fbpx

Saiba como ganhar dinheiro com curso online

Você é especialista em algum assunto ou uma pessoa muito curiosa que deseja compartilhar suas descobertas com outras pessoas? Então, uma boa dica para você é aprender como ganhar dinheiro com curso online. Sim, é totalmente possível saber como ganhar dinheiro vendendo cursos online, e esse é um bom negócio para quem almeja atuar digitalmente! Por isso, continue a leitura deste texto e aprenda a ganhar dinheiro com cursos!

Saiba como ganhar dinheiro com curso online
Saiba como ganhar dinheiro com cursos online | Foto: Unsplash

Como ganhar dinheiro com curso online

Nos últimos meses, a procura por cursos online tem crescido consideravelmente. Conforme um levantamento do Google, a busca por cursos remotos de especialização aumentou cerca de 130% somente em 2020. Outro dado, apontado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicou uma maior ascensão em cursos online gratuitos. Tendo isso em vista, podemos notar que é possível aprender como ganhar dinheiro vendendo cursos online. E melhor, lucrar com isso e ainda fortalecer a presença digital do seu produto ou serviço.

Então, afinal, como ganhar dinheiro com cursos? A primeira resposta, de forma bem simples e objetiva, é: compartilhando os seus conhecimentos de forma criativa e didática. Muito fácil, né? Contudo, para obter sucesso na área, é importante ficar atento a alguns pontos. Por isso, confira a seguir as nossas dicas de como ganhar dinheiro online!

Vantagens de oferecer curso online

Há diversas vantagens nos cursos online e no modelo de Ensino a Distância (EaD). Entre elas, podemos citar:

1. Maior comodidade;

2. Flexibilidade de horários;

3. Gastos financeiros menores;

4. Economia de tempo;

5. Variedade de cursos e temas disponíveis na Internet;

6. Oferecimento de certificados;

7. Variedade de conteúdos;

8.     Formatos diferentes e em múltiplas plataformas.

5 dicas para ganhar dinheiro com cursos

1. Ofereça um conteúdo de qualidade

Oferecer cursos online ou aulas remotas não é o mesmo que lecionar na sala de aula. A linguagem digital é completamente diferente do modelo presencial e, por isso, deve ser planejada com estratégias assertivas. Então, ofereça conteúdos de boa qualidade, tanto em termos audiovisuais quanto em assuntos e temáticas. Além disso, algumas áreas têm muita concorrência. Não dá pra oferecer serviços “água com açúcar”, sem novidade e criatividade.

Por esse motivo, esteja atento às necessidades do mercado e ao que o seu público-alvo deseja. Além disso, produza materiais relevantes, fácil de acessar em diferentes dispositivos móveis, com boas referências, embasamento teórico e produções extras, como e-books, áudios e outros tipos de alternativas complementares.

2. Tenha um bom apelo visual e uma edição agradável

Você já tentou assistir a algum vídeo, mas desistiu por algum motivo que te desagradou? Talvez um áudio extremamente baixo, imagem em baixa resolução ou vídeo muito longo. Tudo isso pode ser prejudicial para ganhar dinheiro com cursos. Seu vídeo pode ser simples, mas mantenha sempre um bom apelo e uma edição agradável. Se você não levar jeito para isso, e não tiver ninguém da equipe com esse tipo de habilidade, vale a pena investir em um profissional da área para te ajudar.

3. Defina qual será o tipo de negócio do seu curso

Atualmente, existem diversos formatos de negócios para um curso na Internet. Como, por exemplo: planos de assinaturas, curso completo com acesso por um tempo determinado, vendas por módulos individuais, entre outras opções. 

Cada modelo atrai um tipo de público e um nicho específico. Não adianta fazer um curso por assinatura, com conteúdo mensal, se quem te acompanha prefere ter o curso inteiro disponível de uma vez para poder acessá-lo a hora que for mais conveniente. Então, antes de lançar a ideia, faça uma pesquisa. Verifique como os seus concorrentes atuam e qual é a melhor opção para o seu público-alvo.

4. Eleja bem a plataforma que o curso ficará disponível

A plataforma é um ponto muito importante para ganhar dinheiro com cursos (ou não!). Se ela for boa, oferecer todas as funcionalidades necessárias e ter uma boa avaliação dos usuários, as chances de sucesso aumentam. Sem contar que você terá todo o suporte que precisar. Contudo, se o contrário ocorrer, a situação pode ser desagrável. 

Imagine seus alunos com dificuldade em acessar a aula, com problemas na forma de pagamento ou sem assistência do site. Esses detalhes fazem a diferença e, apesar de não estarem diretamente ligados à qualidade do seu curso, podem atrapalhar as suas vendas. Por isso, verifique se a hospedagem da página é segura, se é personalizável e se tem um acesso fácil e uma usabilidade intuitiva.

5. Se não quiser oferecer um curso próprio, faça parte de um programa de afiliados

Você já ouviu falar em marketing de afiliados? Esse formato permite a divulgação de cursos online e aumenta o alcance do público-alvo. Basicamente, esse modelo funciona do seguinte modo: outras pessoas divulgam o seu curso e ganham uma comissão pré-estabelecida a cada venda efetivada. 

Esse recurso é bom tanto para quem oferece o curso quanto para quem trabalha na divulgação, pois ambas as partes receberão uma quantia no final. Então, por exemplo, se o seu curso for atemporal, você pode gravar apenas uma vez e investir no marketing de afiliados para vender por um período de médio a longo prazo.

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online

Ganhar dinheiro com cursos é possível e, quando se obtém sucesso, é extremamente lucrativo. Você pode dar cursos de todos os tipos, conforme o seu nicho. Pode ser curso de maquiagem, computação, corte e costura, confeitaria, curso de como ganhar dinheiro na Internet ou curso de imagem pessoal na Internet. Todos esses nichos são boas opções de como ganhar dinheiro online.

Segundo o CEO da empresa Ser Notável, Bruno Ávila, um negócio online é formado por duas partes: a visível e a invisível. “A primeira é composta por itens que visualizamos, como curtidas, visualizações e inscritos. Já a parte invisível é a estrutura de negócio, formada por processos replicáveis que garantem a venda diária de produtos e, consequentemente, trazem energia para o trabalho”, afirma. Agora que você já tem diversas dicas e sugestões de como ganhar dinheiro com curso online, que tal colocar os planos em ação? Como você pode ver, são infinitas possibilidades e oportunidades. Basta tirar a ideia do papel, colocar a mão na massa e começar a compartilhar o seu conhecimento com as outras pessoas!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *