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Como ficar famoso no TikTok?

Atualmente, o fenômeno da vez é o TikTok. Com crescimento acelerado, principalmente ao longo de 2020, até quem não utiliza o TikTok certamente já ouviu falar da rede, ou já recebeu algum vídeo de algum tiktoker. Com seu alto poder de segmentação e de viralizar conteúdos de forma muito rápida, buscar entender como ficar famoso nessa rede se tornou a meta de muitos usuários, tanto para os que usam para entretenimento, quanto para os que se interessam em como ganhar dinheiro com TikTok. Quer saber como viralizar na rede e como ficar famoso no TikTok? Então continue a leitura do artigo para entender mais sobre essa plataforma!

Como ficar famoso no TikTok?
Conheça seu público e os melhores horários para postar no tiktok | Foto: Solen Feyissa/Unsplash

O que é e como funciona o TikTok?

Você se lembra de um aplicativo chamado Musical.ly? Por volta de 2016, ele teve um grande sucesso, principalmente entre o público jovem – em menor escala, mas de forma similar ao TikTok hoje. E isso se explica pelo fato de que o TikTok que conhecemos é fruto de uma fusão de aplicativos, envolvendo o próprio Musical.ly, que aconteceu em 2018. 

Essa rede social, criada em 2014, tinha foco em dublagens musicais feitas em vídeos curtos, que atraíam majoritariamente um público mais jovem. Mas, dois anos depois do auge do seu sucesso, que ocorreu em 2016, a empresa desenvolvedora do app foi comprada pela ByteDance, dona do TikTok. Como o TikTok possuía basicamente a mesma proposta do Musical.ly, porém de maneira mais ampla, ambos se fundiram em um app só, que manteve o nome “TikTok”. De forma geral, ele é uma rede social de vídeos curtos, com um vasto acervo de músicas e áudios para dublagem, e que engaja o público com muita facilidade.

No app, os conteúdos são visualizados no feed em duas categorias: “Seguindo” e “Para Você”, a chamada “For You” em inglês. No “Seguindo”, os vídeos que aparecem são apenas aqueles produzidos pelas contas que o usuário já segue. É uma experiência mais “restrita”, principalmente se você não segue muitas contas, ou segue contas pouco ativas. 

Mas a principal forma de navegação no feed é pela For You, o local mais disputado e ditado pelo algoritmo do TikTok. Nele, o app faz uma seleção de vídeos de várias contas, tanto que você segue quanto contas novas, com base no seu engajamento com vídeos de temas ou formatos parecidos. É um espaço personalizado, direcionado para que o usuário receba vídeos condizentes aos seus interesses.

Como ficar muito famoso no TikTok?

Uma das características do TikTok que chamou – e ainda chama – a atenção de muitos, é seu potencial de tornar uma pessoa anônima em alguém muito conhecido na plataforma. E isso pode acontecer de diversas formas, e em níveis diferentes. Existem pessoas que se tornam famosas como “tiktokers”, por produzirem um conteúdo variado, muitas vezes sobre questões cômicas e de fácil identificação na rotina, ou por fazerem coreografias e danças virais, entre outros. 

Em uma esfera nacional, muitos desses criadores de conteúdo são conhecidos por uma grande parte dos usuários da plataforma, independente de qual nicho pertencem – são como influencers. Outros, passam por um processo mais segmentado, e também muito crescente hoje na plataforma: o de se tornar famoso dentro de um nicho específico. É isso que ocorre com os “booktokers”, por exemplo, como são chamadas as contas que produzem conteúdo sobre livros. Existem booktokers muito famosos, que ultrapassam um milhão de seguidores, mas que são conhecidos especificamente pelos usuários que consomem esse tipo de vídeo. Pode ser que, em outro nicho de conteúdo, um booktoker não seja visto como famoso.

E isso nos leva a uma questão muito importante (e uma dica valiosa) em relação aos meios de como ficar famoso nessa rede social, que é conhecer seu público. Se você deseja fazer conteúdos constantes no TikTok e ganhar seguidores, você precisa definir o tipo de vídeo que você fará baseado em quem você busca atingir com eles. Essa é uma dica válida até para quem se questiona sobre como ganhar dinheiro no YouTube, como crescer no Instagram ou como engajar usuários no Twitter. 

Conhecer quem será o público interessado no seu conteúdo é importante, independente da rede social. E, no TikTok, que trabalha com um algoritmo altamente segmentado, você precisa saber quais grupos são interessados em quais temas, para saber quem vai assistir ao seu vídeo e se engajar com ele. A partir daí, saber quais os melhores horários para postar no TikTok, através de estudos de comportamento do público, e apostar no uso de hashtags, por exemplo, ajudam a levar os seus vídeos para mais pessoas. Assim, você constrói sua imagem na plataforma de acordo com seu público-alvo. Se você se pergunta como ficar famoso no TikTok e viralizar seus vídeos, esse é o caminho ideal. 

É possível ganhar dinheiro com o TikTok?

Indo direto ao ponto, a resposta é: sim! É possível e vamos te ensinar como ganhar dinheiro com TikTok. Para as contas que desejam ter um retorno monetário do conteúdo produzido, é possível apostar no marketing e nas parcerias com marcas e influenciadores, por meio de patrocínios, como já fazem muitos tiktokers. De forma direta, o TikTok ainda não possui recursos de monetização de vídeos, como tem o YouTube. Assim, existe como ganhar dinheiro no YouTube diretamente pela plataforma, mas pelo TikTok, no Brasil, ainda não. Nos Estados Unidos e em países da Europa, essa já é uma possibilidade, então, por mais que ainda não existam critérios ou formas diretas de monetizar os vídeos como em outras redes, é perceptível que as formas de como ficar famoso na plataforma estão em constante ampliação. Logo, se você possui uma empresa e se questiona “como faço para ficar famosa?” ou “como faço para ficar famosa no TikTok?”, e deseja começar a construção de uma imagem digital consolidada nas redes, o TikTok é um bom aplicativo para conquistar público e ampliá-lo para outras mídias. 

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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