A internet foi um dos grandes avanços das últimas décadas, e muito mais do que apenas nos conectar, ela possibilitou a exploração de um novo espaço pelos empreendedores, como ter um negócio online. Em 2020, devido à pandemia, o setor de negócio online vivenciou um período de crescimento expressivo. Então, fizemos este texto para ensinar como ter seu próprio negócio online.
Não é novidade que devido à pandemia, com as restrições sociais, passamos a comprar muito mais coisas pela internet. Isso fez com que o e-commerce fosse o destaque no ano de 2020. Assim, os negócios online foram um dos poucos setores que conseguiram se manter atuantes e inclusive aumentando os faturamentos durante o período.
Segundo um estudo conjunto da Compre&Confie e da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento dos negócios online entre janeiro e agosto do ano de 2020 chegou a marca de R$ 41,92 bilhões. Essa cifra representa um aumento de 56,8% nas receitas se comparada ao mesmo período do ano anterior.
Além das taxas de crescimento altas, o estudo trouxe outras informações interessantes sobre o panorama dos negócios online no Brasil. O levantamento também mostrou quais as categorias de negócios que mais aumentaram seus faturamentos durante o isolamento social. Segundo os dados, a categoria campeã nas vendas foi a de beleza e perfumaria, que vivenciou um aumento de 107,4% quando comparada a 2019 e faturou cerca de R$ 2 bilhões. Outras categorias que apresentaram alta nas vendas foram as de móveis, com uma taxa de crescimento de 94,4%, e a de eletroportáteis, que vendeu 85,7% a mais que no ano anterior.
O estudo também fez um recorte regional do mercado de vendas online. Assim, a região Sudeste foi a que mais se destacou, já que foi responsável por 62,2% de todo faturamento dos negócios online. Contudo, foi a região Nordeste que apresentou o maior aumento proporcional no faturamento, com uma taxa cerca de 60% a mais que em 2019.
Pelo panorama apresentado anteriormente, é possível perceber que o mercado online está bastante animado. Inclusive, os responsáveis pelo estudo citado acreditam que o modelo de consumo a distância deve crescer ainda mais. Dessa forma, empreender no ambiente virtual pode ser uma oportunidade bastante rentável.
Não existe uma receita pronta de como ter seu próprio negócio online, cada empreendedor, a depender do nicho e da experiência, traçará sua própria jornada na construção de seu empreendimento. Contudo, existem certos pontos comuns e bastante importantes durante o processo. Veja as dicas de como ter um negócio online de sucesso:
Talvez você não esteja familiarizado com esse termo, mas não se assuste, vamos explicá-lo. Mindset é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como modelo mental. Esse é um conceito da psicologia e que representa a forma como uma pessoa pensa.
Segundo a psicóloga americana e professora da Universidade de Stanford Carol S. Dweck, existem dois tipos de mindset que são apresentados e explorados em seu livro “Mindset: The New Psychology of Success” (2006): o mindset fixo e o mindset crescente.
A teoria é bastante interessante. De acordo com ela, a diferença no modo de pensar dos indivíduos acarreta diferentes interpretações da jornada ao sucesso. Diante de dificuldades, é mais provável que pessoas com o mindset crescente continuem se esforçando em caminho ao sucesso do que as com o mindset fixo.
Acho que já deu para entender a importância do cultivo de um mindset condizente com a jornada do empreendedorismo, não é? Empreender, seja online ou no ambiente físico, requer diversas habilidades socioemocionais, como paciência, resiliência, persistência, autonomia, responsabilidade, autoconhecimento e criatividade. Você deve procurar aprimorá-las em sua vida.
A definição do nicho é a base de um novo negócio online. É importante que a escolha leve em consideração um mercado pelo qual você tenha interesse em atuar, além de conhecimentos suficientes para oferecer produtos e serviços únicos.
Uma dica para se destacar da concorrência é escolher um nicho mais específico, em contraponto a um mais genérico. Ao contrário de um mercado amplo, como “bolos para festas”, você pode fazer um recorte de público mais apurado, como “bolos veganos para festas infantis”.
O planejamento é uma etapa crucial. Ter um direcionamento de que ações tomar evita perdas de tempo e dinheiro, além de otimizar as chances de sucesso no alcance dos objetivos. Portanto, é essencial definir uma série de questões antes de começar um negócio.
O seu planejamento deve incluir a organização das finanças, cálculos de investimento e retorno, criação das estratégias de marketing que serão utilizadas, definição da identidade da marca, contato de fornecedores, resolução de questões legais e burocráticas, definição da buyer persona, entre outros pontos inerentes ao funcionamento imediato da empresa.
Já dissemos que ela é uma parte importante no planejamento do seu negócio digital, mas precisamos reiterar isso. Para aqueles que não conhecem o termo, buyer persona é a esquematização do seu cliente ideal, ou seja, aquele que seu empreendimento visa alcançar.
Portanto, tê-la bem definida é fator crucial na construção da comunicação da sua marca. Sabendo a quem deseja atingir, fica muito mais fácil criar e gerir estratégias.
Cabe ressaltar que a persona não é o público-alvo, pois ela é mais específica que o segundo termo.
Esse é um ponto importante na construção de uma presença digital. Quais os canais que sua empresa utilizará para se comunicar e vender na rede? Essa questão está bastante interligada com a sua buyer persona. Afinal, a marca deve estar onde os possíveis clientes estarão.
Atualmente, a internet possibilita o uso de inúmeros canais para a comunicação entre os internautas e que podem muito bem ser utilizados pelo seu negócio. É possível a criação de um website, perfis nas redes sociais ou um canal no YouTube. A dica é estar nos canais mais atrativos para seus clientes e nicho.
Quando seu negócio já estiver bem estruturado e operante, você precisará fazer com que ele chegue para o maior número de pessoas possível. Para isso, utilizar estratégias de marketing digital é essencial. Elas farão com que sua presença na rede aumente, bem como seu alcance.
Um passo simples é compartilhar nas suas redes pessoais quando inaugurar o seu novo negócio, isso vai atrair seus seguidores e amigos. Porém, é crucial que a marca possua um perfil próprio e nele publique conteúdos originais. Isso ajudará no seu engajamento nas redes sociais.
Ademais, é possível o emprego de estratégias de impulsionamento ou de tráfego pago. Nessas situações, paga-se um valor para que as redes sociais ou os motores de busca veiculem seus anúncios nas redes. Dessa forma, alcança-se mais público e consequentemente pode-se gerar mais vendas.
O mercado online e o marketing digital estão sempre mudando e utilizando novas estratégias, assim, conhecê-las é importante para um empreendedor na rede, em especial aquele que está começando. Dessa forma, buscar conhecimentos e conteúdos novos deve ser uma das suas prioridades.
Ninguém nasce sabendo como gerir um negócio de sucesso, todos precisam aprender, seja com os próprios erros ou com o relato de outras pessoas. Para nossa sorte, diversos empreendedores online compartilham suas histórias na rede, além de oferecerem dicas de como aumentar seus resultados.
Nesse sentido, nós, da SER NOTÁVEL, também podemos te auxiliar. Somos especialistas em personal branding, treinamento e cursos especializados. Veja alguns dos nossos materiais sobre como ter um negócio online de sucesso e como ganhar dinheiro no YouTube.
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