membro do YouTube. Este texto abordará desde o que é essa nova opção da plataforma de vídeos, até suas vantagens e desvantagens.

Saiba o que é membro do YouTube, como ser membro de um canal no YouTube e como adicionar membros no YouTube premium. | Foto: Unsplash.

O que são membros no YouTube?

Nos últimos anos, o YouTube vem se reinventando e criando funções de monetização e vantagens para seus usuários. Uma de suas últimas novidades é o Clube de Membros do YouTube, uma assinatura que os usuários realizam nos canais da plataforma. Cada pessoa que assina se torna um membro do YouTube daquele determinado criador de conteúdo. A partir disso, o usuário terá acesso a algumas vantagens e conteúdos exclusivos, como a compra de emojis exclusivos e selos públicos.

Se tornar membro do YouTube de um canal se assemelha muito a se tornar um inscrito nos canais da Twitch. As funções, inclusive, assemelham-se muito, porque na plataforma de streamings, o usuário irá pagar um determinado valor e receberá em troca emojis, selos e algumas outras vantagens durante as lives. No caso do YouTube, as maiores vantagens são os conteúdos exclusivos que os criadores fazem para o Clube de Membros de seu canal.

É preciso frisar que os usuários da plataforma se tornam membros dos canais, ou seja, ao fazer a assinatura em um determinado canal, você terá acesso a seus conteúdos, seus emojis e suas vantagens. Ao entrar em outro canal, em que você não está inscrito como membro, terá os mesmos direitos que um inscrito normal.

O que é o programa de membros do YouTube?

O programa de membro do YouTube se chama Channel Memberships, ou Clube de Membros do YouTube. Este é um recurso criado pela plataforma para que seus criadores de conteúdo tivessem uma nova opção para monetizar seu canal. Ou seja, além dos ads no YouTube, um dos meios de monetização mais conhecidos do site, o usuário conta agora com os membros do YouTube. A função, no entanto, não possui apenas vantagens para os criadores, mas também para os assinantes.

A nova função de monetização permite que os criadores de conteúdo criem grupos fechados para os membros de seu canal e cobre por conteúdos exclusivos e interações. Além disso, o youtuber pode criar conteúdos exclusivos para cada membro, como vídeos de Aniversário, e pode se comunicar diretamente com cada um deles.

Os criadores de conteúdo recebem 70% dos valores pagos pelo membro do YouTube, porque o Google faz a dedução de tributos, variando por região e por plataformas. Além disso, atualmente, taxas e impostos de processamento de pagamento são pagos pela plataforma.

Quem pode usar?

Em relação a se tornar membro do YouTube, todos os usuários da plataforma podem realizar assinaturas do tipo. Além disso, é possível se tornar membro de mais de um canal e ao mesmo tempo, permitindo que os usuários obtenham vantagens exclusivas com mais de um criador de conteúdo. É preciso informar, contudo, que cada criador de conteúdo irá criar suas vantagens, sendo assim, o que um usuário desfruta sendo membro de um canal, pode não ser o mesmo que o membro do YouTube de outro canal. Sendo assim, são experiências diferentes em cada canal.

Para os criadores de conteúdo, que desejem participar do Clube de Membros do YouTube, existem algumas regras: Em primeiro lugar, o canal deve ser qualificado pela plataforma, ou seja, deve seguir as diretrizes do YouTube, como conteúdos que não incitem o ódio e a violência, indicação de conteúdos não permitidos para crianças, entre outros detalhes. A segunda regra diz respeito a quantidade de inscritos em seu canal, pois  o YouTube só libera a opção membro YouTube para canais com mais de 100 mil inscritos.

Além disso, nos últimos tempos, o YouTube vem analisando os conteúdos dos canais com monetização por meio de membros, a fim de garantir que tais canais não estejam monetizando conteúdos impróprios.

Benefícios de ter membros no YouTube

Não é apenas o membro do YouTube que desfruta de benefícios com o novo programa da plataforma, pois os criadores de conteúdo também garantem algumas vantagens aos assinantes, e não apenas pela monetização da plataforma.

O principal deles é que com as assinaturas de membros, os criadores de conteúdo conseguem vender produtos por meio da plataforma. Anteriormente, os criadores deixavam o link de vendas na descrição dos vídeos ou até mesmo na descrição de seu canal, mas, agora, os produtos são exibidos, como em uma pequena vitrine, logo abaixo dos vídeos, e os usuários podem comprar diretamente. Isso garantiu um número maior de vendas, uma vez que o acesso a compra se tornou mais simples.

Outro ponto é que os produtos são vinculados como ads, ou seja, além de receber com a compra de seus produtos ou com parcerias, o criador recebe por meio dos anúncios. Isso facilitou a monetização do YouTube por meio dos ads. Além disso, não são apenas os membros que possuem acesso a esses produtos, facilitando as compras e interações com os links.

Os benefícios para os usuários que se tornam membro YouTube, são os já citados anteriormente:

  • Ter acesso a conteúdos e grupos exclusivos, criados pelos criadores de conteúdo;
  • Selo público;
  • Emojis exclusivos disponibilizados pelos criadores de conteúdo;
  • Chat com os criadores de conteúdo.

Até então, não há desvantagens conhecidas sobre se tornar membro do YouTube ou aceitar assinaturas de membros. Cada usuário desfruta de uma maneira suas vantagens, que variam de acordo com os canais que são assinantes.

Para os criadores, a possibilidade de ter membros é benéfica, porque esse meio de monetização é mais fácil e eficaz que os ads, até então uma das formas mais eficazes de monetizar no YouTube.

Como se tornar um membro no YouTube?

Se tornar membro do YouTube é bem simples, para isso é preciso acessar o YouTube e entrar no canal que deseja. Além disso, é possível realizar a assinatura a partir de um vídeo do criador que desejar. Em seguida, o usuário irá clicar em “Ser Membro”, localizado na parte superior da tela.

Assim que clicar, uma nova tela irá se abrir e as instruções serão dadas. Siga as instruções da tela e siga avançando. Em seguida, adicione as informações de pagamento, como dados do cartão de crédito e, por fim, clique em “Comprar”. Quando todas as etapas estiverem completas e os dados do pagamento forem processados, o usuário já é membro do YouTube do canal que escolheu.

Após se tornar membro ativo, é possível realizar upgrades em sua assinatura, que irão desbloquear novas vantagens. Lembre-se que tais vantagens variam de youtuber para youtuber, uma vez que são os criadores de conteúdo responsáveis por oferecer os benefícios para o membro do YouTube. Além disso, os valores da assinatura aumentam conforme o usuário dá upgrades. Agora que você já sabe tudo sobre membro YouTube, está na hora de você se beneficiar com essa função! Mas se você quer ir além e se tornar um empreendedor digital, nós temos a solução! O Método Sirius, criado por Bruno Ávila, permite que você aprenda como criar conteúdos assertivos para a internet, como gerir suas redes sociais, publicar nas horas certas e muito mais. Além disso, esse método ajuda seus usuários a se destacarem no mercado e se tornarem referência em seu meio. Gostou? Então conheça mais sobre o Método Sirius!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago